Home

Atualizações
Colunas
Críticas

Projetos

Adote Uma Ideia
Leitor Criativo
Quiz Criativo
Songfics

Informativo

Destaques
Vagas abertas
Torne-se VIP

VOCÊ SABIA? As atualizações são anunciadas diariamente pelo nosso twitter. Siga o perfil para saber quais histórias foram atualizadas!

⥃ CONFIRA ATUALIZAÇÕES PASSADAS

Histórias Vip
  1. Be, por por Ray Dias
    | K-Pop, BTS, Andamento
  2. Sight, My Sight, por M-Hobi
    | K-Pop, Seventeen, Restrita, Andamento
  3. ENTRE LOBOS E HOMENS, por Ray Dias
    | Livros, Crepúsculo, Andamento
  4. Negócios Escusos, por Fe Camilo
    | Original, Restrita, Andamento
  5. Hearts on Lease, por Betiza
    | K-pop, GOT7, Andamento

Ela {Original, Finalizada}
|| sábado 6 de junho de 2020 às 18:30 - Comentários
|| Arquivado em: Críticas

Ela, por Ray Alves {Original, Finalizada}

Nota: [usr 4,2]

RAZÕES PARA LER: Pode não parecer, mas quando se lê muitas fanfics, é possível começar a avaliar a qualidade da escrita da autora, pela sinopse. É claro que não devemos julgar um conteúdo inteiro com apenas o texto que mostra uma prévia do que iremos ler na história, mas é inevitável não se ver satisfeito ao se deparar com um texto ao mesmo tempo simples e interessante. Combinado com o título da história, a que podemos chamar de folha de capa está com sua publicidade positiva completa. Um bom título, com uma sinopse interessante.
A escrita da autora segue o ritmo de qualidade dos pontos mencionados. O ponto máximo foi o detalhe em como a narrativa ocorre de acordo com o cenário em que o enredo se passa; estamos no Brasil e os personagens agem de acordo com o que lemos em livros nacionais.
A escolha, inclusive, deste cenário, é outro ponto positivo da história. Ainda que não justifique uma nota maior – obviamente, não julgo a escolha dos autores sobre onde a história deve se passar –, acho bonito de se ver quando um autor valoriza o próprio conhecimento e explora o próprio país.
Além disso, os problemas sociais que muitas mulheres (e homens) enfrentam no nosso país foram ricamente retratados: o relacionamento abusivo, a diferença social, o assédio, a luta dos mais humildes em conquistar o seu lugar no mundo, entre outros mais, são apenas alguns pontos tratados que foram encaixados de forma sutil na construção da nossa heroína.
Heroína essa que pode muito bem representar a mulher brasileira. Dona de si, com seus defeitos e inseguranças (principalmente de acordo com a idade dela), mas com sonhos e garra para correr atrás e conquistá-los.
A autora usa como inspiração da história, a música do ProJota, Ela só quer paz, que traz a figura de uma mulher que merece o respeito do homem. Achei interessantíssima a maneira como ela interpreta a música e a transforma na história. Um bom exemplo de songfic.

O QUE PODE MELHORAR: Revisar mais uma vez antes de enviar para o site pode ajudar a eliminar alguns erros, como pontuação ou palavras escritas de forma errada. Em alguns momentos, os erros acabaram atrapalhando a fluidez da leitura.
A relação entre os personagens principais começou de maneira ótima. Turbulenta, mas muito divertida. No entanto, senti falta de uma descrição maior da parte da personagem – já que a história é narrada na primeira pessoa – sobre a relação entre os dois. Talvez a autora espere que o autor suponha, devido aos acontecimentos no início da história, que é normal os dois terem uma relação mais “amigos” ao invés de “chefe-funcionária”, no entanto, não é legal jogar isso à sorte. É possível sentir que há uma lacuna que deveria ter sido preenchida com mais descrição. “Por que os dois são tão amigáveis, quando são simplesmente chefe e funcionária? Não deveria haver uma linha entre eles?” Pode haver uma confusão, mas não se a autora descrever, justificando o comportamento entre os dois.

DICA: Ray, sua história possui inúmeras riquezas, que acredito ter conseguido expressá-las nos pontos positivos. Você tem uma escrita de qualidade e uma criatividade incrível! Uma dose extra de atenção na revisão antes de enviá-la para sua beta e tenho certeza que chega à excelência!
Espero que continue escrevendo e preenchendo o Espaço Criativo com mais enredos gostosos de se ler. Será um prazer ler todos!

SUGESTÃO DE COLUNA:

– Crítica por: Nikki

O site possui a permissão do autor em elaborar postar todas as críticas divulgadas em nosso domínio. Leia outras críticas aqui.




0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
0
Would love your thoughts, please comment.x