Home

Atualizações
Colunas
Críticas

Projetos

Adote Uma Ideia
Leitor Criativo
Quiz Criativo
Songfics

Informativo

Destaques
Vagas abertas
Torne-se VIP

VOCÊ SABIA? As atualizações são anunciadas diariamente pelo nosso twitter. Siga o perfil para saber quais histórias foram atualizadas!

⥃ CONFIRA ATUALIZAÇÕES PASSADAS

Histórias Vip
  1. Be, por por Ray Dias
    | K-Pop, BTS, Andamento
  2. Sight, My Sight, por M-Hobi
    | K-Pop, Seventeen, Restrita, Andamento
  3. ENTRE LOBOS E HOMENS, por Ray Dias
    | Livros, Crepúsculo, Andamento
  4. Negócios Escusos, por Fe Camilo
    | Original, Restrita, Andamento
  5. Hearts on Lease, por Betiza
    | K-pop, GOT7, Andamento

É errando que se aprende
|| segunda-feira 10 de julho de 2023 às 14:00 - 1 comentário
|| Arquivado em: Colunas, Postagens

– Por Fe Camilo.

Olá, meus amores!

Hoje estou aqui para dar uma recomendação muito importante, mas pretendo fazê-lo de forma um tanto diferente. Para começar, leiam o trecho abaixo com atenção:  

Elas estavam acostumadas a ser relegadas da mesma maneira como suas mães haviam sido antes delas. Ainda assim elas acreditavam na possibilidade de encontrar seu verdadeiro amor e por isso estavam tentando a todo custo encontrar seu princípe  encantado.
-Você acha que ele é o certo pra mim?
-Amiga, eu tenho certeza! – Respondeu a outra imediatamente.  

Agora reflitam e respondam: quantos erros conseguiram encontrar? 

Se a resposta foi pelo menos oito, então devo parabenizá-la e dizer que talvez essa coluna não seja para você. Porém, se foi abaixo desse número, cola comigo para entender a importância das revisões gramaticais!

Decidi reunir três argumentos principais para elucidar a necessidade de revisar nossas histórias e textos e – sempre que possível – buscar uma segunda opinião. Confira abaixo: 

 

Motivo 1 – Impossível saber tudo

Como professora, eu reconheço que não tenho todo o conhecimento do mundo e  sou passível de erro como qualquer outra pessoa. E é justamente essa percepção que me permite estar aberta a aprender e estar atenta para analisar e reconhecer no que posso melhorar.

Reler aquilo que escrevemos nos permite ver o texto de forma mais objetiva e crítica, o que abre espaço para questionamentos, pesquisas e – consequentemente – correções. Além disso, é interessante darmos a oportunidade para que outros nos ajudem nesse processo, seja uma beta, uma criticista ou até mesmo aquela amiga que ama ler nossas histórias!

 

Motivo 2 – A pressa é inimiga da perfeição

É muito comum corrermos contra o tempo para enviar uma atualização, seja por conta de prazos pré-definidos ou mesmo por autocobrança para entregar um capítulo novo para as leitoras o mais rápido possível. No entanto, no meio dessa pressa toda podemos acabar deixando passar alguns deslizes simples e fáceis de serem corrigidos. Se dê sempre um tempo extra para analisar o que foi escrito e fazer os ajustes necessários e – caso você seja do tipo que procrastina até o último minuto como eu – não tenha medo de voltar atrás depois de publicado e  fazer quantas edições precisar!

 

Motivo 3 – A prática leva à perfeição

Sei que essa é uma das frases mais clichês da vida, mas ela não é tão popular à toa. Todas as vezes que releio histórias/capítulos antigos, consigo pensar em diversas outras formas de abordar o mesmo tema ou reescrever um parágrafo em específico para deixá-lo ainda melhor. O tempo, as experiências e as referências nos ensinam muito; todo esse aprendizado acumulado acaba trazendo uma versão melhor de você a cada dia que passa, e todo esse conhecimento não pode e nem deve ser desperdiçado!

 

Depois de tudo que leram, tenho certeza que a partir de agora vão sempre revisar suas histórias com todo carinho e estar aberta às correções de outras pessoas para que sua escrita melhore cada vez mais, não é mesmo? E não se esqueça que errar é humano, mas insistir no erro é… [complete com sua criatividade].

Até a próxima!

AJUDE-NOS A MELHORAR! AVALIE ESTA COLUNA:




0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
1 Comentário
Oldest
Newest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Sibelle
Sibelle
5 meses atrás

Realmente é errando que se aprende, muitos tem vergonha de errar. mais é assim que se aprende. visite aqui

1
0
Would love your thoughts, please comment.x