Home

Atualizações
Colunas
Críticas

Projetos

Adote Uma Ideia
Leitor Criativo
Quiz Criativo
Songfics

Informativo

Destaques
Vagas abertas
Torne-se VIP

VOCÊ SABIA? As atualizações são anunciadas diariamente pelo nosso twitter. Siga o perfil para saber quais histórias foram atualizadas!

⥃ CONFIRA ATUALIZAÇÕES PASSADAS

Histórias Vip
  1. Em Busca de Mim, por Natashia Kitamura
    | Original, Restrita, Andamento
  2. Me Apaixonei Pela Babá, por Natashia Kitamura
    | Original, Finalizada
  3. Enemies But We've Got Benefits, por M-Hobi
    | K-Pop, Seventeen, Restrita, Finalizada
  4. 7 Heavens, por Betiza
    | K-pop, BTS, Restrita, Andamento
  5. Semiapagados, por Ray Dias
    | Cantores, Luan Santana, Andamento

Perfeito Pra Você {Outros, Finalizada}
|| sábado 9 de outubro de 2021 às 17:00 - Comentários
|| Arquivado em: Críticas, Postagens

Perfeito Pra Você, por Nathara Sant’anna {Outros, Finalizada}

Nota: [usr 4,5]
ESTA CRÍTICA POSSUI SPOILER! Atente-se à marcação demarcando o conteúdo explícito.

RAZÕES PARA LER: A autora possui uma escrita leve e dinâmica, que não cansa e que não perde tempo com muita descrição, no sentido cenográfico.
Esses pontos são muito importantes para uma história como essa, que possui vários pontos abertos em um único enredo. Isso quer dizer que a história não fala somente sobre uma garota em busca de realizar um sonho, mas também sobre isso. Veja só sobre o que fala:

  • Sobre uma garota que busca sair da gaiola de ouro construída por sua família rica e cheia de poderes;
  • Sobre uma garota que vive na alta sociedade e, de repente, precisa viver abaixo dela, tendo de sofrer um tipo diferente de preconceito, a de uma pessoa rica querendo se encaixar em uma sociedade mais humilde;
  • Sobre uma garota que precisa enfrentar os fantasmas de seu passado para seguir em frente;
  • Sobre uma garota que conhece o cara certo, no momento errado, e precisa lidar com a dúvida de ceder para a atração ou ser forte e manter o foco em seus objetivos;

Amélia é essa garota. Como podem ver, possui diversos problemas para lidar. Amizades, família, amor e profissão. É difícil encontrar uma história que aborda absolutamente todos esses aspectos. Além disso, há aquele probleminha que quase todo mundo enfrenta, o eu interior. E a autora soube conduzir bem todos os problemas, mostrando-os em uma linha do tempo que começou de sua família, e foi partindo um por um até toda problematização ter sido mostrada.
E aí, para resolver, foi um desafio atrás do outro.
Um ponto muito legal da história, foi a humanização da personagem principal. Apesar de aparentar uma vida perfeita, a autora soube criar, na personagem, uma personalidade cheia de defeitos que podemos enxergar em nós mesmos. Isso auxiliou na compreensão das escolhas da personagem – que, inclusive, me fazia querer gritar para a PP “você é uma personagem de fanfic, se joga que está tudo bem!” rs.
Os personagens secundários foram bem construídos e peças tão importantes quanto a principal. Como a maioria dos problemas dela vinham na relação e convivência com outras pessoas, estas se destacavam mais do que simples personagens que entram e saem sem fazer história no enredo. É deles que vem as emoções mais fortes: adoração, amor e muita, muita raiva.
Por fim, devo dizer que o final da história é surpreendente. Enquanto lia, me perguntei diversas vezes sobre a relação do título Perfeito Pra Você com o enredo. Admito que, muitas dessas vezes, respondia coisas diferentes, identificando associações diversas entre a história e seu título. Mas nenhuma delas chegou perto do que houve no final. Gostei bastante do que rolou!

O QUE PODE MELHORAR: O cenário foi um ponto que, na minha opinião, deixou a desejar. Além das residências, não houve uma descrição importante sobre o país escolhido, Inglaterra. Como a personagem vivia fora de casa e mencionava alguns lugares, traria mais riqueza para a história, se houvesse uma pesquisa sobre, por exemplo, o turismo local.
Outra questão que poderia ter sido melhor elaborada, foi na escolha das informações a ser interativas. Houve, nas perguntas, 2 personagens que não precisariam ser interativos. A melhor amiga e seu namorado.
[SPOILER DO FINAL ABAIXO]

[blur toggle=click]A relação entre a personagem principal e sua melhor amiga é complicada. Colocar o nome de uma amiga real faz com que o leitor queira um final feliz para essa relação. Dessa maneira, a solução seria ou a autora mencionar na pergunta que a amiga seria, por exemplo, uma “amiga difícil”, ou talvez optar por deixar essa personagem fixa; por outro lado, o namorado da amiga mal aparece na história e não foi, em nada, importante para o desenvolvimento dela, logo, era uma pergunta a mais respondida a cada atualização.
O final da história, mesmo que surpreendente e cheio de coisas positivas como mencionei no tópico anterior, apareceu de modo apressado. O cuidado que a autora teve de descrever toda a insegurança e os obstáculos que a personagem tinha em sua vida, não foi o mesmo com o desenvolvimento final. A história, pelo que me pareceu, faltou com uma parte importante, que foi a luta e a conquista final, pois antes de mostrar o epílogo, a personagem ainda estava em uma fase de provação e conquista. Dali, não houve a aceitação externa.
Elas conseguiram surpreender a empresa? Como foi a estreia? O que aconteceu com Annie, uma personagem que foi um obstáculo grande para o grupo? A irmã mais velha realmente virou agente dela? O que aconteceu com o restante da família? A relação entre eles mudou? Quando há um espaço de tempo grande entre o fim e o epílogo, é importante dar um ponto final para todos os personagens que foram essenciais para o enredo da PP, não somente dela. Mais do que ela, no caso de Perfeito Pra Você, foram eles que ofereceram o entretenimento da história; que nos trouxeram a raiva, o amor, o choque e a satisfação de verem sendo colocados em seus lugares.
Além disso, como houve investimento na relação da PP com o favorito, esperava-se um pouco mais de desenvolvimento sobre a relação descrita no final – por que ela cedeu? Como foi? Por que terminaram? Como ela reconheceu o outro personagem como perfeito para ela?
Outra solução para esse espaço seria descrever o resultado do epílogo, na introdução. Começar a história pelo fim muitas vezes facilita na hora de desenvolver o final.[/blur]

DICA: Oi Nathara! Que história legal! Gostei bastante da sua escrita e principalmente dos personagens secundários, eles foram muito especiais para a história. É legal quando há essa importância por detrás da personagem principal, você conseguiu, com muito sucesso, tornar a história mais dinâmica.
Espero que você aproveite os pontos que deixei em aberto sobre o desenvolvimento final da história. Uma dica é anotar todos os personagens importantes, mesmo não sendo principal, e dar-lhes o devido final. Vi nos comentários da história, que os leitores se importavam com personagens secundários, como as irmãs. Muitas vezes, os próprios leitores definem a importância dos personagens, e quando não há final definido para eles, isso pode pesar negativamente para a história, que foi muito incrível.

SUGESTÃO DE COLUNA:

– Crítica por: Nikki

O site possui a permissão do autor em elaborar postar todas as críticas divulgadas em nosso domínio. Leia outras críticas aqui.




0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
0
Would love your thoughts, please comment.x