Home

Atualizações
Colunas
Críticas

Projetos

Adote Uma Ideia
Leitor Criativo
Quiz Criativo
Songfics

Informativo

Destaques
Vagas abertas
Torne-se VIP

VOCÊ SABIA? As atualizações são anunciadas diariamente pelo nosso twitter. Siga o perfil para saber quais histórias foram atualizadas!

⥃ CONFIRA ATUALIZAÇÕES PASSADAS

Histórias Vip
  1. Em Busca de Mim, por Natashia Kitamura
    | Original, Restrita, Andamento
  2. Me Apaixonei Pela Babá, por Natashia Kitamura
    | Original, Finalizada
  3. Enemies But We've Got Benefits, por M-Hobi
    | K-Pop, Seventeen, Restrita, Finalizada
  4. 7 Heavens, por Betiza
    | K-pop, BTS, Restrita, Andamento
  5. Semiapagados, por Ray Dias
    | Cantores, Luan Santana, Andamento

A Influência da Frequência das Atualizações
|| terça-feira 7 de agosto de 2018 às 19:07 - Comentários
|| Arquivado em: Colunas

Apesar de não ser o maior exemplo de frequência de atualização, há algumas coisas que aprendi com os erros e acertos. A importância de um prazo de postagem é, com certeza, uma dessas lições que todo autor que publica suas histórias online deve aprender e usar a seu favor.

Atrair leitores é complicado. Além de requerer tempo para divulgação, há uma grande possibilidade do leitor não gostar ou não acompanhar por N motivos. A falta de frequência de postagens podem ser um fator crucial para manter seu leitor entretido.

Veja bem, também sou escritora; sei quão complicado e organizar nossa vida para escrever, revisar e postar. Não ignoro os desafios que os escritores passam para desenvolver uma história. No entanto, um prazo estabelecido entre o escritor e os leitores, além de melhorar nossa produtividade, cria um laço de confiança entre os dois.

A demora para a atualização pode desestimular o leitor e até fazer ele esquecer-se de sua história. Perdi as contas de quantas eu li, gostei, comentei, mas hoje não lembro o nome por não ter mais aparecido no post de atualização. Ou, provavelmente, apareceu, mas a memória fugiu da minha mente. Essa falta de contato acabou fazendo com que eu deixasse a história de lado, por mais que eu a adorasse. Por outro lado, durante um tempo acompanhei um original que a autora atualizava toda terça-feira. Sempre ficava ansiosa para o dia e o cumprimento desse prazo me fez confiar e admirar muito mais o trabalho da escritora.

Como, então, consegui fazê-lo quando temos tantos imprevistos?

Bem, a resposta é óbvia, mas a gente sempre tenta contorná-la: precisamos adiantar vários capítulos. Às vezes, dependendo do ritmo do escritor, a melhor ideia é escrever tudo de uma vez. Sei que é complicado, mas é a alternativa mais viável, além de lhe dar mais tempo para revisar com calma sua obra. É difícil segurar a ansiedade, mas manter um bom números de capítulos na manga lhe dará mais segurança para criar um prazo.

Qual é, então, a frequência ideal para a atualização?

Eu não posso responder isso, pois varia de cada autor, história e também da beta-reader. No meu caso, estou publicando um romance policial que tem poucas páginas, em média 4 ou 3, por isso publico semanalmente. O compromisso de publicar toda semana leva meus leitores a esperarem ansiosamente pela atualização e que eu escreva com mais rapidez para manter tudo em dia. Nisso, minha história sairá antes do que eu espero. Já histórias maiores, que requer muito mais tempo e dedicação, podem ser postados a cada duas semanas. Contudo, como eu disse antes, isso depende do que ficar mais confortável para você.

Hm, mas nada é tão fácil assim, não é? E se nesse meio tivermos um imprevisto, um bloqueio criativo? Avisar aos leitores por meio das redes sociais, ou mesmo no espaço específico para as notas do autor, é a melhor opção. Tenho certeza que eles irão entender.

Tem alguma opinião sobre a frequência de postagens? Tem algo a acrescentar na coluna? Pode comentar! Sua opinião é muito bem vinda.

Até mais!

Coluna por Maraíza Santos





0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
0
Would love your thoughts, please comment.x