Home

Atualizações
Colunas
Críticas

Projetos

Adote Uma Ideia
Leitor Criativo
Quiz Criativo
Songfics

Informativo

Destaques
Vagas abertas
Torne-se VIP

VOCÊ SABIA? As atualizações são anunciadas diariamente pelo nosso twitter. Siga o perfil para saber quais histórias foram atualizadas!

⥃ CONFIRA ATUALIZAÇÕES PASSADAS

Histórias Vip
  1. Em Busca de Mim, por Natashia Kitamura
    | Original, Restrita, Andamento
  2. Me Apaixonei Pela Babá, por Natashia Kitamura
    | Original, Finalizada
  3. Enemies But We've Got Benefits, por M-Hobi
    | K-Pop, Seventeen, Restrita, Finalizada
  4. 7 Heavens, por Betiza
    | K-pop, BTS, Restrita, Andamento
  5. Semiapagados, por Ray Dias
    | Cantores, Luan Santana, Andamento

Inevitável
|| terça-feira 26 de dezembro de 2023 às 16:26 - Comentários
|| Arquivado em: Críticas, Postagens

Inevitável, por Betiza {K-Pop, BTS, Restrita, Andamento}


Resumo

13 pessoas cujas vidas são interligadas em um romance que mostra que, não importa o quanto o mundo gire e os obstáculos surjam, se apaixonar é inevitável.

CLIQUE AQUI E LEIA ✨INEVITÁVEL✨!


Avaliação

– Por Nikki.

RAZÕES PARA LER: A história, desde o primeiro capítulo, já nos dá um gostinho da magnitude que será. Em Inevitável acompanhamos a trajetória dos integrantes do BTS e 6 garotas, o que, por si só, já é gigante.

Achei interessante como a autora escolheu dividir os capítulos de apresentações dos meninos e das meninas, para que o leitor pudesse integrar na história sem uma enrolação que poderia fazer correr o risco de se confundir, afinal, 6-7 histórias ocorrendo de forma paralela pode causar confusão.

Um ponto muito positivo na história é de alguns assuntos pouco abordados em fanfics serem explorados, como o stalker e a competitividade no campo de trabalho. A maneira como os temas estão sendo abordados traz leveza e mostra, ao mesmo tempo, a seriedade que é viver sob certa pressão ou medo.

Os personagens são jovens em seus 20 e poucos anos. Gostei bastante da forma como a autora os criou, cada um com suas personalidades e agindo conforme a faixa etária. Não há prodígios, não há imaturidade. Apesar de se tratar de uma fanfic do BTS e a autora ser esperta em manter os meninos fixos, facilitando a criação da personalidade de cada um, ainda existem outras 6 personagens femininas diferentes umas das outras. Há que se louvar um autor que consegue escrever tudo isso de personagem, e manter a característica de cada um.

Além disso, de modo muito sutil as histórias dos personagens vão se interligando e, de repente, é possível ver a maioria do elenco junto em uma mesma cena.

Por fim, mesmo que você não curta fanfics em andamento, ouso dizer que pode apostar em Inevitável, pois a autora atualiza com uma frequência boa! 

CLIQUE AQUI E LEIA ✨INEVITÁVEL✨!

O QUE PODE SER MELHORADO: Por haver 13 personagens interativos na história e ela possuir +70 capítulos divididos em 6 partes (até hoje), é uma boa ideia a autora colocar respostas na caixa de perguntas como sugestão para os leitores não precisarem ter de escrever todas as respostas toda hora. Há o risco de se perder em uma pergunta ou outra e a mudança de uma resposta causar confusão na leitura.

Gramaticalmente falando, houve poucos que podem ser resolvidos com uma revisão de alguém que nunca leu a fanfic. O uso da vírgula foi uma delas.

Porém, o uso da meia-risca/travessão em determinadas palavras ou, por exemplo, no nome de um dos personagens (J-Hope), cuja grafia foi utilizada a mesma do travessão (J–Hope) foi vista com frequência.

O uso do porquê também foi uma constante e precisa de uma revisão com mais atenção.

A sinopse é confusa. Talvez viesse a tentativa de tratar o assunto de forma poética, mas não houve semelhança com o enredo. O começo “Essa é uma história daquele tempo…” foi uma jogada muito boa, de potencial, que nos dá a impressão de que vai ser um grande de enredo com um começo lá atrás e um desenvolvimento enorme até o final, no entanto, a fanfic não começa contando sobre o passado, o que já quebra a linha do tempo criada de forma criativa na sinopse. O resto dela não teve coerência e nem coesão. Não foi abordado sobre o que a história, de fato, fala. O acréscimo da frase em espanhol não veio de nenhum lugar específico – por que espanhol? É um trecho de algum livro/filme/música/etc? (Se sim, é necessário que venha em itálico). Tem a ver a língua espanhola com a fanfic? A coesão é o mecanismo que faz a ligação entre palavras e frases, interligando as partes de um texto; neste caso, não senti a coesão entre a parte em português e a em espanhol.

CLIQUE AQUI E LEIA ✨INEVITÁVEL✨!

ASPECTO NEUTRO: É uma longa leitura.

Como havia dito, são mais de 70 capítulos até dezembro de 2023. Pedi para colocar um aspecto neutro nesta crítica porque não cabe a mim decidir se esta quantidade de capítulos é algo positivo ou negativo, afinal, há aqueles que gostam e outros que desgostam de uma leitura mais demorada.
Contudo, esse é um assunto que acho importante ser mencionado. Eu nunca havia visto antes uma fanfic com tantos capítulos – ou talvez eu nunca tenha pegado uma para criticar? Rs.

Eu demorei 2 meses para finalizar a leitura (por sorte, a autora atualiza com frequência, o que auxiliou na demora do envio da crítica, porque sempre havia alguns capítulos novos para ler, rs).

Minha sugestão é que, devido à profundidade construída de cada casal e da autora estar tomando o próprio tempo para desenvolver cada um com calma, talvez seria uma outra alternativa abordar um enredo de cada vez e dar a chance de cada núcleo (casal) ter sua própria história, já que alguns não chegam a se cruzar com o outro imediatamente. É o que acontece, por exemplo, em casos de livros de fantasia ou romances de época, em que histórias de livros diferentes abordam personagens diferentes, mas, às vezes, em tempo simultâneo a de outros da mesma série. Isso faz com que o leitor tenha o prazer de ter uma leitura finalizada e se anima a começar outra, além de ficar mais fácil de se apegar a todos os personagens, ao invés de ter que dividir a atenção com todos, rs.

MENSAGEM: Oi Betiza! A primeira coisa que pensei quando cheguei nesta parte foi: “O que falar para uma autora que teve a mente criativa de criar um enredo deste tamanho?”. A resposta que veio foi: “Uau!”

Que aventura e tanto ler Inevitável! Não digo somente pelo tamanho, mas a profundidade que ela aborda. Como aqui é meu espaço para me comunicar com você, quero dividir a opinião (que ninguém perguntou, rs) que meus núcleos favoritos foram até agora estão sendo o do Jungkook e do Suga. Nossa, como fico esperando pelas atualizações desses dois!

Parabéns pela ousadia e também por não se perder nas próprias ideias. Já li uma única vez uma fanfic enorme assim, e me parecia um ciclo vicioso em que casais se unem e se separam, e possuem drama um atrás do outro… foi uma leitura difícil e sofrida. Entrei receosa para ler Inevitável, mas gostei do que encontrei. Gostei muito da diversidade! Tirou o trauma da leitura anterior, rs!

Espero que tenha conseguido apontar de forma correta as inconstâncias que observei na fanfic, e que elas tenham sido de valia para você. Essa foi, sem dúvida, a maior avaliação que já fiz aqui no site! Acho que combina com sua fanfic 😂. 

SUGESTÃO DE COLUNA:

Ajude-nos a melhorar! Avalie esta crítica abaixo:

O site possui a permissão do autor em elaborar postar todas as críticas divulgadas em nosso domínio. Leia outras críticas aqui.




0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
0
Would love your thoughts, please comment.x