Home

Atualizações
Colunas
Críticas

Projetos

Adote Uma Ideia
Leitor Criativo
Quiz Criativo
Songfics

Informativo

Destaques
Vagas abertas
Torne-se VIP

VOCÊ SABIA? As atualizações são anunciadas diariamente pelo nosso twitter. Siga o perfil para saber quais histórias foram atualizadas!

⥃ CONFIRA ATUALIZAÇÕES PASSADAS

Histórias Vip
  1. Em Busca de Mim, por Natashia Kitamura
    | Original, Restrita, Andamento
  2. Me Apaixonei Pela Babá, por Natashia Kitamura
    | Original, Finalizada
  3. Enemies But We've Got Benefits, por M-Hobi
    | K-Pop, Seventeen, Restrita, Finalizada
  4. 7 Heavens, por Betiza
    | K-pop, BTS, Restrita, Andamento
  5. Semiapagados, por Ray Dias
    | Cantores, Luan Santana, Andamento

Blue and Gray
|| terça-feira 21 de maio de 2024 às 16:29 - Comentários
|| Arquivado em: Blog, Críticas, Postagens

Blue And Gray, por Ray Dias {K-Pop, BTS, Finalizada}


Resumo

Em uma plataforma de trem com destino a Seul, duas pessoas com determinação e um sonho se conhecem e passam a se ter em alta estima. O tempo mostra que a escolha deles foi certa, até que o destino surge, repleta de ironia, afastando-os para testar se o que cada um sente pelo outro é, de fato, amor.

CLIQUE AQUI E LEIA ✨BLUE AND GRAY✨!


Avaliação

– Por Aeri.

RAZÕES PARA LER: A construção da sinopse foi como ler poesia, mas com muito sentido. A autora optou por utilizar um trecho da história que pode, ou não, ter sido propositalmente escrita para se tornar a campanha-chave de atração de leitores para entrar na fanfic e realizar a leitura. O que mais gostei dessa sinopse foi o fato de possuir introdução, meio e fim em uma só estrofe. Quando um autor consegue sintetizar uma história inteira de forma tão organizada e clara, é de se louvar. Este é um ótimo exemplo de que um trecho de dentro da fanfic pode, sim, ser utilizado com sucesso.

O trecho conta que o casal principal sai da cidade natal – Daegu – com destino a Seul para realizarem seus sonhos. Lá, eles conquistam exatamente o que buscam e, quando ela anuncia que está deixando o país após a formatura para ir aprofundar seus conhecimentos em outro lugar, nos deparamos com uma declaração tímida e adorável àquele que, até então, devido ao fato de ser um idol, parece inalcançável. Mas não é o que acontece. O que acontece é que ela é retribuída e assim inicia-se o anseio de ver esses dois indivíduos se amando apropriadamente.

Sem expor o fim, devo ressaltar que a escolha do título – Blue and Gray – simboliza exatamente o motivo pela qual os dois se reúnem mais tarde. Tal explicação veio como uma poesia gostosa, cheia de tudo o que precisamos receber em um romance: borboletas no estômago, coração aquecido e a vontade de também viver uma história de amor como a deles. E a partir dessa explicação que a história parece rodar em torno dali até o fim.

Se na música possuímos a ponte, na história temos o grande clímax. E este vem com o que parece até um epílogo após o retorno da heroína ao país de origem.

O vínculo da música de mesmo título da fanfic, Blue and Gray, foi um adicional muito positivo para quem gosta de uma trilha sonora. A música tem bastante influência no rumo da história e sua melodia se encaixa com o humor que a fanfic transmite.

Por fim, devo apontar que, diferente da fanfic anterior que li e avaliei, essa possuiu uma quantidade enorme menor de erros de pontuação do que a outra, o que significa que a autora pode ter estudado melhor a língua portuguesa ou pedido auxílio para uma nova pessoa fazer a leitura e eliminar possíveis erros cometidos. A leitura foi muito prazerosa.

CLIQUE AQUI E LEIA ✨BLUE AND GRAY✨!

O QUE PODE SER MELHORADO:

  • É preciso uma revisão gramatical mais aprofundada percebendo o uso melhores de determinados termos. Por exemplo: na frase encontrada na sinopse “Estava indo dormir quando a mulher o ligou e agora ele certamente perderia o sono, já que a sanidade havia ido pela janela ao ouvi-la o dizer se poderiam se ver.” – o artigo “o” aparece erroneamente; além disso, o verbo “perguntar” ao invés de “dizer” se encaixa melhor e torna a leitura mais fluida e menos confusa.
  • O uso do porque/por que/por quais se faz necessário melhor atenção. Continuando a análise da sinopse. Logo em seguida à frase do exemplo utilizado acima, veio: “Ficou pensando por que razões foi tão desleixado de não provocar um encontro com ela na Europa […]” – o correto é “por quais razões”.
  • Devo apontar que o uso da pontuação dupla (!?) possui ordem de aparição a depender do efeito esperado na frase. Nas vezes que apareceu, a intenção de seu uso era puramente interrogativa, acrescentando um tom extra de surpresa ao adicionar a exclamação, portanto, a ordem correta da escrita é primeiro a interrogação e em seguida a exclamação (?!). O oposto pode ser utilizado em frases majoritariamente exclamativas, indicando, por exemplo, um estranhamento; no entanto, seu uso é menos comum.
  •  

DICA: Olá Ray! Coincidentemente – ou não, pode ser que eu tenha sido propositalmente atraída pela sua poesia quando li a sinopse de sua fanfic e a escolhi para lê-la – acabei me deparando com uma outra fanfic sua.
Paixão foi o que senti pela sua obra. Quanta poesia! Aproveitei muito do início ao fim.
Há alguns pontos que poderão ser melhorados com a prática da escrita e o estudo do assunto, então só posso desejar por novas histórias, para que assim possa acompanhá-la em sua evolução criativa e escrita. Muito sucesso!

SUGESTÃO DE COLUNAS:

Ajude-nos a melhorar! Avalie esta crítica abaixo:

O site possui a permissão do autor em elaborar postar todas as críticas divulgadas em nosso domínio. Leia outras críticas aqui.




0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
0
Would love your thoughts, please comment.x