Home

Atualizações
Colunas
Críticas

Projetos

Adote Uma Ideia
Leitor Criativo
Quiz Criativo
Songfics

Informativo

Destaques
Vagas abertas
Torne-se VIP

VOCÊ SABIA? As atualizações são anunciadas diariamente pelo nosso twitter. Siga o perfil para saber quais histórias foram atualizadas!

⥃ CONFIRA ATUALIZAÇÕES PASSADAS

Histórias Vip
  1. Garota S, por Natashia Kitamura
    | Outros, Restritas, Finalizada
  2. Beyond Resemblance, por Betiza
    | Original, Restrita, Andamento
  3. Black & Diggory, por Reh
    | Livros, Harry Potter, Andamento
  4. The Most Beautiful Thing, por Liv
    | K-pop, Seventeen, Andamento
  5. Pulsação, por Betiza
    | Original, Andamento

assunto delicado
|| terça-feira 23 de abril de 2024 às 14:00 - Comentários
|| Arquivado em: Críticas, Postagens

assunto delicado, por yasmin albuquerque {Outros, Finalizada}


Resumo

Ela não tinha importância na vida dele. Na verdade, havia um outro alguém antes, uma pessoa bem mais interessante que ela, o que tornou seu vício naquela garota algo inexplicável, como saltar de um precipício apenas pela adrenalina. E então, naquele dia 29 de dezembro, ela lhe mostrou que, com ou sem assunto delicado, sua valia era inestimável se comparada a qualquer outra pessoa.

CLIQUE AQUI E LEIA ✨ASSUNTO DELICADO✨!


Avaliação

– Por Aeri.

RAZÕES PARA LER: Uma das maneiras que mais me intriga em uma sinopse, é quando ela é feita de uma maneira que fala sobre algo por cima, você compreende, mas não consegue simplesmente passar para a próxima sinopse da lista, porque agora sua atenção está inteira em como aquilo que está dito aconteceu.
Foi exatamente o que aconteceu quando meus olhos leram a maravilha da sinopse de assunto delicado. Há uma trama. Há uma data. Há uma promessa e uma expectativa de que algo aconteceu ali, e que esse algo foi bom e gerou todo um drama. O que, diacho, aconteceu? Leia a história, diria a autora.
O que posso dizer mais? Perfeição a um nível inexplicável.
Por ser parte do projeto Songfics, aqui do Espaço Criativo, o enredo tem como inspiração a música thoughts i have while lying in bed, da banda The Maine com participação da Beach Weather. Este título, por si só, trás mais promessas.
assunto delicado é uma história repleta de momentos em que cada frase parecer ter sido minuciosamente planejada para que a intensidade dos significados seja exposta ao seu máximo, ou seja, tudo o que você ler tem uma mensagem que o(a) leva para outra mensagem ainda mais interessante.
Há quem sinta falta de diálogo na fase introdutória da fanfic. Narrada em onipresente, a escrita parece a de alguém que estudou escrita criativa aqui no Brasil, pois sua construção trás muitas das características brasileiras que, cada vez mais se mostra valiosa e rica em termos e intertextualidade. Aqui, não senti nada de maçante até que o primeiro diálogo real aparecesse. Devo, inclusive, parabenizar a autora por ter utilizado corretamente o diálogo com travessão e com aspas. A escolha entre um e outro pode, às vezes, ser polêmico, mas aqui vemos um exemplo perfeito de que ambos podem aparecer em um mesmo enredo e, ao invés de atrapalhar, complementar-se. O travessão cuidou do presente, enquanto as aspas deram ar de sua presença na narrativa onipresente, para mostrar que houve, sim, diálogo naquele momento; o que não houve foi a necessidade de criar uma cena inteira só para levar dois personagens para o lugar que realmente importava.
O diálogo entre o casal principal é um dos pontos-chaves do desenvolvimento da narrativa; ele vem com a premissa de tornar a leitura mais fluida e fácil. No meio de tantas analogias e descrição de uma época anterior ao presente e aos pensamentos de cada um, a conversa entre os dois é um respiro bem-vindo para quem gosta de uma leitura rápida, direta e esclarecedora.
Esse diálogo acontece porque a construção dos personagens e toda sua complexidade foi feita de boa forma. É um garoto e uma garota com muitos pensamentos e poucas explicações, o que faz com que haja muitas suposições e a necessidade de esclarecimentos. O diálogo se fez necessário pela descrição e vice-versa. Perfeito.
A riqueza gramatical é um dos pontos mais importantes nesta área de aspectos positivos. Há palavras comuns, pouco utilizadas, mas muito conhecidas. Há aquelas que vêm de forma inteligente para tornar algo simples em algo pomposo. Por fim, a troca de uma linguagem simples e comum, encontrada em 99% das fanfics, para outra recheada de termos mais pensados fez com que a qualidade de assunto delicado saísse de songfic para obra prima. O que a autora faz escrevendo fanfics ao invés de livros, eu não sei, mas que sorte a minha ter acesso a ela!
E como podem ver, eu poderia gastar uma quantidade considerável de tempo dissecando essa shortfic apenas por conta de sua genialidade, mas irei parar por aqui.

CLIQUE AQUI E LEIA ✨ASSUNTO DELICADO✨!


O QUE PODE SER MELHORADO: Utilizando do pouco sarcasmo que tem dentro de mim, digo que a história tem um fim com gosto de quero mais e não vi nenhum link me direcionando para outra história que narre a continuação. Essa é a única parte ruim.
Saindo do sarcasmo, a fanfic foi perfeita, não tem nenhum aspecto negativo para melhorar.

MENSAGEM: Oi yasmin! Acredito que um dos maiores benefícios que ganhei ao ingressar na equipe de críticas aqui do Espaço Criativo, foi a oportunidade de conhecer novos autores incríveis como você. Sua escrita inspira a vontade de melhorar, crescer e evoluir. Eu mesma, que mal escrevo fanfic – prefiro muito mais lê-las – quis colocar em prática melhorar a qualidade daquilo que escrevo. Isso tudo porque você escreve absurdamente bem.
Tenho para mim que a melhor parte de encontrar um autor incrivelmente criativo com uma escrita ainda melhor, é a possibilidade de ler mais histórias. Por isso, já vou correndo atrás de novas histórias suas e desejo (muito!) que você me dê as honras de escrever sempre e muito mais, pois com certeza estarei acompanharei a próxima obra que irá me fazer suspirar e finalizar a leitura com um sorriso nos lábios.
Obrigada por se dedicar à escrita de forma tão sábia!

Ajude-nos a melhorar! Avalie esta crítica abaixo:

O site possui a permissão do autor em elaborar postar todas as críticas divulgadas em nosso domínio. Leia outras críticas aqui.




0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
0
Would love your thoughts, please comment.x