Home

Atualizações
Colunas
Críticas

Projetos

Adote Uma Ideia
Leitor Criativo
Quiz Criativo
Songfics

Informativo

Destaques
Vagas abertas
Torne-se VIP

VOCÊ SABIA? As atualizações são anunciadas diariamente pelo nosso twitter. Siga o perfil para saber quais histórias foram atualizadas!

⥃ CONFIRA ATUALIZAÇÕES PASSADAS

Histórias Vip
  1. Em Busca de Mim, por Natashia Kitamura
    | Original, Restrita, Andamento
  2. Me Apaixonei Pela Babá, por Natashia Kitamura
    | Original, Finalizada
  3. Enemies But We've Got Benefits, por M-Hobi
    | K-Pop, Seventeen, Restrita, Finalizada
  4. 7 Heavens, por Betiza
    | K-pop, BTS, Restrita, Andamento
  5. Semiapagados, por Ray Dias
    | Cantores, Luan Santana, Andamento

Águas de Maio {Outros, Finalizada}
|| quinta-feira 13 de abril de 2017 às 20:32 - Comentários
|| Arquivado em: Críticas

Águas de Maio, por Maraíza Santos {Outros, Finalizada}

Nota: [usr 4,3]

ASPECTOS POSITIVOS: Quando li o título, fiquei muito interessada porque é aquele tipo de título que chama a atenção. Uma fanfic geralmente não têm títulos sérios assim, que podem deixar mensagens subliminares sobre o enredo. Inicialmente, eu achei que se tratava de uma história supernatural, com sereias e tudo mais. Depois, li a sinopse e minha empolgação duplicou – não, não é sobre sereias – porque ela foi muito bem elaborada. O que isso quer dizer? Quer dizer que você sabe sobre o que a história irá falar, relaciona a sinopse com o título, não recebe spoiler sobre o que irá acontecer e, mesmo assim, possui um interesse incomum na leitura. Enfim, tenho aqui dois pontos positivos de uma vez: título e sinopse – fatores difíceis de elaborar em uma história, mas que foram bem feitos.
O terceiro ponto se trata dos personagens. Gostei muito da personagem principal, que é como uma garota qualquer, bem normal mesmo; apesar da pouca descrição, o fato da narração ser na primeira pessoa ajuda com que a persona do personagem seja criado com mais facilidade. É aquilo que nossas mães dizem “só de conversar, já sei como fulana é.” O favorito é um charminho; tem um bom carisma, é inteligente e lindo (no meu caso, muito lindo porque coloquei o Theo James, rs).
Apesar de incomum, a profundidade da relação do casal é muito bonito de se ver. Não mencionarei muita coisa, porque posso acabar dando spoiler, algo que evito, porque tem gente que quer ler a crítica para saber se lerá a história, então não serei desrespeitosa; ainda assim, devo mencionar que mesmo que o relacionamento aparente ser clichê, não é absurdo. Gosto de romances românticos, mas não melosos. Este romance é bem romântico e nada meloso. Mais um ponto positivo.
Para finalizar, a escrita da autora é o motivo final para você ler a história. Ela possui riqueza e diversidade, resultado, penso eu, de muita leitura, atenção ao que lê e, claro, interesse em aprender. Não é uma escrita ordinária e pouco pensada; durante a leitura é possível perceber que a construção do enredo foi feito com dedicação, e qualquer autor que se dedique a oferecer uma história bem elaborada, deve ser prestigiado. É por isso que você pode dedicar 10 minutos de seu tempo para ler Águas de Maio, porque será um ganho de tempo, ao invés de uma perda.

O QUE PODE MELHORAR: Com tanto açúcar que coloquei nos pontos positivos, é de assustar que eu tenha algum ponto negativo a mencionar e não dar a nota máxima para a fanfic, não é? Eu sei. Ainda assim, uma crítica é uma crítica, por isso, é meu papel informar quando há algo de errado que pode ser melhorado. No caso dessa fanfic, é o uso da pontuação.
Outro ponto que me deixou bastante encucada, é a rapidez com que as ações foram colocadas na linha do tempo da narrativa. O que quero dizer, é que em um momento estamos com a personagem recebendo a notícia do encontro, então, de repente, ela já está procurando informações sobre o parceiro misterioso, restaurante com ele sendo um lindo, saindo do local e cinema, beijo, ele leva ela pra casa, informação sobre… opa! Falei tão rápido que parece até que faltou algo. Compreende?
Apesar do fator acima não prejudicar a qualidade da história, fica como aspecto para a autora pensar em incrementar, pois mesmo sendo uma shortfic, é importante separar os fatos ao invés de deixa-los todos muito próximos; ainda que houvesse uma ligeira conexão entre uma ação e outra, a leitura acabou se tornando um tanto desgastante porque a imaginação teve de trabalhar em fast motion, não dando tempo o suficiente de aproveitar o trabalho bem feito que a autora passou com a história.

DICA: Posso dizer o quanto achei ge-ni-al o título da história. Eu a-mei a relação que se tem com o enredo, principalmente porque você soube encaixar no lugar certinho (não acho que entenderia a relação do termo ‘águas de Maio’, se não estivesse aonde está). Muito, muito, muito bom!
Sei como é complicado se lembrar qual o uso correto da vírgula sempre; acredito que eu mesma cometa vários durante minha escrita, mas estamos aqui para apontar as melhorias que podem ser feitas.
É por isso, também, que mencionei o fator da colocação das ações da história. Como já disse, sua escrita não é ordinária, por isso, tenho certeza de que pode ser ainda mais explorada, de uma maneira a incrementar mais suas cenas e separá-las para que não causem essa impressão de rapidez.

– Crítica por: Jess Manis

O site possui a permissão do autor em elaborar postar todas as críticas divulgadas em nosso domínio. Leia outras críticas aqui.




0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
0
Would love your thoughts, please comment.x