|| Arquivado em: Críticas
Sirena Del Atlantis, por Hels {BTS, Restrita, Não-Interativa, Finalizada}
Nota: [usr 5]
RAZÕES PARA LER: Eu perdi as contas de quanto tempo fazia desde a última vez que li uma aventura. A maioria das fanfics geralmente pendem para um cenário mais realista, social e tudo mais. Então, que delícia foi me jogar em uma leitura diferente. Sirena del Atlantis, cujo meu encanto já começou pelo título, pode ser considerada uma história completa.
Isso porque tudo a seu respeito é bem feito. Desde seu título – que, como disse, tem meu amor –, sua sinopse, seu desenvolvimento, seu desfecho, seus personagens e seu final. Tudo me pareceu perfeitamente elaborado, bem pensado, o que, admito, até me fez sentir respeitada como leitora quando finalizei a leitura. É muito gratificante ler uma fanfic com potencial de ser um livro. Mas vamos à crítica, sim?
Sirena é, na verdade, Serena, uma garota órfã que foi encontrada desmaiada na praia por seus pais adotivos. Ela cresceu em uma pequena vila à beira-mar, sempre tendo uma inclinação em adorar a imensidão azul (e não estamos falando do céu). Até que um dia, sua vila é atacada por piratas e ela acaba sendo raptada e levada como prisioneira para um navio. Lá, ela encontra Taehyung, o capitão, que se mostra um pirata típico: pilantra, arrogante, mandão e muito, muito charmoso.
Eu já li várias fanfics de BTS antes, e em sua maioria os autores tentam trazer um pouco da cultura coreana para a história, mostrando seus conhecimentos sobre o grupo. Em Sirena del Atlantis não existe NADA disso e não fez falta alguma. O cenário todo pode ser fruto da sua imaginação, a partir do conhecimento que nós, leitores, temos. Eu mesma associei aos filmes do Piratas do Caribe. Lembrem-se de que estou me referindo ao cenário!
Os personagens, meu Deus. Primeiramente, gostaria de dizer que se você é fã de BTS, vai ter que superar o fato de que os 7 não são os amigos inseparáveis de sempre, o que, para mim, foi um ponto positivíssimo. Achei ousadíssimo a autora ter distribuído os personagens entre piratas rivais, feiticeiros e cavaleiros do rei. Dá para imaginar o vuco-vuco que é saber para quem torcer?
A nossa heroína, Serena, é, como o adjetivo que usei, uma heroína. Sua personalidade doce, insegura, mas muito ousada deu o toque feminino necessário para a história, que tinha tudo para ter um ar machista. Sabemos que o mundo pirata é vasto, mas ela soube utilizar de sua essência de uma maneira muito sagaz.
Inclusive, é impossível, durante a leitura, você não se orgulhar da autora, sabendo que ela pesquisou sobre esses bandidos do mar e suas vidas, fazendo uso de seus jargões e descrevendo com muitos detalhes, suas aparências, vestimentas e modo de pensar. Chega a ser, de fato e repetidamente, impressionante.
Taehyung, o nosso herói pirata, é um capitão incrível. Apesar de inicialmente ser avessa ao comportamento dele – um comportamento pirata –, logo me esqueço, quando ele se mostra ser, antes de tudo, um ser humano. Gostei da história dele e também de saber sobre seus defeitos. Ele e Serena formaram um casal pimenta muito gostoso de se observar!
Os personagens secundários e os vilões (porque, sim, há mais de um e eles podem ou não ser alguns membros do BTS) também foram muito bem construídos, tendo todos que aparecem mais de uma vez, um papel importante na vida dos personagens principais.
Por fim, gostaria de ressaltar que a leitura, apesar de ser uma fanfic do BTS, não leva em nada o mundo dos artistas k-pop, por isso, se você não conhece o grupo, não tem problema nenhum em ler, pois além do nome e algumas características físicas, nada mais é baseado no grupo. Mesmo eu, uma fã, acabei a leitura associando os nomes aos personagens, não aos meninos!
Devo mencionar também o quanto achei interessante E inteligente a autora ter decidido dividir a história em partes. Sim! Sirena Del Atlantis possui uma continuação no site, o Capitán Del Holandês Voador, que, para quem assistiu o filme do Piratas do Caribe, já deve ter uma noção sobre o que se trata. Particularmente, mal posso esperar para começa-lo!O QUE PODE MELHORAR: O enredo foi incrivelmente montado e, felizmente ou não, não tenho sugestões de melhorar algo que foi incrivelmente satisfatório. O único ponto que observei, mas que não afetou a história, foi o uso da crase.
MENSAGEM: Querida Hels,
QUE LACRAÇÃO FOI ESSA QUE EU LI? Honestamente, aprendi a não julgar uma fic por seu fandom (nada contra o BTS, eu só me acostumei a ler fic Original/Outros/Interativa, hahaha). Muito obrigada por ter me proporcionado essa experiência. Achei a história muito boa do início ao fim – quer dizer, QUASE fim. Já, inclusive, comecei a ler a continuação, que fiquei sabendo que existe (obrigada mais uma vez).
Não sabia que senti falta de uma leitura de fantasia, até ler SDA. Você fez um ótimo trabalho nele, parabéns!SUGESTÃO DE COLUNA:
– Crítica por: Nikki
O site possui a permissão do autor em elaborar postar todas as críticas divulgadas em nosso domínio. Leia outras críticas aqui.