Home

Atualizações
Colunas
Críticas

Projetos

Adote Uma Ideia
Leitor Criativo
Quiz Criativo
Songfics

Informativo

Destaques
Vagas abertas
Torne-se VIP

VOCÊ SABIA? As atualizações são anunciadas diariamente pelo nosso twitter. Siga o perfil para saber quais histórias foram atualizadas!

⥃ CONFIRA ATUALIZAÇÕES PASSADAS

Histórias Vip
  1. Em Busca de Mim, por Natashia Kitamura
    | Original, Restrita, Andamento
  2. Me Apaixonei Pela Babá, por Natashia Kitamura
    | Original, Finalizada
  3. Enemies But We've Got Benefits, por M-Hobi
    | K-Pop, Seventeen, Restrita, Finalizada
  4. 7 Heavens, por Betiza
    | K-pop, BTS, Restrita, Andamento
  5. Semiapagados, por Ray Dias
    | Cantores, Luan Santana, Andamento

Por que comentar?
|| segunda-feira 14 de janeiro de 2019 às 18:03 - Comentários
|| Arquivado em: Colunas

2019 já começou e com ele quero trazer um tema repetitivo, mas que me atinge diretamente. Além de colunista e leitora, sou autora também. Tenho inúmeras histórias disponíveis no Espaço Criativo e outros sites de fanfics da vida (não, isso não é um jabá gratuito). Com isso, quero falar de algo que pode matar ou reviver uma história: os comentários.

Escuto o tempo todo sobre “escreva para você antes de escrever para os outros” e concordo plenamente. Criar histórias apenas para agradar um determinado leitor pode ser frustrante e tirar toda a autonomia do escritor. Ainda assim, ninguém escreve para não ser lido. Meu professor de Teoria da Literatura costumava dizer “todo escritor quer ser lido; se não o quisesse, escrevia um diário, mas até o diário tem fins de ser lido”. Quando postamos uma história na internet, queremos ser lidos. Alguns sites disponibilizam o contador de visualizações (O Espaço Criativo o faz) e nos ajuda a ter ideia de quantas vezes a página foi acessada. Porém, números são apenas números. Eles não falam, não opinam. Só podemos saber se a história está indo no caminho certo através dos comentários.

Não receber comentários é extremamente desanimador. Veja bem: alguns capítulos duram horas para serem escritos. Requerem tempo e dedicação para serem feitos. Quando não há qualquer réplica há uma sensação de insucesso. Por isso muitos autores desistem e abandonam as histórias, pois o tempo desenvolvê-las parece desperdício. Eu, particularmente, quase desisti de uma fanfic por falta de comentários. Claro, há situações em que o escritor não divulga bem, mas isso é um tema para uma próxima coluna.

Um bom comentário pode fazer o dia de um escritor, sério. Uma vez, quando eu estava totalmente desanimada com uma história, recebi uma mensagem elogiando minha escrita e a história. Devia ter no máximo duas linhas, mas me alegrou de um jeito que até escrevi alguns parágrafos no meu tempo livre. Se você é um leitor, assim como eu, comente. Um simples comentário pode sim fazer grande diferença.

O importante é comentar de forma sincera. Se você não sabe como começar, te dou uma dica: fale sobre o que você gostou, o que espera dos próximos capítulos e o que poderia ser melhorado. Não demora muito para fazê-lo e tem uma grande importância para os escritores. Os comentários são o salário do autor e é tudo que ele precisa para continuar impulsionado a escrever! 

E com essa coluna que é mais um apelo do que qualquer coisa, quero agradecer a todos que acompanharam o Espaço Criativo esse ano. Desejo um próspero ano para todos.

Até mais.

Coluna por Maraíza Santos




0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
0
Would love your thoughts, please comment.x