|| Arquivado em: Colunas
Quem nunca leu uma história de intercâmbio que atire a primeira pedra! A temática é clichê e bastante batida, mas ainda desejo ler uma que retrate o intercâmbio do jeito que é, sem toda a ilusão que as rodeia. O Desafio Criativo veio com esse intuito e estou super animada para ler todas as suas criações.
Nesse exato momento estou fazendo intercâmbio, então, minhas experiências estão fresquinhas em minha mente! Listarei alguns desafios que passei a qual praticamente não são exploradas nas tramas dessa temática.
1 – Barreira linguística.
Sempre fiquei muito intrigada com a facilidade que os personagens têm de falarem inglês (ou qualquer que seja a língua do país em questão) sem nunca ter problemas de comunicação como eu tive nas minhas primeiras semanas. É bem verdade que há pessoas que têm melhores domínios da língua que outras, entretanto essa seria algo ótimo para ser explorado.2 – Fuja das cidades grandes!
Por que todos os estudantes estrangeiros vão estudar em Nova Iorque ou Londres? Por que sempre são cidades grandes? Por que eles não podem ir a cidades pequenas ou países não óbvios como Nova Zelândia, Alemanha ou, talvez, Argentina?3 – Choque cultural
Não importa quanta influência europeia, africana ou americana temos em nossa cultura, sempre há algo de diferente do jeito que vivemos. A comida é diferente, o que falamos pode ser ofensivo ou não, até mesmo as roupas que vestimos podem ser diferentes. Pesquise sobre o país que o seu personagem e sua cultura e explore todos os pontos interessantes.4 – Novos amigos
Essa tem sido a pior parte pra mim, já que sou extremamente tímida. Houve situações em que passei duas horas rodeada de pessoas conversando entre outras e eu ficava olhando para os lados sem saber como puxar assunto. Foi extremamente desconfortável e sei que muitos passam por essa situação – que tal explorar esse ponto na sua história?5 – Turista só passa vergonha!
É tão estranho ler histórias de pessoas chegando pela primeira vez em cidades lindas como Londres sem nem mesmo tirar um foto ou ficar observando. Que tal uma personagem que tira foto até dos esquilos porque nunca viu um na vida? Ou talvez turistando pelo lugar? Esse seria um ótimo ponto para um momento legal na sua criação!6 – Host Family
Não. Se seu personagem tem menos de 18 ela não vai morar sozinha em um país desconhecido (na verdade, alguns programas também aceitam pessoas mais velhas, porém são raríssimos). Isso é ilegal e totalmente surreal (se minha mãe estava com as pernas tremendo só de saber que eu estava viajando para morar com uma família que ela não conhece, imagina se eu fosse morar aqui sozinha? Minha velha morreria do coração!). Criar uma host family para seu personagem seria extremamente divertido e mostraria a sensação de ganhar uma segunda família!
Gostou das dicas? Estão um pouco (muito) atrasadas, mas espero ter ajudado em alguma coisa! Boa sorte a quem está participando do Desafio. Até breve.
Coluna por Maraíza