|| Arquivado em: Colunas
A maioria de nós entra no mundo das fanfictions muito novo. Ainda somos leitores inexperientes quando saímos clicando em vários links e acompanhando o Como Seria Se de cada autor. No entanto, é normal abandonar ou migrar para diferentes fandoms, principalmente quando as ficções de fãs têm uma constante que se torna repetitiva e cansativa (vide a época em que toda história das boybands, principalmente One Direction, girava em torno de um intercâmbio). É normal migrar para fandoms mais “neutros”, Outros e Originais, onde pouco importa quem irá ser colocado como favorito na interativa. Isso também facilita quando o desejo de imaginar um ator ou cantor não muito famoso, o qual não tem um fandom grande ou fãs dispostos a escrever boas fanfics. É a resposta para os problemas de muitos leitores!
Você deve estar pensando “então, é só eu procurar histórias em Outros ou Originais e está tudo certo?”
Minha resposta é não exatamente.
Antes de mais nada, vamos delinear a diferença entre os dois.
Quando entramos na categoria Original do site, temos a seguinte informação: “Histórias com enredo original. Todos os personagens pertencem ao autor e não podem ser reproduzidos sem o consentimento dele(a).” Porém eu digo mais: um original há personagens que foram criados pelo autor. Tudo é original. Nada é de fanfic, a história é 100% do escritor.
Já quando falamos de Outros, temos algumas controvérsias. Apesar de ser uma categoria livre, onde você pode ler com quem quiser, ela é parecida com a categoria Artistas, a diferença é que nessa última os personagens são fixos. Em Outros, os personagens ou/e enredo não são exclusividade do autor. Geralmente são fanfics escritas com ídolos não muito conhecidos e, por isso, o autor dá a liberdade para os leitores escolherem com quem ler. Só há a liberdade de ser lido com qualquer artista.
Então, ao escolher qual das duas categorias procurar uma fanfic para ler, é bom ter essa diferença em mente. E, para os autores, é importante saber o que cada um é para que, quando for o momento de enviar a história, sua obra esteja na categoria certa.
Há mais alguma característica que difere essas duas categorias? Comente! Sua contribuição é muito importante para que as informações sejam bem disseminadas.
Então, é isso. Até mais!
Coluna por Maraíza Santos