Home

Atualizações
Colunas
Críticas

Projetos

Adote Uma Ideia
Leitor Criativo
Quiz Criativo
Songfics

Informativo

Destaques
Vagas abertas
Torne-se VIP

VOCÊ SABIA? As atualizações são anunciadas diariamente pelo nosso twitter. Siga o perfil para saber quais histórias foram atualizadas!

⥃ CONFIRA ATUALIZAÇÕES PASSADAS

Histórias Vip
  1. Be, por por Ray Dias
    | K-Pop, BTS, Andamento
  2. Sight, My Sight, por M-Hobi
    | K-Pop, Seventeen, Restrita, Andamento
  3. ENTRE LOBOS E HOMENS, por Ray Dias
    | Livros, Crepúsculo, Andamento
  4. Negócios Escusos, por Fe Camilo
    | Original, Restrita, Andamento
  5. Hearts on Lease, por Betiza
    | K-pop, GOT7, Andamento

Livre-se do bloqueio criativo
|| quarta-feira 12 de fevereiro de 2020 às 18:15 - Comentários
|| Arquivado em: Colunas

Todo escritor já teve que lidar com bloqueio criativo em algum momento da sua caminhada de escrita. E é um problema constante: aparece vez ou outra por diversos motivos e nos momentos mais inoportunos. Em outra coluna, Bianca, na época nossa colunista, fez uma boa reflexão sobre isso, mas hoje venho com dicas mais práticas. Caso queira dar uma lida no que ela escreveu, clique aqui.

1. NÃO PARE DE ESCREVER

Parece meio estúpido dizer isso, mas, para evitar o bloqueio nos dedos, é necessário ter uma rotina de escrita. É claro, sei que nem todos têm a liberdade de escrever por uma hora todo dia, no entanto, manter a regularidade é essencial, mesmo naqueles dias que não há nenhuma vontade de fazê-lo.
Bem e se eu já estiver em meio a um bloqueio? O que faço?
Escreva, pequeno gafanhoto. Não precisa ser perfeito ou mesmo a história que você está empacado. Tente escrever uma Songfic ou um conto solto, mas não deixe de escrever de jeito nenhum.
Caso seja durante um projeto do site, recomendo que se inscreva para desafiar a si mesmo. É o que estou fazendo: após alguns meses de problemas para escrever minhas histórias, resolvi participar do próximo Projeto Songfic.
Se não for esse seu caso, indico que use Prompt de Escrita ou alguma música aleatória da sua playlist. Pergunte aos seus amigos se há alguma canção que eles acham que dariam uma ótima história e tente fazê-la. É um ótimo exercício!

2. NÃO SE APEGUE AO PLOT INICIAL

E se o problema não for o escrever, mas sim escrever uma história específica? Então, tenho uma notícia não muito boa para você: a chance do problema estar nela é muito grande. Às vezes o caminho que você seguiu na trama não é o ideal e/ou não está sendo bem desenvolvido. Não conseguir escrever é quase como seu inconsciente estivesse avisando que algo está errado. Tente dar um outro caminho para o plot: crie mais, corte partes nem tão interessantes… Enfim. Não siga seu roteiro inicial como se ele fosse um manual rígido, afinal, ele foi feito para ser seu guia, não sua Bíblia.

3. ESTEJA ABERTO A DESISTÊNCIA

Como eu disse anteriormente, às vezes o bloqueio é um sintoma de que a história não está no caminho certo. Empacar-se no texto pode significar que você perdeu o feeling para ela e que deseja partir para outra. Claro que esse é o último caso, mas não deve ser ignorado. Histórias que já se passaram anos de escrita podem não ser mais interessante para você, e está tudo bem. Você não precisa terminar todos os seus projetos, muito menos aqueles que não lhe dão mais prazer de escrever.

4. + DICAS PRÁTICAS

Você tem certeza que o projeto não deve ser abandonado e quer continuá-lo? Aqui vai alguns exercícios de escrita que podem te ajudar:

  • a) Escreva uma pequena cena com um personagem que é seu completamente oposto encontrando sua protagonista;
  • b) Descreva uma cena doméstica entre um casal de sua história sem que ela se encaixe no enredo;
  • c) Faça uma declaração de amor para o vilão da sua história de forma que romantize os defeitos dele;
  • d) E se seu protagonista fosse parar em uma cidade européia durante o século 14? E se ele fosse para o século 22? Como seria?

Como complemento, indico o podcast de 019 do Gente Que Escreve. Rob Gordon e Fábio M. Barreto trazem uma perspectiva diferente do que costumamos ver do bloqueio criativo e indico dar uma checada!

Quer saber mais sobre writing prompts? Dê uma olhada nesse site.

Tem alguma dica a acrescentar? Comente! Sua opinião é muito importante. Até mais!

Coluna por Maraíza Santos





0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
0
Would love your thoughts, please comment.x