Home

Atualizações
Colunas
Críticas

Projetos

Adote Uma Ideia
Leitor Criativo
Quiz Criativo
Songfics

Informativo

Destaques
Vagas abertas
Torne-se VIP

VOCÊ SABIA? As atualizações são anunciadas diariamente pelo nosso twitter. Siga o perfil para saber quais histórias foram atualizadas!

⥃ CONFIRA ATUALIZAÇÕES PASSADAS

Histórias Vip
  1. Dopa(mine), por Ilane CS
    | Artistas, Mackenyu Arata, Restrita, Andamento
  2. Eletric Touch, por Betiza
    | K-pop, BTS, Restrita, Andamento
  3. Black & Diggory II, por Reh
    | Livros, Harry Potter, Andamento
  4. Head In The Clouds, por Ilane CS
    | K-Pop, Seventeen, Finalizada
  5. Garota S, por Natashia Kitamura
    | Outros, Restritas, Finalizada

Leitores Fantasmas
|| quarta-feira 21 de novembro de 2018 às 17:44 - 4 comentários
|| Arquivado em: Colunas

O halloween acabou, mas os fantasmas continuam a solta.

Acho que todo autor tem um carinho especial pela sua obra. Quando pensamos em começar a escrever, levantamos todas as possibilidades e tomamos o maior cuidado com cada palavra escrita para que tudo saia perfeito. Para falar a verdade, o caminho do caderno até a tela dos celulares, tablets e computadores dos leitores é bem árdua.

Além de todo o trabalho com a escrita, desenvolvimento dos personagens, roteiro e enredo, ainda é preciso do autor uma grande coragem para compartilhar a sua preciosidade com o mundo. Uma coisa que ninguém te conta quando você vai postar seu conto na internet é que você precisará lidar com leitores fantasmas.
Eles estão ali. Na vasta internet, procurando um entretenimento, para se divertir ou se emocionar, sonhar com o seu ídolo. Realmente, não são pessoas más, porém ainda lhes falta um pouco de tato para entender que diferente dos livros que são comercializados, nós não contamos o lucro para saber se somos apreciados, nossa obra é distribuída gratuitamente e os comentários são a forma de perceber se estamos atingindo nosso objetivo.

Vou contar uma história para vocês: Um belo dia, uma menina chamada Ana resolveu começar a escrever, ela tinha uma boa ideia sobre vampiros e lobisomens, queria fazer uma fanfic de The Vampire diaries, uma série a qual ela era fã, mas que não concordava com a formação de um dos casais. Então ela resolveu mudar o rumo da trama a sua maneira, e pesquisou bastante e trabalhou duro para que nenhuma ponta ficasse solta, até finalmente postar em um site de fanfics. Com o tempo, Ana notou que havia um bom número de visualizações, mas nenhum comentário. Ela visitava todos os dias a página que hospedou a sua estória, por meses ela esperou alguém para dizer que concordava com o ponto de vista dela, até finalmente resolver tirar a estória do ar.
Quando a estória saiu do ar, algumas pessoas ficaram chocadas, pois estavam acompanhando e também concordavam que a Elena deveria terminar com o Damon e não com o Stefan. Mas Ana não poderia saber disso, pois nenhuma das leitoras que se divertiam lendo o seu conto, sequer deixou uma opinião ou uma mensagem de incentivo.

Moral da história: Os comentários incentivam o autor a escrever, saber que o seu trabalho tem sido notado e apreciado por alguém é uma sensação maravilhosa que nos impulsa a continuar.
Um comentário não leva nem 10 segundos para ser postado, não precisa ser uma redação. Só precisa expressar “Olá, eu estou aqui e li o seu material.” Outra coisa que vale dizer é que os comentários não se restringem apenas ao que gostam do que está sendo escrito, mas também para aqueles que acham que a estória poderia seguir por um outro rumo. Lembrando que as críticas, ainda que sejam opinativas não devem ser depreciativas e sim para ajudar o autor a melhorar. Ou seja, construtivas.

Bom, é isso, caro leitor. O seu comentário é muito importante e literalmente pode mudar o rumo de uma história.
Ah, por último, antes de me despedir. Deixa aí um comentário!
Beijos de luz no seu coração ao som de All Day do Now United.

Coluna por Clara Saavi





0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
4 Comentários
Oldest
Newest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Suh Souza
Suh Souza
6 anos atrás

Leitores fantasmas são tão frustrantes, é muito difícil como autora, ainda mais como uma iniciante não receber um feedback ou pelo menos um olá. Particularmente é o que mais me desanima a escrever. Mesmo autores que participam do projeto songfics não comentam na fic da música que ele enviou é isso causa uma ansiedade muito ruim em quem escreveu. Para um escrito o silêncio é como uma crítica ruim e inconveniente, pelo menos comigo é assim.

Clara Savi
Clara Savi
6 anos atrás
Reply to  Suh Souza

Entendo perfeitamente, Suh. Infelizmente é um mau hábito que temos que eliminar, temos sim que valorizar a história do colega, porque como você a maioria dos autores, inclusive eu, levamos como uma crítica negativa. Estou me policiando e comentando ao máximo nas estórias que estou lendo.
Obrigada por comentar <3
x.o.x.o C.S

Pamela
Pamela
5 anos atrás

É tão frustrante você escrever uma fanfic onde no início algumas pessoas vinham comentar e que do nada viram leitores fantasmas, aos poucos eu vou perdendo a vontade de escrever e como em muitas vezes eu acabo desistindo daquilo que passei por muito tempo pensando.
Eu nunca compreendo do como eu sempre decaio no que escrevo.
Enfim, eu como leitora estou mudando essa realidade e comentando as fanfic que paro para ler.
Que escritor não espera por um comentário, não é mesmo?
Porque o comentário motiva a quem escreve.
Bom, esse artigo foi maravilhoso.

Kagura Way
4 anos atrás

Adorei seu artigo.
Então não sendo um fantasma estou deixando meu comentário.
Sobre o leitores sempre acontece nas minhas histórias ou nas que leio, um número absurdo de visualizações para nenhum comentário.
É triste e frustrante mesmo.
Pois colocamos sangue ,suor, lágrimas, muita pesquisa , procura por foto para deixar o Capítulo mais bonito. Horas de sono escrevendo na madrugada até com frio, para não ganhar um mísero comentário.Gostei ou Bom.

4
0
Would love your thoughts, please comment.x