Home

Atualizações
Colunas
Críticas

Projetos

Adote Uma Ideia
Leitor Criativo
Quiz Criativo
Songfics

Informativo

Destaques
Vagas abertas
Torne-se VIP

VOCÊ SABIA? As atualizações são anunciadas diariamente pelo nosso twitter. Siga o perfil para saber quais histórias foram atualizadas!

⥃ CONFIRA ATUALIZAÇÕES PASSADAS

Histórias Vip
  1. Be, por Ray Dias
    | K-Pop, BTS, Andamento
  2. Mafia's Paradise, por Pâms
    | Original, Andamento
  3. Sight, My Sight, por M-Hobi
    | K-Pop, Seventeen, Restrita, Finalizada
  4. Entre CEO's, por Ray Dias
    | Artistas, Woo Do Hwan, Restrita, Andamento
  5. Lady Lewis, por Pâms
    | Séries, Bridgerton, Finalizada

For You
|| terça-feira 19 de março de 2024 às 14:00 - Comentários
|| Arquivado em: Críticas, Postagens

For You, por Lysse {K-Pop, BTS, Finalizada}


Resumo

Hayate acreditava que o dia dos namorados era deprimente, além de achar que nunca sentiria o amor que os seus melhores amigos sentiam. Mas, tudo muda por conta de um plano do casal, que a faz repensar se a data festiva é realmente deprimente.

CLIQUE AQUI E LEIA ✨FOR YOU✨!


Avaliação

– Por Kiwi.

RAZÕES PARA LER: For You é uma shortfic ambientada no dia dos namorados, sendo uma leitura bacana para quem gosta de romances. Acompanhamos a protagonista e as suas questões sobre o amor, já que não sabia se um dia o sentiria como o casal de seus melhores amigos. Gostei de como a autora trabalhou a interação dos principais, e eu não senti falta de um backstory ou algo do tipo, visto que o que precisamos saber em relação aos dois – e ao casal de melhores amigos da moça – é descrito no decorrer na história. A narrativa é bem leve e o final é adorável, fazendo com que você termine a leitura com o coração quentinho e satisfeito, já que torcemos para que o casal principal fique juntos, e felizmente eles ficam.

CLIQUE AQUI E LEIA ✨FOR YOU✨!


O QUE PODE SER MELHORADO: Percebi muitas repetições de palavras, erros de concordância, vírgula usada de modo indevido e palavras com letras faltando, que podem ser evitados com uma revisão mais atenta e, para o primeiro tópico, o uso de sinônimos também é indicado.
Começarei a falar um pouco mais a fundo da questão da concordância e falta de letras.
Sobre o erro de concordância e de letrinha faltando, um exemplo disso é a sinopse: “O dia dos namorados pareciam deprimente até ele aparece.”. Aqui, teríamos duas formas de escrevê-la caso a autora queira falar apenas da data específica em si:

         – “O dia dos namorados parecia deprimente até ele aparecer”;
         – “O dia dos namorados parecia deprimente até que ele aparece”.

Agora, caso queira indicar que seriam todos os dias dos namorados de todos os anos – que creio que possa ser a intenção da autora –, ficaria assim:

         – “Os dias dos namorados pareciam deprimentes até ele aparecer”.

Nessas três formas, podemos perceber em como o verbo concorda com “o dia/os dias”, sendo o artigo “o/os” responsável por “dizer” se o verbo será no singular ou plural – e consequentemente, as palavras em seguida que concordam com o verbo. As palavras sublinhadas são modos em que “aparecer” pode ser usado, dependendo de como a autora queira construir a sua sinopse. A falta de letra não foi somente na sinopse, teve em alguns momentos durante a leitura que percebi essa questão – além de palavras com a letra trocada, como “quando” que era para ser “quanto”.
Uma coisa que me incomodou foi o fato de que em algumas partes, a leitura ficou meio confusa e com informação faltando. É narrado que a protagonista odeia uma coisa e o que vem a seguir não tem a ver com o que ela odeia, o que faz o leitor ficar se questionando o que é. É citado o Jungkook em uma parte, mas qual é a participação dele na história, visto que o casal de amigos é composto por Jimin e Yoongi? Deu a sensação de que a participação rapaz ficou meio solta na fic. É importante finalizar o que você começou, então se a protagonista odeia algo, diga e/ou mostre ao leitor o que é o que ela odeia; se o Jungkook possui um papel – mesmo que seja mínimo – o introduza como parte do grupo ou um colega do campus, para que faça sentido a presença dele na fic, assim como a Takashima Yua, que a única coisa que sabemos é que ela ajudou a juntar o casal de velas. Não é preciso separar um parágrafo para explicar a sua existência, mas seria interessante apenas informar o papel dela na narrativa.
Exemplo: “Eram o casal de velas mais fofo que Park Jimin e Takashima Yua, amiga de faculdade do grupo, haviam juntado em suas vidas.”.
Por mais que sejam detalhes “pequenos”, acabam tornando a leitura um pouco confusa.
Para finalizar, é importante sempre revisar o texto uma segunda, terceira vez, visto que há a possibilidade de não observarmos os erros na primeira. Uma dica é pesquisar sobre a concordância verbal e usar a internet como sua aliada, além de que o site disponibiliza diversas colunas sobre a parte gramatical, que podem ser de grande ajuda.

DICA: Lysse, que leitura adorável!
As colunas e as dicas apontadas são para te auxiliar em suas futuras histórias, e reforço mais uma vez a importância da revisão mais atenta e de usar a internet como a sua aliada, além das colunas que deixarei abaixo. Você possui bastante potencial, espero ler mais trabalhos seus e continue escrevendo!
Beijoss!

SUGESTÃO DE COLUNAS:

Ajude-nos a melhorar! Avalie esta crítica abaixo:

O site possui a permissão do autor em elaborar postar todas as críticas divulgadas em nosso domínio. Leia outras críticas aqui.




0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
0
Would love your thoughts, please comment.x