Home

Atualizações
Colunas
Críticas

Projetos

Adote Uma Ideia
Leitor Criativo
Quiz Criativo
Songfics

Informativo

Destaques
Vagas abertas
Torne-se VIP

VOCÊ SABIA? As atualizações são anunciadas diariamente pelo nosso twitter. Siga o perfil para saber quais histórias foram atualizadas!

⥃ CONFIRA ATUALIZAÇÕES PASSADAS

Histórias Vip
  1. Be, por por Ray Dias
    | K-Pop, BTS, Andamento
  2. Sight, My Sight, por M-Hobi
    | K-Pop, Seventeen, Restrita, Andamento
  3. ENTRE LOBOS E HOMENS, por Ray Dias
    | Livros, Crepúsculo, Andamento
  4. Negócios Escusos, por Fe Camilo
    | Original, Restrita, Andamento
  5. Hearts on Lease, por Betiza
    | K-pop, GOT7, Andamento

Fanfic Interativa: Expert em interações!
|| terça-feira 20 de fevereiro de 2018 às 10:46 - Comentários
|| Arquivado em: Colunas

Qual é a quantidade razoável de perguntas que se deve ter?

Muita gente acha um saco ficar respondendo-as. Se não puder mudar, tente deixar o mais direto possível, sem muitas mensagens iniciais. Não há um número exato para quantas perguntas devem existir. Varia de acordo com a necessidade da história.

Contudo, cabe a autora decidir o número de perguntas. Só que é bom pensar em personagens que apareçam mais na estória ou que são muito importantes, de certa forma. Talvez não deva colocar aquele personagem que quase não apareça, porém se ele for extremamente importante, a autora pode sentir a necessidade de colocá-lo. Tudo o que for escrito que a autora pensar “nossa, é importante”, é bom anotar para não esquecer, após isso também é bom fazer uma reflexão com tudo, por exemplo:

“Será que vai fazer diferença deixar o cabelo do menino preto? Ou não muda nada?”
“Será que vai fazer muita diferença eu deixar esse nome fixo? Não é tão importante…”

Tire um tempo para refletir nos seus personagens. Uma dica é fazer um perfil de cada um, além de deixar mais organizado, não tem como esquecer e também faz a autora avaliar a importância de cada um.

Realmente, tudo varia de acordo com a fanfic.

E como funcionam as perguntas de características?

Existem perguntas do tipo “qual é a cor do seu cabelo?”, “qual é a cor dos seus olhos?”, “você é morena, loira, ruiva…?”; ou, então, as indagações sobre o famoso, que são as mesmas. Isso é necessário, entretanto não todas as vezes.

Algumas leitoras não curtem ver suas personagens com características físicas fixas, preferindo responder vinte perguntas; porém outras preferem as fixas para não ter tanto trabalho, ou até as ignoram. É algo relativo, vai de pessoa para pessoa.

O bom de características é que a autora pode fazê-las não especificando.

Há diferença na quantidade quando é de um determinado fandom ou original/outros?

Bom, sim. Um fandom pode ter muitas pessoas envolvidas, e deixar a todos interativos é, várias vezes, inevitável e algo que autoras gostam de fazer, pois amam quando a leitora entra na estória.

Quando a estória é de Original/Outros, a autora faz quantos personagens quiser, podendo haver um ou dois apenas. Não que seja obrigatório os fandons terem muitas perguntas, pode haver duas ou três, todavia é mais difícil de acontecer.

Agora… Quais perguntas podem ser feitas na hora de decidi-las?

Existem perguntas necessárias e não tão necessárias assim:

As necessárias são, em sua maioria:
“Qual é o seu nome?”
“Qual é o nome do cara?”
“Qual é o sobrenome dele?”

Bom, essas são as principais. Claro que se existirem mais de um principal, será necessário questionar o nome do(s) outro(s) homem(ns). Se for fandom de One Direction, por exemplo, e todos forem interativos, terá que haver uma indagação para cada um. Porém, não é tão necessário assim, caso só um seja principal.

A questão do sobrenome/apelido da garota e/ou do garoto, não são tão necessárias assim também, visto que não são todas as pessoas do mundo que tem um apelido ou que gostam de ser chamadas por apelidos. A escolha de um apelido/sobrenome ser usado na fanfic é da autora.

Porém, não está errado colocar todas essas perguntas. Se a autora sentir necessidade de colocar perguntas a mais ou a menos pode.

Uma dica para as autoras, que pode facilitar a vida de muitas leitoras, é: você tem o poder de colocar o nome dos personagens e as características deles na resposta das caixinhas de interação como exemplo, então se a leitora quiser escrever, a mesma apaga a resposta, ou se ela não quiser responder, apenas dá enter.

Muitas autoras fazem isso atualmente e pode ser bem prático.

Todavia, tudo depende da sua fanfic e de quantos personagens ela tem, e quantos você quer colocar interação. Só que tente ser neutro em questão a características.

Caso tenha dúvida sobre isso, fale com sua beta-reader. Peça a opinião dela e o que ela acha sobre isso. Tenho certeza que a mesma ajudará e te dará boas dicas!

Coluna por Juliana





0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
0
Would love your thoughts, please comment.x