Home

Atualizações
Colunas
Críticas

Projetos

Adote Uma Ideia
Leitor Criativo
Quiz Criativo
Songfics

Informativo

Destaques
Vagas abertas
Torne-se VIP

VOCÊ SABIA? As atualizações são anunciadas diariamente pelo nosso twitter. Siga o perfil para saber quais histórias foram atualizadas!

⥃ CONFIRA ATUALIZAÇÕES PASSADAS

Histórias Vip
  1. Be, por Ray Dias
    | K-Pop, BTS, Andamento
  2. Mafia's Paradise, por Pâms
    | Original, Andamento
  3. Sight, My Sight, por M-Hobi
    | K-Pop, Seventeen, Restrita, Finalizada
  4. Entre CEO's, por Ray Dias
    | Artistas, Woo Do Hwan, Restrita, Andamento
  5. Lady Lewis, por Pâms
    | Séries, Bridgerton, Finalizada

Encarnando o personagem
|| terça-feira 17 de abril de 2018 às 13:02 - Comentários
|| Arquivado em: Colunas

Fanfictions são a porta de entrada para drogas mais pesadas, como as originais disponíveis em diversas plataformas da internet. E é sobre essa porta que vamos falar hoje. Mais especificamente daquelas com o uso de personagens já existentes.

A dificuldade para encarnar um personagem que já existe é real. Apesar da persona em questão está pré definida, trabalhar com algo que não é seu pode ser um pouco perigoso e complicado.

O leitor, quando procura uma fanfic de um livro, série ou filme que ele acompanha, na maioria das vezes, espera que o personagem seja exatamente do jeito que ele foi desenhado. É frustrante ler um fanfiction de Jogos Vorazes, por exemplo, e ver Katniss sendo extrovertida. Não é da característica da personagem ser assim e, embora o autor tenha liberdade literária, tal posicionamento frustra um pouco aquele que ler sua obra.

Perdi as contas das vezes que desisti de ler uma fanfic de As Crônicas de Nárnia por achar a história muito distante do original. E isso vai muito além da personalidade do personagem: o plot é tão diferente da abordagem primária que passa a mensagem que o autor apenas repetiu os nomes do livro para chamar a atenção de um fandom específico. Por exemplo: para mim não faz sentido uma fanfic de The Flash se os personagens não são super-heróis.

Bem, aí está o problema. Como nós solucionamos, então?

A dica principal é anote as características principais do personagem. Fazer uma lista com as qualidades e defeitos ajuda tanto para fanfics como originais, afinal, não queremos ser inverossímil, não é? Então, antes de escrever um capítulo, é recomendado dar uma lida nessa lista para refrescar a memória e manter em mente que persona você quer mostrar aos seus leitores.

Exemplo: Detetive Amy Santiago de Brooklyn 99. Ela é extremamente certinha, gosta de seguir regras, das coisas muito bem organizadas, é responsável, muito competitiva e gosta de agradar seus superiores.

Diante dessas características, sei que não criaria uma cena em que ela tomaria uma atitude que comprometeria sua carreira sem um bom motivo.

Outra dica é perguntar-se: o que Fulano se estivesse nessa situação? Ainda com o exemplo da Santiago, se ela estivesse diante de uma aposta, duvido muito que ela levaria apenas como uma diversão. Sua natureza competitiva a impossibilitaria disso.

Caso você tenha dúvida, perguntar para um amigo que já leu o livro ou assistia a mesma série que você pode ser de grande ajuda. Duas cabeças pensam melhor do que uma.

Voltar sempre que possível para o material original também é indicado. Sei que, como fãs, dificilmente vamos achar que precisamos de mais pesquisa sobre a obra, no entanto, é sempre bom reler ou assistir cenas antes de escrever a fanfiction. Tal comportamento, além de ajudar na construção de uma obra fiel ao original, ajuda a nos dar mais gás para escrever.

Acredito que essas dicas podem ajudar a encarnar o personagem sem tanta dificuldade. Lembrando que isso se aplica apenas em fanfictions de narrativas, não de ídolos, afinal, a personalidade desses últimos vêm bem mais de nossa criatividade do que da vida real.

Espero que as dicas tenham lhe ajudado de alguma forma! Tem alguma dica a mais para acrescentar? Comente! Faça uma colunista feliz.

Até mais, pessoal.

Coluna por Maraíza Santos





0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
0
Would love your thoughts, please comment.x