Home

Atualizações
Colunas
Críticas

Projetos

Adote Uma Ideia
Leitor Criativo
Quiz Criativo
Songfics

Informativo

Destaques
Vagas abertas
Torne-se VIP

VOCÊ SABIA? As atualizações são anunciadas diariamente pelo nosso twitter. Siga o perfil para saber quais histórias foram atualizadas!

⥃ CONFIRA ATUALIZAÇÕES PASSADAS

Histórias Vip
  1. Be, por Ray Dias
    | K-Pop, BTS, Andamento
  2. Mafia's Paradise, por Pâms
    | Original, Andamento
  3. Sight, My Sight, por M-Hobi
    | K-Pop, Seventeen, Restrita, Finalizada
  4. Entre CEO's, por Ray Dias
    | Artistas, Woo Do Hwan, Restrita, Andamento
  5. Lady Lewis, por Pâms
    | Séries, Bridgerton, Finalizada

Ei, fui eu quem escreveu isso!
|| terça-feira 27 de outubro de 2015 às 16:15 - Comentários
|| Arquivado em: Colunas

Olá leitores e autores do Espaço Criativo!
Antes de aproveitarem tudo que o site pode oferecer, gostaria de bater um papo sério sobre plágio. Quem nunca leu um aviso sobre plágio em alguma história que atire a primeira pedra! Mas, o que é realmente plágio?

De acordo com Dicionário Online de Português, plágio é ação ou efeito de plagiar. Ação de apresentar alguma coisa (trabalho, livro, teoria etc.) como se esta fosse de sua própria autoria, embora tenha sido criada e/ou desenvolvida por outrem; plagiato.
Plágio, além de ser desonesto, também é crime, segundo o Código Penal Brasileiro. Infelizmente, na internet a facilidade de plagiar cresceu de forma descontrolada dando dores de cabeças enormes para autores em geral.
Há diversos tipos de plágios mais vistos no mundo das histórias publicadas online, entre eles estão o plágio completo, onde a história é simplesmente uma cópia da outra sem nenhuma letra alterada. Sem dúvida é o pior e mais descarado tipo de plágio praticado. Já o plágio parcial acontece quando são extraídos textos ou trechos de livros, história ou qualquer coisa que não é de sua autoria e adicionado na história. Lembrando que se o seu desejo é fazer uma citação ou referência em uma história, deve dar os devidos créditos ao autor mostrando que aquela parte não foi escrita por você, logo, isso não é apontado como plágio.
Uma dica para quem está escrevendo uma história baseada em uma série ou livro e necessita de determinada cena, diálogo ou evento para que a história faça sentido: evite copiar as falas e sensações dos personagens a fio. Se possível, resuma tudo em apenas um parágrafo — evita más interpretações.
O mais difícil de identificar é o plágio de trama onde há personagens, eventos e sentidos da fala na mesma ordem que outro lugar. Nesse caso, é preciso de muito cuidado para diferenciar plágio de clichê. Histórias que falam sobre intercâmbio, casamento arranjado ou namoro entre nerd e popular são clichês, não plágios. Obviamente, se a história tiver a mesma ordem de eventos e toda a filosofia igual à outra será plágio.
Aliás, recomendo para autoras que publicam histórias em várias plataformas com nomes diferentes deixarem bem claro que é a mesma autora, evitando, assim, qualquer mal entendido.

Se você se deparar com a infeliz situação de ser plagiada, não hesite em denunciar e reportar a nós o que anda acontecendo. Com certeza, a equipe responsável por isso analisará a ocorrência com cuidado e lhe dará resposta o mais breve possível.
Então é isso. Espero que tenha esclarecido todas as suas dúvida.
Até mais!

Maraíza.





0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
0
Would love your thoughts, please comment.x