Home

Atualizações
Colunas
Críticas

Projetos

Adote Uma Ideia
Leitor Criativo
Quiz Criativo
Songfics

Informativo

Destaques
Vagas abertas
Torne-se VIP

VOCÊ SABIA? As atualizações são anunciadas diariamente pelo nosso twitter. Siga o perfil para saber quais histórias foram atualizadas!

⥃ CONFIRA ATUALIZAÇÕES PASSADAS

Histórias Vip
  1. Em Busca de Mim, por Natashia Kitamura
    | Original, Restrita, Andamento
  2. Me Apaixonei Pela Babá, por Natashia Kitamura
    | Original, Finalizada
  3. Enemies But We've Got Benefits, por M-Hobi
    | K-Pop, Seventeen, Restrita, Finalizada
  4. 7 Heavens, por Betiza
    | K-pop, BTS, Restrita, Andamento
  5. Semiapagados, por Ray Dias
    | Cantores, Luan Santana, Andamento

Como escrever várias histórias ao mesmo tempo?
|| quarta-feira 18 de agosto de 2021 às 17:00 - Comentários
|| Arquivado em: Colunas

Você é uma pessoa muito criativa. Viu um filme ruim? Teve uma ideia genial. Escutou uma música legal no caminho de casa? Daria uma ótima história de amor! Discutiu sobre uma guerra imaginária entre dois heróis da Marvel? Caramba, já tem a premissa de uma fanfic.

Mas, espere: você quer escrever tudo isso de uma vez só?

Antes de dar dicas para como embarcar nesse mar de loucura, quero confessar uma coisa: sou contra escrever mais de uma história ao mesmo tempo. É muito melhor dedicar-se apenas a uma, pois, além de assegurar a qualidade, nem sempre temos tempo de sobra para escrever, não é? Um projeto por vez também facilita a concluí-lo.

No entanto, se você quer embarcar nesse desafio, vamos de dicas para escrever várias histórias ao mesmo tempo!

1. Estabeleça um cronograma

Se você quer finalizar os projetos que estão em andamento, sugiro que busque criar um cronograma de escrita. Costuma escrever 1 hora antes de dormir? Escolha os dias da semana que se dedicará ao projeto 1 (segunda e terça, por exemplo), o projeto 2 (quarta, quinta e sexta) e, para fechar, o projeto 3 (sábado e domingo). Ah, e não vale trapacear, hein? Se você estabeleceu um dia específico para aquela história, não vá atrás do projeto que sinta ser mais fácil de escrever. Comprometimento é comprometimento.

Acredite em mim, se você ficar fugindo dos projetos mais difíceis, eles nunca serão finalizados.

Esse cronograma também pode ser estabelecido a partir de semanas do mês, no qual você se dedicaria a uma história a cada 7 dias. Escolha o mais fácil para você adaptar a rotina.

2. Sem planejamento, sem projeto

Muitas vezes ficamos tão animados para transformar aquela ideia em uma boa história que esquecemos do crucial: o planejamento.

Sério, se está disposto a seguir o desafio de escrever mais de um projeto, mas não tem um planejamento com começo, meio e fim de cada um dele, melhor nem começar.

Isso estende-se também para quando é dedicação exclusiva, mas é mais fácil lidar com a falta de planejamento nesse caso do que quando têm vários outros projetos em andamento. A falta de planejamento pode gerar bloqueios criativos, confusões de histórias, furos e muita dor de cabeça.

Crie roteiro, fichas de personagens, faça mapas… Mesmo que eventualmente você venha mudá-los, tenha uma base inicial antes de escrever as histórias. Isso evitará um monte de problema, vai por mim.

3. Não confunda projetos!

Esse tópico também tem a ver com planejamento. Muitas vezes esses projetos são muito parecidos e acabam confundindo-se no mar de ideias da mente do escritor. Os nomes são trocados, informações tornam-se contraditórias e personagens mal desenvolvidos. Haja confusão! Por esse motivo, não recomendo a dedicação de mais de uma história por vez, principalmente quando ela é longa e precisa de um pouco mais de atenção.

Caso o desafio ainda pareça sedutor, aconselho trabalhar em projetos muito diferentes, daqueles que você sente entrando em outro mundo assim que abre a página do Word (ou do Google Docs, não sei). Assim, fica muito mais difícil perder a cabeça e errar informações que deveriam estar em outra história.

Acima de tudo, para escrever vários projetos, você precisa ser muito comprometido com eles. Não se esqueça disso!

Gostou dessas dicas? Espero que a coluna tenha ajudado você.

Até mais!

Coluna por Maraíza Santos




0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
0
Would love your thoughts, please comment.x