Home

Atualizações
Colunas
Críticas

Projetos

Adote Uma Ideia
Leitor Criativo
Quiz Criativo
Songfics

Informativo

Destaques
Vagas abertas
Torne-se VIP

VOCÊ SABIA? As atualizações são anunciadas diariamente pelo nosso twitter. Siga o perfil para saber quais histórias foram atualizadas!

⥃ CONFIRA ATUALIZAÇÕES PASSADAS

Histórias Vip
  1. Garota S, por Natashia Kitamura
    | Outros, Restritas, Finalizada
  2. Beyond Resemblance, por Betiza
    | Original, Restrita, Andamento
  3. Black & Diggory, por Reh
    | Livros, Harry Potter, Andamento
  4. The Most Beautiful Thing, por Liv
    | K-pop, Seventeen, Andamento
  5. Pulsação, por Betiza
    | Original, Andamento

Acentos de acordo com a nova ortografia – Parte 1
|| quarta-feira 3 de junho de 2020 às 18:30 - Comentários
|| Arquivado em: Colunas

Com o novo acordo ortográfico, muitas palavras perderam os acentos; outras continuaram com eles e algumas ganharam um novo. Embora esteja em vigor desde o ano de 2009, passou a ser obrigatório no ano de 2016 e causa alguns problemas para os autores que ainda não se acostumaram com as novas regras; eu mesmo costumo ter bastante dificuldade! Na coluna de hoje iremos nos ater aos casos mais famosos.

Antes, estabeleço alguns conceitos:

  • Paroxítonas: Palavras com penúltima sílaba como a sílaba tônica, sendo ela contada da direita para esquerda. A maioria das palavras em português se encaixam nessa classificação. Ex.: morada, qua
  • Oxítonas: Palavras com a última sílaba como sílaba tônica. Ex.: pajé, jabuti.
  • Ditongo aberto: encontro de duas vogais onde a primeira é aberta e a segunda é fechada. Ex.: céu, pai, corrói. 

Ditongos oi e ei

Os ditongos abertos oi e ei das palavras paroxítonas tiveram seus acentos abolidos, como por exemplo: assembleia, ideia, colmeia, europeia, paranoia, heroico, etc. Em casos de palavras que terminam com R continuam possuindo a acentuação, como contêiner.

Ditongos oo e ee

A acentuação em ditongos oo e ee também foi descartada em palavras paroxítonas. Temos como exemplo voo, perdoo, leem, veem, enjoo, etc.  

Í e Ú

De novo em palavras paroxítonas, perde-se a acentuação nas palavras que í e ú procedem de ditongos como em feiura, baiuca e bocaiuva. Porém, nas oxítonas em que o i/u termina a palavra ou antecede o s, a acentuação permanece, ex. Piauí e teiús.

Acento diferencial

Os acentos que serviam para diferenciar duas palavras com o mesmo som foram retirados. Agora, para entendê-las, é necessária ater-se ao contexto. Ex.: pelo, para, polo e etc.

Já em casos com os verbos que têm o acento para diferenciar o singular do plural, a acentuação continua. Os clássicos exemplos são: tem/têm, contém/contêm, obtém/obtêm, detém/detêm.

Espero que essas dicas sejam ajuda para vocês. Deixarei no fim do post alguns links que podem complementar a leitura. Faremos uma parte para trazer mais algumas regras de acentuação que não couberam no post.

Até breve!

Links úteis:

Coluna por Maraíza Santos





0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
0
Would love your thoughts, please comment.x