|| Arquivado em: Colunas
– Por Maraíza Santos.
Sabe aquele erro ortográfico que é tão comum que chegamos a questionar o certo ou errado de acordo com as normas? Demais e de mais entram nessa categoria.
Você saberia dizer se o certo seria: “ele fala demais” ou “ele fala de mais”? Bem, jovem padawan, vamos tirar de vez qualquer dúvida em relação a isso.
Demais
A palavra ‘demais’ toda junta é um advérbio de intensidade. Sua função é qualificar o verbo, adjetivo ou até mesmo outro advérbio; é usado para descrever um exagero. Voltando para o exemplo do parágrafo anterior, a resposta certa seria: ele fala demais. A palavra está referindo-se à forma em que o sujeito (ele) fala. Você pode substituir a palavra por “muito”; se o sentido continua o mesmo, você acertou na regra ortográfica.
‘Demais’ também pode ser um pronome indefinido que significa os restantes, os outros. Exemplo: Os demais estavam ocupados.
De mais
Daí você me pergunta “de mais” é um termo correto? Sim, ele é, mas em um contexto bem diferente: ele é uma locução adjetiva, que é uma junção de uma preposição + um advérbio ou um substantivo que funciona como adjetivo.
Exemplo:
de [preposição] + irmão [substantivo] = locução adjetiva
Por sua vez, a expressão “de mais” expressa quantidade, mas não intensidade. Caso você ainda tenha dúvida se deve usar a outra forma, substitua por “de menos”. Se o contexto não ficar esquisito, estamos falando da locução adjetiva aqui. Exemplo: Tinha gente de mais na casa de Alícia.
Agora me diga: o certo é “não vi nada demais” ou “não vi nada de mais”?
Se você disse que é a segunda opção, já conseguiu pegar o espírito da coisa. Para maior entendimento, segue alguns links de referência:
- https://www.portugues.com.br/gramatica/demais-ou-de-mais.html
- https://gramaticaonline.com.br/ela-fala-demais-ou-seria-de-mais/
É isso. Até mais!
AJUDE-NOS A MELHORAR! AVALIE ESTA COLUNA: