|| Arquivado em: Colunas
Apesar de não ser o maior exemplo de frequência de atualização, há algumas coisas que aprendi com os erros e acertos. A importância de um prazo de postagem é, com certeza, uma dessas lições que todo autor que publica suas histórias online deve aprender e usar a seu favor.
Atrair leitores é complicado. Além de requerer tempo para divulgação, há uma grande possibilidade do leitor não gostar ou não acompanhar por N motivos. A falta de frequência de postagens podem ser um fator crucial para manter seu leitor entretido.
Veja bem, também sou escritora; sei quão complicado e organizar nossa vida para escrever, revisar e postar. Não ignoro os desafios que os escritores passam para desenvolver uma história. No entanto, um prazo estabelecido entre o escritor e os leitores, além de melhorar nossa produtividade, cria um laço de confiança entre os dois.
A demora para a atualização pode desestimular o leitor e até fazer ele esquecer-se de sua história. Perdi as contas de quantas eu li, gostei, comentei, mas hoje não lembro o nome por não ter mais aparecido no post de atualização. Ou, provavelmente, apareceu, mas a memória fugiu da minha mente. Essa falta de contato acabou fazendo com que eu deixasse a história de lado, por mais que eu a adorasse. Por outro lado, durante um tempo acompanhei um original que a autora atualizava toda terça-feira. Sempre ficava ansiosa para o dia e o cumprimento desse prazo me fez confiar e admirar muito mais o trabalho da escritora.
Como, então, consegui fazê-lo quando temos tantos imprevistos?
Bem, a resposta é óbvia, mas a gente sempre tenta contorná-la: precisamos adiantar vários capítulos. Às vezes, dependendo do ritmo do escritor, a melhor ideia é escrever tudo de uma vez. Sei que é complicado, mas é a alternativa mais viável, além de lhe dar mais tempo para revisar com calma sua obra. É difícil segurar a ansiedade, mas manter um bom números de capítulos na manga lhe dará mais segurança para criar um prazo.
Qual é, então, a frequência ideal para a atualização?
Eu não posso responder isso, pois varia de cada autor, história e também da beta-reader. No meu caso, estou publicando um romance policial que tem poucas páginas, em média 4 ou 3, por isso publico semanalmente. O compromisso de publicar toda semana leva meus leitores a esperarem ansiosamente pela atualização e que eu escreva com mais rapidez para manter tudo em dia. Nisso, minha história sairá antes do que eu espero. Já histórias maiores, que requer muito mais tempo e dedicação, podem ser postados a cada duas semanas. Contudo, como eu disse antes, isso depende do que ficar mais confortável para você.
Hm, mas nada é tão fácil assim, não é? E se nesse meio tivermos um imprevisto, um bloqueio criativo? Avisar aos leitores por meio das redes sociais, ou mesmo no espaço específico para as notas do autor, é a melhor opção. Tenho certeza que eles irão entender.
Tem alguma opinião sobre a frequência de postagens? Tem algo a acrescentar na coluna? Pode comentar! Sua opinião é muito bem vinda.
Até mais!
Coluna por Maraíza Santos