Fanfic do Mês
K-pop, BTS, Andamento

Be

escrito por Ray Dias

O sonho de Lara sempre foi ser uma escritora de sucesso e um dia poder ser uma roteirista de um grande drama coreano. Por isso, ela se desafiou e, após terminar a sua faculdade de Educação Física, decidiu estudar roteiro na Coréia do Sul.
Os primeiros anos não foram nada fáceis! Mas no penúltimo ano do seu curso, ela pôde ver seu sonho se realizar.
Enquanto estagiava em uma empresa de mangás e um dia, Sang Chanyeol Chang, o seu sunbae na empresa, lhe deu a notícia que ela não sabia, mas iria mudar a sua vida. Lara não poderia imaginar, mas graças àquilo conheceria o amor da sua vida e se casaria com ele. E não, não era mais um cara comum como os seus ex-namorados da época de adolescência. Ele era nada menos do que um dos idols mais cobiçados da Coreia.

leia a história →



Arquivo

Como eles pensam?

|| terça-feira 1 de dezembro de 2015 às 15:35 - Comentários
|| Arquivado em: Colunas


Era uma vez uma autora muito talentosa. Ela sempre escrevia histórias na primeira pessoa do singular e no ponto de vista feminino, sua área de conforto, e tinha sua pequena legião de leitores, que eram bastante exigentes. Esses leitores clamavam por um capítulo onde o mocinho da história narrasse — ninguém aguentava mais aquele mistério que o rodeava. Então, um belo dia, depois de muita insistência, ela diz: “Sim, irei fazer um capítulo com o POV do personagem principal.”.
Os leitores comemoraram e a autora colocou as mãos na cabeça e pensou em desespero: “O que foi que eu fiz?”.
Essa é a situação que muitas autoras passam ao escreverem a história a partir do personagem masculino. Muitas não se sentem confortáveis ou não fazem a mínima ideia de como começar. Pensando nisso, separei algumas dicas para tornar o trabalho mais fácil para vocês.

1 – PARE! Você quer fazer isso mesmo?

Essa é uma pergunta crucial em todos os momentos que você tomar alguma decisão ao decorrer de sua história: Isso é realmente necessário para o desenrolar da história? A troca de ponto de vista vai acrescentar ou atrapalhar a mensagem que você quer passar?
É claro que se seu objetivo é um spin-off ou bônus para seus leitores, a ideia pode ser aprovada sem problemas. Mas, caso não seja, lembre-se: isso pode comprometer a sua história.

2 – Quem é você, personagem?

Não a ninguém que conheça melhor seu personagem do que você. Ele é durão? É extremamente sensível? É divertido? Explore cada uma de suas características durante sua narração. Entre na cabeça dele e faça aquela perguntinha básica: “Nessa situação, como o personagem x pensaria?”.
Muitas autoras se perdem ao escrever parte da história no ponto de vista masculino, pois acabam descaracterizando o personagem antes tão bem criado. Não faz nenhum sentido um protagonista que não demostra bem seus sentimentos falar a cada parágrafo o quanto ama seu par na história, quase escrevendo um soneto de Shakespeare; do mesmo jeito que não faz sentido um personagem que se demostra sempre formal usar palavrões ou gírias mais de cinco vezes em toda frase que ele falar.

3- Todos os homens são iguais… Ou não?

Estereótipos estão presentes em todos os lugares e nas histórias que são publicadas na internet todos os dias acontece frequentemente. Infelizmente, eles também afetam durante a narração do personagem masculino.
Autoras, do mesmo jeito que é horrível o pensamento de que mulheres apenas ligam para dinheiro, sapatos e moda, é horrível pensar que homem apenas liga para peito, bunda e futebol. Para “masculinizar” a narrativa de seu personagem não é necessário fazê-lo reparar a cada curva de um corpo da mulher que passa por ele na rua — a não ser que, claro, a personalidade criada por você requeira isso.
É sempre bom ressaltar que, embora seja um personagem que faz parte de universo totalmente diferente do que estamos acostumadas, é crucial lembra-se que não importa o gênero; cada pessoa tem o seu próprio mundo que independe de seu sexo.
Homens são geralmente conhecidos por serem insensíveis — uma questão de estereótipo que preciso destacar —, por essa razão, muitas autoras agarram a isso como verdade absoluta e tentam criar um homem dos sonhos baseado na ideia que um homem apaixonado não para de pensar um segundo sequer na pessoa amada e nos motivos da existência desse sentimento. É desconfortável ler uma narração como essa que, na maioria das vezes, apenas empobrece o texto e não convence o leitor.
Entre na cabeça de seu personagem, se pergunte como ele agiria diante a essa situação e, acredite, ficará bem mais fácil!

Sugestão de livros no ponto de vista masculino escrito por mulheres:
– Atraído de Emma Chase. Além de ser muito divertido, você tem uma visão legal e fluída de como é o “universo masculino”.
– Em Casa Para o Natal da Cally Taylor. O livro é dividido entre o ponto de vista da Beth e do Matt e é bem dinamizado. Mesmo com o aviso do começo de quem vai narrar o capítulo, é fácil perceber quem está falando pela forma como o personagem se expressa.
– Desastre Eminente de Jamie Mcguire. Por mais que eu não seja a maior fã dessa série de livros, tenho que admitir que Jamie escreveu a história no ponto de vista de Travis com maestria e merece ser uma referência aqueles que procuram melhorar nesse ponto.

Até mais!

Maraíza Santos.





0 0 votos
Article Rating
Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários

Quote da vez

— Para de pensar tanto, Buttercup. — Ele a puxou para mais perto num abraço a encarando olhos nos olhos, ou mais ou menos isso, considerando a diferença de altura entre os dois. — A gente só demorou para estar aqui porque você pensa demais.

With Somebody Like Me {Outros, Finalizada}

Mais lidas

  1. Entre CEO's {Artistas, Woo Do Hwan, Restrita, Andamento}
  2. No Coração da Fazenda {Virou Livro, Andamento}
  3. Secret Angel {Grupos, One Direction, Restrita, Finalizada}
  4. Military Dignity – Endless War {Outros, Andamento}
  5. Entre Dois Mundos {Original, Andamento}
  6. Black & Diggory III {Livros, Harry Potter, Andamento}
  7. Talvez Não Seja Uma História de Amor {Original, Finalizada}
  8. Efeito Colateral {Original, Andamento}
  9. Five Years Gone {Heróis, Marvel, Restrita, Andamento}
  10. Nos Seus Olhos {K-pop, Enhypen, Andamento}

Em Ascensão

  1. A História de Claudia e Francisco (Omegaverse) {Livros, Harry Potter, Restrita}
  2. Aquilo que nos favorece {Original}
  3. God Complex {Séries, Supernatural}
  4. Lustful Contract {K-pop, ATEEZ, Restrita}
  5. Quando você me viu {K-pop, Enhypen, Restrita}

Menu Extenso

2015 – PRESENTE
Todos os direitos reservados

siga-nos no Instagram


0
Adoraria saber sua opinião, comente.x