
escrito por Natashia Kitamura
Vinda de uma família que possuía o dom de trazer o amor desejado, ela se viu presa em uma maldição quando desobedeceu uma das regras de San Valentin: Não quebrar uma corrente de amor. Ela havia feito porque o garoto havia traído sua melhor amiga. Mas uma corrente é uma corrente, e agora, quase 15 anos depois, ela ainda sofre com o castigo de San Valentin. Nunca namorou.
Mas será que o santo do namoro e do relacionamento é assim tão maldoso?
|| domingo 24 de março de 2024 às 14:00 - Comentários
|| Arquivado em: Colunas, Postagens
– Por Fe Camilo.
Olá, pessoal! 😊
Vocês já ficaram na dúvida entre utilizar a palavra narração ou narrativa? Até hoje ainda não entende bem a diferença entre as duas? Então, chega mais, que seus problemas acabaram!
Devo confessar que eu faço parte do grupo que sempre carregou essa confusão na cabeça, mas por achar as duas muito similares, nunca dei muita importância para esclarecer o assunto. E para minha surpresa, após pesquisar extensivamente, acabei descobrindo que estava certa esse tempo todo: as duas palavras são sinônimas.
De acordo com o dicionário de Oxford, narração é “a exposição escrita ou oral de um acontecimento ou de uma série de acontecimentos mais ou menos sequenciados” e “ação, processo ou efeito de narrar; narrativa”. Enquanto narrativa é “exposição de um acontecimento ou de uma série de acontecimentos mais ou menos encadeados, reais ou imaginários, por meio de palavras ou de imagens” e – também – “ação, processo ou efeito de narrar; narração”.
Em qualquer pesquisa feita, você logo perceberá que as duas são utilizadas recorrentemente dentro do mesmo contexto para substituir uma à outra. Ambas representam uma sequência de fatos interligados que ocorrem ao longo de certo tempo e possui elementos básicos na sua composição, tais quais: fato, tempo, lugar, personagens, causa, modo e consequência. Basicamente, elas denominam o que popularmente chamamos de história, um enredo que se divide em apresentação, desenvolvimento, clímax e desfecho.
Ainda assim, acredito ser importante evidenciar que, por mais que as duas palavras possam ser usadas no mesmo contexto, consegui notar que ‘narração’ é bem mais utilizada para denotar o ato de contar a história, enquanto narrativa é associada ao enredo, à trama que está sendo contada.
Veja nos exemplos abaixo:
“A narração é como um quadro, a diferença, no entanto, é que com palavras pintamos pessoas”. (Gabriel Dias)
“Não importa a narrativa, o contexto ou o desfecho, no livro da vida o que realmente faz a diferença é saber aproveitar melhor cada momento”. (Anderson Martins)
Espero que agora essa “pulguinha atrás da orelha” tenha se mandado e você possa utilizar os dois termos sem nenhuma complicação. Até logo! 😊
AJUDE-NOS A MELHORAR! AVALIE ESTA COLUNA:
— Para de pensar tanto, Buttercup. — Ele a puxou para mais perto num abraço a encarando olhos nos olhos, ou mais ou menos isso, considerando a diferença de altura entre os dois. — A gente só demorou para estar aqui porque você pensa demais.
With Somebody Like Me {Outros, Finalizada}
2015 – PRESENTE
Todos os direitos reservados