|| Arquivado em: Colunas
Por existirem palavras que soam iguais, mas que escrevemos diferente, várias vezes pode bater a dúvida de como é a forma de cada uma. Nesta coluna, esclarecerei as dificuldades em relação às formas “afim” e “a fim”.
Primeiramente, vamos tratar de “afim”, que é uma explicação mais breve e direta.
1. Afim pode funcionar como substantivo ou adjetivo, podendo ser flexionado no plural (afins). Ele é relacionado com “Afinidade”, ou seja, proximidade, parentesco, uma característica comum e por aí vai. Segue a linha de semelhança entre coisas mencionadas, por exemplo:
• Estou indo comprar umas roupas e afins.
• Os partidários e afins estão convidados.
• Suas vontades são afins.
• Possuem ideias afins, e aí se dão bem.Observação: é muito mais comum usar esse termo no plural, como foi mostrado nos exemplos.
Já “a fim”, escrito separado, pode ter três funções. Em todas elas, utilizamos “a fim de”, com a preposição adjunta a ela. Veja os casos abaixo:
1. Estar com vontade de fazer algo. – Estou a fim de ir ao cinema hoje!
2. Estar interessado romanticamente em alguém: – João está a fim de Maria.
3. E por fim, “a fim de” é uma locução com função de conjunção final, ou seja, indica uma finalidade e equivale a “com a intenção de”. – Eu preciso ir ao banco a fim de checar meu saldo.Observação: É importante relevar aqui que, ao contrário de “afim” que tem a ver com AFINIDADE, a locução “a fim de” tem a ver com FINALIDADE.
Essa é a diferença entre as duas formas. Como é mais comum utilizarmos “afim” no plural, como mencionei anteriormente, acredito que seja mais frequente o uso de “a fim de”, por isso, preste bastante atenção no espaço entre as palavras e à preposição ao final da locução, e mantendo em mente o significado que você quer exprimir, arrase muito na escrita!
Coluna por Annelise Stengel
Adorei conhecer seu blog, tem muito artigos bem interessantes. Baixar anydesk no Android