|| Arquivado em: Críticas
Ela, por Ray Alves {Original, Finalizada}
Nota: [usr 4,2]
RAZÕES PARA LER: Pode não parecer, mas quando se lê muitas fanfics, é possível começar a avaliar a qualidade da escrita da autora, pela sinopse. É claro que não devemos julgar um conteúdo inteiro com apenas o texto que mostra uma prévia do que iremos ler na história, mas é inevitável não se ver satisfeito ao se deparar com um texto ao mesmo tempo simples e interessante. Combinado com o título da história, a que podemos chamar de folha de capa está com sua publicidade positiva completa. Um bom título, com uma sinopse interessante.
A escrita da autora segue o ritmo de qualidade dos pontos mencionados. O ponto máximo foi o detalhe em como a narrativa ocorre de acordo com o cenário em que o enredo se passa; estamos no Brasil e os personagens agem de acordo com o que lemos em livros nacionais.
A escolha, inclusive, deste cenário, é outro ponto positivo da história. Ainda que não justifique uma nota maior – obviamente, não julgo a escolha dos autores sobre onde a história deve se passar –, acho bonito de se ver quando um autor valoriza o próprio conhecimento e explora o próprio país.
Além disso, os problemas sociais que muitas mulheres (e homens) enfrentam no nosso país foram ricamente retratados: o relacionamento abusivo, a diferença social, o assédio, a luta dos mais humildes em conquistar o seu lugar no mundo, entre outros mais, são apenas alguns pontos tratados que foram encaixados de forma sutil na construção da nossa heroína.
Heroína essa que pode muito bem representar a mulher brasileira. Dona de si, com seus defeitos e inseguranças (principalmente de acordo com a idade dela), mas com sonhos e garra para correr atrás e conquistá-los.
A autora usa como inspiração da história, a música do ProJota, Ela só quer paz, que traz a figura de uma mulher que merece o respeito do homem. Achei interessantíssima a maneira como ela interpreta a música e a transforma na história. Um bom exemplo de songfic.O QUE PODE MELHORAR: Revisar mais uma vez antes de enviar para o site pode ajudar a eliminar alguns erros, como pontuação ou palavras escritas de forma errada. Em alguns momentos, os erros acabaram atrapalhando a fluidez da leitura.
A relação entre os personagens principais começou de maneira ótima. Turbulenta, mas muito divertida. No entanto, senti falta de uma descrição maior da parte da personagem – já que a história é narrada na primeira pessoa – sobre a relação entre os dois. Talvez a autora espere que o autor suponha, devido aos acontecimentos no início da história, que é normal os dois terem uma relação mais “amigos” ao invés de “chefe-funcionária”, no entanto, não é legal jogar isso à sorte. É possível sentir que há uma lacuna que deveria ter sido preenchida com mais descrição. “Por que os dois são tão amigáveis, quando são simplesmente chefe e funcionária? Não deveria haver uma linha entre eles?” Pode haver uma confusão, mas não se a autora descrever, justificando o comportamento entre os dois.DICA: Ray, sua história possui inúmeras riquezas, que acredito ter conseguido expressá-las nos pontos positivos. Você tem uma escrita de qualidade e uma criatividade incrível! Uma dose extra de atenção na revisão antes de enviá-la para sua beta e tenho certeza que chega à excelência!
Espero que continue escrevendo e preenchendo o Espaço Criativo com mais enredos gostosos de se ler. Será um prazer ler todos!SUGESTÃO DE COLUNA:
- Os 4 diferentes porquês: como usá-los?
- Como evitar a repetição de palavras
- Uso do “que” – Parte I
- Uso do “que” – Parte II
- Dicas de Ortografia – A vírgula de cada dia
– Crítica por: Nikki
O site possui a permissão do autor em elaborar postar todas as críticas divulgadas em nosso domínio. Leia outras críticas aqui.