|| Arquivado em: Colunas, Dicas de gramática, Postagens
– Por Fe Camilo.
Olá, minhas queridas leitoras!Hoje estou aqui para dar uma ajudinha em uma questão gramatical que é até simples, mas que dá uma confundida boa, sempre dá! Depois de ler essa coluna, vocês entenderão de uma vez por todas se devemos utilizar letras maiúsculas ou minúsculas após o travessão.
Vamos iniciar entendendo, antes de tudo, o que é esse bendito sinal da língua portuguesa. O travessão é um sinal representado por um traço na horizontal (-), o qual é utilizado em discursos diretos, para acrescentar informações adicionais e explicativas, dar ênfase em algum elemento na frase ou mesmo substituir outras pontuações (dois pontos, vírgula e parênteses).
Como vocês já me conhecem e sabem que gosto das coisas bem explicadinhas em seus mínimos detalhes, vou mostrar um exemplo de cada uso para melhor ilustrá-los.
1. Discurso direto: demarcar a fala de alguém em um texto.
– A que horas você vai para a festa hoje?
– Pretendo ir por volta das onze.
2. Acrescentar informações adicionais e explicativas.
Aline e Marcos – os melhores oradores da turma – competiriam na maior competição de debates que a cidade já teve.
Ela pensava em seus autores favoritos – Machado de Assis, Clarice Lispector e Rubem Alves – quando a professora lhe chamou.
3. Dar ênfase em algum elemento na frase.
Mergulhei me seus olhos azuis – tão límpidos quanto o mar – e ali desejei morar por toda vida.
4. Substituir outras pontuações.
Ela já sabia que ele era assim: completamente incorrigível, mas o amava.
Ela já sabia que ele era assim – completamente incorrigível, mas o amava.
Uma de minhas maiores inspirações é Nelson Mandela, um homem que não desistiu mesmo após enfrentar tantos desafios.
Uma de minhas maiores inspirações é Nelson Mandela (um homem que não desistiu mesmo após enfrentar tantos desafios).
Uma de minhas maiores inspirações é Nelson Mandela – um homem que não desistiu mesmo após enfrentar tantos desafios.
E agora vem a pergunta que não quer calar: afinal, devemos usar letra maiúscula ou minúscula após o travessão?
A resposta que, a essa altura do campeonato vocês já devem conhecer, é de que depende da circunstância em que a travessão está sendo utilizada. Nos usos 2,3 e 4 exemplificados acima, sempre utilizamos letras minúsculas, a menos que seja um nome próprio.
Em diálogos, você pode utilizar tanto letra maiúscula quanto minúscula, a depender da forma como você construir a frase. Para narrar a fala do sujeito, sempre inicie com letra maiúscula.
Se você deseja acrescentar alguns trechos narrativos (ações do personagem, emoções, descrições) após ou entre as falas de um personagem, sempre utilize letra minúscula após o travessão.
Exemplos:
– Amy, eu realmente preciso que você me escute. – suplicou João – Eu não posso viver sem você.
– John, eu te amo mais do que tudo nessa vida. – disse Chloe com um aperto no coração – E é por isso que eu preciso ir embora.
– Ah qual é, irmão! – insistiu Greg com um sorriso no rosto, sua leveza natural quase sendo o suficiente para convencer Heitor a se juntar ao amigo.
Se você deseja encerrar o diálogo e acrescentar algum trecho narrativo que não se conecta ao diálogo, a frase seguinte deve iniciar com letra maiúscula.
Exemplos:
– Tchau, mãe, te vejo mais tarde. – A garota saiu porta afora sentindo que o dia seria fantástico, seu coração parecia até bater mais forte em antecipação pelo que estava por vir.
– Eu não consigo nem olhar na sua cara, para ser sincera, nem sei mais quem é você. – Ela virou de costas e foi em direção ao quarto, se apressando em pegar sua mala e ali jogar tudo que lhe parecia útil, desesperada para sair daquela casa.
Por hoje é só, meninas! Espero ter ajudado na compreensão desse sinal tão necessário em nossas histórias. Já corre para colocar em prática no seu próximo capítulo.
AJUDE-NOS A MELHORAR! AVALIE ESTA COLUNA:
[…] Travessão, me ajuda a te ajudar […]