|| Arquivado em: Colunas
ATENÇÃO!!! Esta coluna tem como finalidade complementar as colunas “Continue a escrever” e “Foco na hora de escrever”. Não deixe de lê-las para um conteúdo completo!
Talvez você não seja do tipo que tem problemas para escrever regularmente. Talvez você seja daquele que atualiza sempre. No entanto, você se pegue pensando “quando terminarei essa história?” ou “quando começarei uma nova?”. E aí, quando vai finalizar esse projeto? Vai ficar com ele para sempre?
Há dois problemas mais comuns daqueles que querem finalizar a história: terminar e deixar furo nos plots, e enrolar demais para colocar o tão aterrorizador ‘fim’. Qual das opções é a sua? Vem cá, vamos conversar sobre cada uma delas.
A) Não quero largar a história e agora?
Para mim é quase doideira pensar que alguém não quer largar uma história. Quando começo um projeto, minha vontade é de finalizar o mais rápido possível. Porém, as pessoas são diferentes, não é? Cada um com seus rolês.
Às vezes é difícil aceitar que a história acabou, que você não precisará escrever mais nada e que não terá que se preocupar mais com aqueles personagens. A perspectiva de não ter nenhum projeto, nenhuma ideia para a próxima atualização também pode ser estarrecedora. Seja lá qual o seu motivo, recomendo que seja sincero/a consigo mesmo. Algumas perguntas abaixo podem te ajudar:
- Já consegui cumprir o objetivo geral da história?
- O plot principal já foi concluído?
- E os plots secundários? Todos eles chegaram no final que você planejou?
Se a resposta de todas as perguntas é ‘sim’, está na hora de finalizar história. Não enrole, não crie coisa de onde não existe, não fique insistindo no que já teve seu “tempo de vida”. Apenas aceite que essa história terminou e você deve seguir em frente. Ninguém gosta de acompanhar uma ficção que se perde em um monte de plot apenas para encher linguiça.
Se há mais algo a contar com esses personagens, porém que não seja tão ligada ao olor principal, aconselho a ler a coluna ‘Continuação: boa ou má ideia?’. Talvez seja uma boa opção a ser seguida.
B) Larguei a história, mas sinto que esqueci alguma coisa…
Quer dizer que você já terminou a história? Que ótimo! Mas está um pouco inseguro, não é? Recomendo a você reler tudo. Isso, releia. Procure pontas soltas e coisas que esqueceu de concluir. Pense nos personagens secundários, aqueles pequenos núcleos que compõe a trama principal. Aí vão alguns tópicos para que você possa se guiar:
- As perguntas do enredo foram respondidas?
- As que não foram, foi propositalmente?
- O final foi aquilo que você planejou?
- O caminho até lá é coerente?
Se até aí você ainda tem dúvida, recomendo que fale com um amigo próximo e peça para que ele quebre esse galho para você e analise o final, preste atenção nos furos e etc. Pode levar um tempinho, mas o resultado é recompensador.
Espero que essas dicas possam sejam de muita valia a você. Tem mais alguma coisa a acrescentar? Compartilhe com a gente!
É isso, até breve.
Coluna por Maraíza Santos