
escrito por Natashia Kitamura
Vinda de uma família que possuía o dom de trazer o amor desejado, ela se viu presa em uma maldição quando desobedeceu uma das regras de San Valentin: Não quebrar uma corrente de amor. Ela havia feito porque o garoto havia traído sua melhor amiga. Mas uma corrente é uma corrente, e agora, quase 15 anos depois, ela ainda sofre com o castigo de San Valentin. Nunca namorou.
Mas será que o santo do namoro e do relacionamento é assim tão maldoso?
|| terça-feira 1 de novembro de 2016 às 10:50 - 1 comentário
|| Arquivado em: Colunas
Confira a primeira coluna da série: Dicas de Ortografia: A vírgula de cada dia.
Um dos maiores desafio de quem está aprendendo ortografia na escola é a crase. Ah, maldito “acento agudo” do lado contrário! Quando, então, devemos usar essa junção de uma preposição+artigo feminino?
Vamos às dicas?
1. Crase não acompanha termos masculinos.
A regra básica que não deve ser esquecida de jeito nenhum! Crase apenas acompanha termos femininos. Não existe: Foi à cavalo, por exemplo, ou Foi à pé.
2. Não há crase antes de pronome pessoal, nem pronome de tratamento.
Ela, Vossa Excelência, vocês, Vossa Senhoria são apenas exemplos de expressões e pronomes que a crase não acompanha. Entretanto, antes das palavras senhorita e senhora é usado a crase. Lembre-se: apenas nesses casos citados!
3. A hora é acompanhada.
Quando a frase indica a famigerada hora, a crase é usada. Ex.: “Ele apareceu às dez da manhã com uma cara de poucos amigos.”.
4. Pronome possessivo tem escolha.
Quando antecede os pronomes possessivos, é facultativo o uso da crase. Frases como: “Vou falar a/à sua mãe sobre isso!” pode ser escrita com ou sem crase.
5. Exceções das palavras masculinas.
Como toda regra há exceção, no português não é diferente. Palavras que tem “à moda de” nas entrelinhas devem receber a crase.
Por exemplo: “Flávio canta à Weslley Safadão” que dá a ideia de “Flávio canta à moda de Weslley Safadão” deve ser acompanhado de crase.
6. Locuções adverbiais femininas não estão sozinhas.
As locuções adverbiais femininas, conjuntivas e prepositivas acompanham crase. Exemplos: às pressas, à procura, às escondidas, à tarde, às vezes, à semelhança de e à direita e etc, todas elas não estão sozinhas.
Espero que tenham gostado dessas dicas; são poucas, mas bastante valiosas para quem estiver tentando aprender. Recomendo um estudo mais aprofundado e a atenção dobrada ao revisar seu capítulo.
Até breve.
Coluna por Maraíza.
— Você passou por todos esses anos nos escuro, é normal achar que está sonhando ainda.
— E não estou? [...]
— Se estiver sonhando... — ela se aproximou de mim e me beijou novamente com suavidade. — Não o deixarei acordar.
I Need U {K-pop, BTS, Finalizada}
2015 – PRESENTE
Todos os direitos reservados
O que dizer dessa coluna que mal conheço e já considero essencial pra vida? Muito boa Maraíza, sempre acabo reformulando a frase se não tenho certeza do uso da crase, mas agora prometo parar de fugir dela! <3