Home

Atualizações
Colunas
Críticas

Projetos

Adote Uma Ideia
Leitor Criativo
Quiz Criativo
Songfics

Informativo

Destaques
Vagas abertas
Torne-se VIP

VOCÊ SABIA? As atualizações são anunciadas diariamente pelo nosso twitter. Siga o perfil para saber quais histórias foram atualizadas!

⥃ CONFIRA ATUALIZAÇÕES PASSADAS

Histórias Vip
  1. Me Apaixonei Pela Babá, por Natashia Kitamura
    | Original, Finalizada
  2. 7 Heavens, por Betiza
    | K-pop, BTS, Restrita, Andamento
  3. Kisses in the 3rd Floor, por Reh
    | Livros, Harry Potter, Finalizada
  4. Beyond Resemblance, por Betiza
    | Original, Restrita, Andamento
  5. Eletric Touch, por Betiza
    | K-pop, BTS, Restrita, Andamento

(Nothing) More Than Friends
|| terça-feira 27 de agosto de 2024 às 13:50 - Comentários
|| Arquivado em: Críticas, Postagens

(Nothing) More Than Friends, por Effy Stanfield {LGBT+, Finalizada}


Resumo

Ela está cansada de mandar sinais aos garotos, principalmente a seu melhor amigo que está interessado nela, que ela não tem interesse nenhum nele(s). Tudo o que ela consegue ver, é a amiga que tem o melhor sorriso do mundo e o melhor papo do mundo, e a faz sentir as melhores coisas do mundo.

CLIQUE AQUI E LEIA ✨(NOTHING) MORE THAN FRIENDS✨!


Avaliação

🚨 LEIA ANTES DE COMEÇAR! 🚨
Esta avaliação possui (possível) spoiler sobre o final da fanfic.

– Por Aeri.

RAZÕES PARA LER: A história aborda um assunto pouco comentado como principal nas fanfics: a homossexualidade.

Feita de forma leve e em tom de infanto-juvenil, a história se passa em um cenário muito comum: a era adolescente, quando os jovens estão descobrindo seu lugar no mundo, e também descobrindo a si mesmos.

É o que acontece com a personagem principal, que observa seus sentimentos se tornarem mais forte pela nova amiga. Tudo é feito com naturalidade, diferente da maioria das fanfics, que parecem precisar erguer uma bandeira do LGBT+ e apontar todos os preconceitos que esse grupo passa em seu cotidiano. Esse é, de fato, um assunto delicado para quem não o vive, mas não só pode, como deve ser tratada com a naturalidade que ela é.

É fofa a maneira como a personagem mostra as inseguranças de ter finalmente admitido em voz alta sua sexualidade para a melhor amiga; uma das cenas mais marcantes da fanfic. A maneira como a conversa acontece mostra que a amizade é importante em momentos como este.

Outro fator que acrescentou à história, é a religião dos pais, que seguem à risca as regras da etiqueta religiosa, por exemplo, a oração antes de se iniciar a refeição. É uma curiosidade saber o tipo de reação que pais com essa ideologia irão oferecer à notícia de que a filha é lésbica.

Spoiler: Esse assunto provavelmente será mais bem explorado na segunda parte da fanfic, intitulada What I Need, de acordo com a sinopse dela. Venho com uma crítica dessa continuação em breve!

CLIQUE AQUI E LEIA ✨(NOTHING) MORE THAN FRIENDS✨!

O QUE PODE SER MELHORADO: 

  • Diversas palavras durante a história não possuem necessidade de iniciarem em caixa alta, como ‘Colégio’, ‘Exatas’, ‘Heróis’ e matérias escolares (Matemática, Filosofia) que não são sujeitos em destaque como, por exemplo, a ‘Gangue’, que serve de título para se referir ao grupo de quatro amigos da personagem principal.
  • O uso do ‘que’ também precisa de atenção. Na frase “[…] os amigos que você faz no colégio serão aqueles que do qual irá se lembrar…”, a conjunção ‘que’ não existe nesta frase. O correto seria “[…] os amigos que você faz no colégio serão aqueles os quais irá se lembrar…”. Veja que o pronome relativo “os quais” vai para o plural, porque ele se refere ao sujeito “amigos”.
  • É preciso de revisão no uso da crase (a falta dela).
  • A mudança de cena na fanfic pode ser dividida para uma leitura mais organizada e compreensiva. A narrativa vai de uma introdução explicativa direto para a cena em que estão na escola; o tempo da cena parece mudar em um piscar de olhos. O ideal é a introdução ser feita, haver um espaço ou algum sinal/símbolo que marque a mudança de cena/cenário, como foi feita mais tarde quando houve um pulo no tempo da cena.
  • Um ponto que não considerei negativo, mas a ser considerado, é o uso dos nomes interativos na sinopse. Por ser uma fanfic original, compreendo o interesse da autora em utilizar os nomes originais na sinopse também. O que deve ser considerado é a seguinte questão: o quanto isso auxilia ou prejudica a leitura?

DICA: Oi Effy! Acredito que essa tenha sido a fanfic femmeslash mais legal e mais bem construída que já li. Adorei o cenário colegial e como com ele veio cheio do que podemos ver quando estamos nessa idade em que somos o centro do universo e ele não gira do jeito que queremos.

Uma dica quanto à questão dos nomes na sinopse, é colocar os nomes originais nas caixas de perguntas para que o leitor, ao digitar ‘enter’, consiga ter a opção de ler com os nomes originais, ou, outra opção, é colocar um asterisco nos nomes interativos na sinopse e abaixo informar fonte menor que os nomes são interativos dentro da história.

Já estou prontíssima para a continuação. Já vi que o Rafa vai fazer besteira e causar com a vida do meu casal! Vejo você logo mais!

SUGESTÃO DE COLUNAS:

Ajude-nos a melhorar! Avalie esta crítica abaixo:

O site possui a permissão do autor em elaborar postar todas as críticas divulgadas em nosso domínio. Leia outras críticas aqui.




0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
0
Would love your thoughts, please comment.x