Home

Atualizações
Colunas
Críticas

Projetos

Adote Uma Ideia
Leitor Criativo
Quiz Criativo
Songfics

Informativo

Destaques
Vagas abertas
Torne-se VIP

VOCÊ SABIA? As atualizações são anunciadas diariamente pelo nosso twitter. Siga o perfil para saber quais histórias foram atualizadas!

⥃ CONFIRA ATUALIZAÇÕES PASSADAS

Histórias Vip
  1. Me Apaixonei Pela Babá, por Natashia Kitamura
    | Original, Finalizada
  2. 7 Heavens, por Betiza
    | K-pop, BTS, Restrita, Andamento
  3. Kisses in the 3rd Floor, por Reh
    | Livros, Harry Potter, Finalizada
  4. Beyond Resemblance, por Betiza
    | Original, Restrita, Andamento
  5. Eletric Touch, por Betiza
    | K-pop, BTS, Restrita, Andamento

Breathe (2am)
|| terça-feira 16 de julho de 2024 às 15:00 - 1 comentário
|| Arquivado em: Críticas, Postagens

Breathe (2am), por Ray Dias {Original, Finalizada}


Resumo

Ela foi traída pelas pessoas que mais confiava e, quando acha que está livre para seguir sua própria vida, o drama retorna com mais questões a serem resolvidas. A começar pela traição, que pode ser que não tenha, de fato, acontecido.

CLIQUE AQUI E LEIA ✨BREATHE (2AM)✨!


Avaliação

ESTA CRÍTICA PODE CONTER SPOILER.

– Por Aeri.

RAZÕES PARA LER: A sinopse começa já determinando que esta é uma fanfic baseada em uma música e que fala sobre um romance interrompido. Logo em seguida, há a promessa de uma superação. A forma como a sinopse foi construída é um ponto positivo diferente, como se fosse uma breve resenha, mas feita de forma eficiente capaz de atiçar a curiosidade do leitor.

A história, de fato, trata sobre um romance interrompido. Nossa heroína viveu 5 anos em um namoro escondido com quem achou ser o homem de sua vida quando, na atualidade, é traída por ele no momento em que, após terminar com ela, aparece em um relacionamento sério com sua irmã mais nova – a única que sabia do romance dos dois. É no meio disso tudo e também a partir daí que a história se desenvolve. A assertividade durante a sintetização dos fatos que mencionei acima é feita na fanfic com muita qualidade. Narrada na primeira pessoa, a personagem conta, com tom de alguém que teve seu coração quebrado, mas que é forte o bastante para superar qualquer obstáculo que apareça na frente, tudo o que aconteceu entre ela, seu ex e sua irmã (e os demais personagens da história).

A linha do tempo na narrativa foi outro fator digno de palmas. A autora decidiu colocar um plot twist no primeiro minuto de leitura, incitando a raiva, a indignação e a sede por sangue (pode ser exagero, mas fica em aberto se estou certa ou não quando você também realizar a leitura) necessária para que o resto da leitura da fanfic aconteça exatamente no tom que a personagem vive.

E o que iniciou com um simples caso de superação a ser resolvido por somente uma das partes, de repente afundamos até a base do iceberg e vemos que há muito – mas muito – mais a ser resolvido. Do meio da história para o fim, é um novo assunto atrás do outro que, ao contrário de atrapalhar, vem para ajudar a formar uma nova opinião, criar empatia por quem precisa e esperar só que o final venha sem ninguém com o coração (mais) quebrado.

O cenário do Rio de Janeiro foi uma ótima escolha para a autora. Não sei se ela é do Rio ou se viveu lá por um tempo; entre um e outro e a opção de nenhum dos dois, o que importa é que ela sabe do que escreve. Foi rico, foi adequado à questão nível social e foi, acima de tudo, contundente com a personalidade dos personagens.

Aproveitando este gancho, os personagens foram muito bem escritos como os bons cariocas. Como a não carioca que sou (infelizmente), compreendo que muito do que foi descrito ali pode não ter muito a ver com, por exemplo, um capixaba. O linguajar da narrativa foi muito similar aos livros que li de duas autoras publicadas cariocas que adoro. É diferente da narrativa de autoras mineiras, curitibanas e também paulistas. Achei, inclusive, este um dos maiores pontos positivos, pois que delícia é conseguir diferenciar e valorizar as características de cada autor e cada região do país. Só mostra quão rico o Brasil é de bons autores.

CLIQUE AQUI E LEIA ✨BREATHE (2AM)✨!


O QUE PODE SER MELHORADO: O título não tem muito a ver com a história. A autora quis aproveitar a música da qual inspirou a história e até tentou associar um trecho logo no início para fazer a referência, mas ele acabou se tornando morno e não muito a ver com toda a mega construção que há dentro do enredo. Uma sugestão seria fazer o uso de um título em português, para aproveitar o cenário e os personagens tão bem feitos; outra opção seria fazer referência ao assunto principal tratado.

MENSAGEM: Olá Ray! Que montanha-russa vivi nessa fanfic, hein? Uau! Posso dizer, com certeza, de que entre todas as histórias que li de sua autora, essa, sem dúvida, é a minha favorita! Perfeita em todos os sentidos! Vi que comparado às outras fanfics que li, essa não houve erros a serem corrigidos. Que legal! Espero continuar lendo mais de suas histórias – vi que tem muitas! – e continuar acompanhando sua evolução na escrita. Parabéns!

SUGESTÃO DE COLUNAS:

Ajude-nos a melhorar! Avalie esta crítica abaixo:

O site possui a permissão do autor em elaborar postar todas as críticas divulgadas em nosso domínio. Leia outras críticas aqui.




0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
1 Comentário
Oldest
Newest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
trackback

[…] ler a crítica na íntegra clique aqui, e aconselhamos que faça isso antes de ir para a história de fato, pois, a Aeri deixou um absurdo […]

1
0
Would love your thoughts, please comment.x