|| Arquivado em: Colunas
Se você tá com preguiça de ler todo o blábláblá antes do texto que importa, clique aqui e vá para os motivos para voltar/continuar a escrever fanfics.
Se você já tá nessa vida de escrever histórias faz algum tempo, provavelmente você começou a postar histórias como fanfics antes de migrar para um enredo totalmente criado pela sua mente. Bom, pelo menos, foi assim comigo. Comecei escrevendo fanfics de McFLY — provavelmente nunca vão encontrar uma dos primórdios online — e então passei para The Maine e All Time Low, vez ou outra escrevendo algo de Twilight. Depois de algum tempo, comecei a pensar em enredos que não cabiam mais em mundos já existentes ou simplesmente não necessitavam desses mundos para existirem. Então comecei a escrever histórias com a categoria “Outros”, sem saber que na verdade eram enredos “Originais” (saiba a diferença dos dois em nossa coluna Originais ou Outros: qual é a diferença?).
Com o tempo, fui deixando as fanfics de lado e começando a desenvolver mais escritos originais com meus próprios personagens. Foram anos assim. Até eu ter uma espécie de “bloqueio de escrita”. Sim, de escrita, não criativo. Eu tinha muitas ideias para novas histórias, mas a vontade de escrever? Zero. Fiquei cerca de três anos nessa situação e pensei de verdade que nunca mais voltaria a escrever algo por puro prazer e alegria. Até o começo do isolamento social por conta da pandemia de COVID-19 nesse ano de 2020.
Estava eu, assistindo ao Bang Bang Con — um especial de dois dias com 12 horas seguidas de shows do BTS — quando de repente ela bateu: a vontade de escrever uma história. Mas não era qualquer história, era uma fanfic. E foi então que acabei com a abstinência de quase três anos sem escrever algo com a vontade devida.
Agora estou aqui para relatar a vocês, as coisas que tornaram escrever fanfics algo divertido e prazeroso que acabei de redescobrir.
- PRATICIDADE
Quando escrevemos uma fanfic, geralmente as pessoas que vão lê-la são aquelas que já estão inseridas no fandom, o que particularmente acho que poupa muito do tempo na hora de descrever personagens e/ou lugares. Obviamente, nada te impede de fazer tais descrições, mas percebe o quanto ter um fandom fixo ajuda bastante?
- NADA DE COBRANÇAS
Ao escrever uma fanfic já temos todo um universo criado, a gente só precisa utilizar as ferramentas que já estão a nossa disposição. Com isso, não temos muito aquela coisa de ficarem cobrando explicações de “por que tal fato aconteceu”, muito provavelmente poderemos apenas citar alguma coisa da própria história original para dar essa explicação. Por exemplo, aos fãs de Harry Potter, será bem fácil entender por que um dementador afeta muito a personagem principal da fanfic x.
- ESCREVENDO POR DIVERSÃO
Tem coisa mais gostosa do que escrever — ou fazer qualquer coisa — porque gostamos? Quando voltei para o mundo das fanfics, essa foi a sensação que tive. Apesar de o conceito de “fanfic” ter mudado um pouco, quando pensamos em “ficção de fãs”, acabamos por não ligarmos muito para se “tal coisa aconteceria na vida real” ou não. Porque é uma ficção de fã! Não importa se teríamos chance disso ou aquilo acontecer, na nossa história acontece. Ter essa liberdade é uma coisa tão gostosa!
- SOLTE SUA IMAGINAÇÃO
Sonhar é uma das coisas que move o ser humano. Então, por que não sonhar também na hora de escrever? Com uma fanfic é permitido dar asas aos sonhos mais loucos com nossos ídolos sem ser julgados — ok, talvez um pouco julgados, sim, mas isso é tema para outra coluna! — e também é uma forma de realizar alguns deles. Quem nunca imaginou seu artista favorito caindo de amores por você depois de um encontro inusitado? Ou um show muito louco?
Escrever uma fanfic pode ser o pontapé inicial para você se livrar de um bloqueio criativo — ou de escrita, como eu — por não haver tanta “responsabilidade” envolvida. Você não precisa criar uma “mitologia” completamente nova para o enredo, só seguir um caminho que já foi trilhado e ir enveredando por outros lados simplesmente.
Escrever fanfics pode ser uma experiência libertadora e de desconstrução. Você já escreveu a sua hoje?
Coluna por Lelen