Home

Atualizações
Colunas
Críticas

Projetos

Adote Uma Ideia
Leitor Criativo
Quiz Criativo
Songfics

Informativo

Destaques
Vagas abertas
Torne-se VIP

VOCÊ SABIA? As atualizações são anunciadas diariamente pelo nosso twitter. Siga o perfil para saber quais histórias foram atualizadas!

⥃ CONFIRA ATUALIZAÇÕES PASSADAS

Histórias Vip
  1. Em Busca de Mim, por Natashia Kitamura
    | Original, Restrita, Andamento
  2. Me Apaixonei Pela Babá, por Natashia Kitamura
    | Original, Finalizada
  3. Enemies But We've Got Benefits, por M-Hobi
    | K-Pop, Seventeen, Restrita, Finalizada
  4. 7 Heavens, por Betiza
    | K-pop, BTS, Restrita, Andamento
  5. Semiapagados, por Ray Dias
    | Cantores, Luan Santana, Andamento

Spoiler – herói ou vilão?
|| quarta-feira 15 de julho de 2020 às 18:30 - Comentários
|| Arquivado em: Colunas

Quem nunca recebeu uma indicação de um filme, livro ou série e teve que dizer “ei, sem spoiler!” que atire a primeira pedra. Em um mundo imediatista e com as informações correndo soltas, fica quase impossível acompanhar histórias, nos diversos formatos disponíveis, sem receber uma informação indesejada antes.

Spoiler é uma palavra de origem inglesa, uma derivação do verbo to spoil que quer dizer estragar. E é tipo isso: o spoiler é aquela informaçãozinha que pode estragar a experiência de algum entretenimento, seja ele audiovisual ou não. Para evitá-lo, silenciamos palavras e páginas nas redes sociais, bloqueamos amigos e até largamos a internet por um tempo. Por outro lado, o spoiler pode ser usado como uma espécie de gatilho para instigar um novo público — afinal, precisamos de algo que desperte a nossa curiosidade. Na distopia X, todos vão morrer! Mas como? É aí que a vontade de consumir a história é despertada.

Há quem considera todo e qualquer tipo de spoiler um vilão. Claro que é de uma infelicidade não ser surpreendido no plot, porém boas histórias se sustentam com ou sem spoiler. Oras, todo mundo sabe que Romeu e Julieta morrem no final, mas não deixamos de ler e assistir releituras da obra. Por quê? Porque a história se sustenta na sua completude, não em apenas uma informação final.

Então, vamos olhar o lado positivo do spoiler: ele é capaz de manter leitores instigados. Como o nosso estilo de escrita é comumentemente parecido com o de folhetim, onde os capítulos são postados aos poucos, é necessário manter os leitores engajados e ansiosos para o próximo capítulo. Como fazer isso? O spoiler pode ser um caminho viável. Postar um trecho, um spoiler, antes do capítulo entrar no ar desperta a ansiedade e desejo dos leitores de lerem a história. Também é uma forma de divulgação interessante; através do spoiler, o leitor terá uma ideia de como é sua escrita e se vale a pena investir tempo na sua história.

Spoiler é um vilão quando é mal utilizado, mas pode ser um herói se você usá-lo como estratégia de divulgação. E então, o que vai ser?

Até mais.

Coluna por Maraíza Santos

 




0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
0
Would love your thoughts, please comment.x