Home

Atualizações
Colunas
Críticas

Projetos

Adote Uma Ideia
Leitor Criativo
Quiz Criativo
Songfics

Informativo

Destaques
Vagas abertas
Torne-se VIP

VOCÊ SABIA? As atualizações são anunciadas diariamente pelo nosso twitter. Siga o perfil para saber quais histórias foram atualizadas!

⥃ CONFIRA ATUALIZAÇÕES PASSADAS

Histórias Vip
  1. Dopa(mine), por Ilane CS
    | Artistas, Mackenyu Arata, Restrita, Andamento
  2. Shadow, my Shadow, por Ilane CS
    | K-pop, Seventeen, Restrita, Andamento
  3. Last, My Last, por Ilane CS
    | K-Pop, Seventeen, Finalizada
  4. Black & Diggory II, por Reh
    | Livros, Harry Potter, Andamento
  5. Campus Crush, por Liv
    | K-pop, Seventeen, Andamento

Da TV Para o Papel
|| terça-feira 24 de janeiro de 2017 às 13:32 - Comentários
|| Arquivado em: Colunas

Sabe quando assistimos uma cena específica e pensarmos: “caraca, eu poderia usar na minha história!”? O grande obstáculo é adaptar o universo dos filmes/séries para o papel. Sem os elementos básicos do cinema que podem transformar a cena dramática, romântica ou excitante as coisas podem ficar mais difíceis. Ao contrário que muitos pensam, apesar das interpretações levarem todo crédito pela grandiosidade de um filme, o roteiro, a fotografia, os efeitos sonoros assim como a trilha e a direção podem sentenciar a qualidade de um filme.

Então, por que estamos falando de filmes afinal? A verdade é que quando passamos para a escrita, os elementos citados acima deixam de existir e se o autor não tiver cuidado há a possibilidade de transformar a narrativa em algo pobre. Como passar a imagem e mensagem parecida como a que vimos na TV?

Um exemplo clássico é o que fanfictions de seriados sofrem: a falta de descrição faz com que a narrativa fique vazia. Acostumados com os personagens e sua ambientação esquecemos que o leitor tecnicamente não os conhece e não o situamos de maneira correta. A personagem da série é ruiva e todo mundo sabe disso? Não importa! Seu leitor quer entender como ela é aos seus olhos, apesar de que não seja totalmente necessário um grande foco em sua aparência; contudo, não esqueça que a personagem tem uma personalidade própria e por causa do gênero da história ela deve ser preservada.

A descrição pode ser a peça chave para aquela cena que você viu na TV e quer adaptar para seu original — lembrando que plágio e adaptação são duas coisas diferentes. Quer mais dicas de como adaptar uma ideia de filme/livro para um original? Clique aqui nessa coluna maravilhosa da Thaís.

Voltando ao nosso papo: imagine você é uma situação em que deseja fazer uma cena dramática parecida com a que você viu em In Your Eyes, por exemplo, entretanto como fazer com que o sentimento seja passado de forma correta?
Isso vale para outras situações também. Como resolver isso?

Se quer focar no drama descreva os pensamentos e as sensações do personagem.

Se quer focar no suspense descreva o ambiente com minuciosidade.

Se quer focar no romance e erotismo da cena descreva o amor e os sentimentos de um personagem em relação ao outro.

Se quer uma cena de ação descreva as ações do personagem.

Se quer uma cena engraçada descreva com mais focos nos diálogos e como o narrador lida com as situações.

Assim como uma história original as adaptadas requerem uma atenção especial na descrição e em seu olhar narrativo. Quando inspiradas em um material já existente e precisam ser subentendidas do mesmo jeito, a descrição deve ser crucial para que o trabalho seja feito com maestria.

Espero que tenham gostado da coluna e que ela tenha ajudado a você, querido autor.

Até a próxima!

Coluna por Maraiza Santos.





0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
0
Would love your thoughts, please comment.x