Home

Atualizações
Colunas
Críticas

Projetos

Adote Uma Ideia
Leitor Criativo
Quiz Criativo
Songfics

Informativo

Destaques
Vagas abertas
Torne-se VIP

VOCÊ SABIA? As atualizações são anunciadas diariamente pelo nosso twitter. Siga o perfil para saber quais histórias foram atualizadas!

⥃ CONFIRA ATUALIZAÇÕES PASSADAS

Histórias Vip
  1. Be, por Ray Dias
    | K-Pop, BTS, Andamento
  2. Mafia's Paradise, por Pâms
    | Original, Andamento
  3. Sight, My Sight, por M-Hobi
    | K-Pop, Seventeen, Restrita, Finalizada
  4. Entre CEO's, por Ray Dias
    | Artistas, Woo Do Hwan, Restrita, Andamento
  5. Lady Lewis, por Pâms
    | Séries, Bridgerton, Finalizada

Como alterar enredos prontos nas minhas fanfics?
|| sábado 18 de setembro de 2021 às 17:00 - Comentários
|| Arquivado em: Colunas, Postagens

Se você está lendo isso aqui provavelmente sabe o que é fanfic. De modo geral, fanfics “são histórias ficcionais criadas por fãs, que se baseiam em diversos personagens e histórias de filmes, livros, séries, histórias em quadrinhos, videogames, mangás, animes, grupos musicais, celebridades etc.”

Boa parte das fanfictions criam histórias a partir de enredos prontos. Parece ser mais simples, afinal, não há a necessidade de criar o próprio universo, no entanto, há um problema que pode acontecer com frequência: furos no roteiro.

Imagine que está escrevendo uma fanfic de Jogos Vorazes. Faria sentido se Katniss gostasse das pessoas da Capital antes de mesmo de se voluntariar como tributo? Ou que algum tributo tivesse feito procedimentos estéticos iguais aos dos habitantes da Capital mesmo que nunca tivesse saído do Distrito 8?

Muitas vezes pegamos alguns desses furos, não explicados, nas fanfics que lemos e ficamos com a famosa pulga atrás da orelha. Pior mesmo é quando percebemos que nós fizemos isso! Como evitar, então?

Primeiro, conheça muito bem o universo que irá trabalhar. Isso significa que talvez você devesse reler algumas coisas, assistir de novo algumas cenas do universo que você está trabalhando. Tem alguma dúvida? Pesquise na internet ou pergunte a amigos que também gostam do enredo original que você está se baseando.

Outra coisa que deve ser levada em consideração é o leque de possibilidades do enredo. Não é porque isso não existe do original que você não pode acrescentar. Porém, deve ter uma razão plausível para tal e deve justificá-la na trama. Vamos dizer que há sim uma pessoa do Distrito 8 em Jogos Vorazes que fez alguns processos estéticos, mas você poderia criar toda uma história de como ela tinha sido expulsa da capital. Que interessante, não? Assim, o que seria um furo da história torna-se uma mudança muito bem vinda para o que você quer propor na história.

Ah, mas tenha cuidado com mudanças bruscas! Mesmo sendo uma releitura do universo, algumas delas parecem existir apenas para ser conveniente com o enredo. Quando ela acontece uma após outra, o texto se torna explicativo demais e corre o risco de ficar muito mirabolante.

No final, ser coerente é a chave. Analise os detalhes da sua história e planeje usando as informações que você tem do universo original como uma espécie de guia. Isso não significa que você não pode criar outras possibilidades e alterar para que ela se encaixe na história que você quer contar, porém, deixe claro as razões delas durante a história para que o leitor não se sinta enganado ou a sua história perca a qualidade.

É isso. Até mais!

Coluna por Maraíza Santos




0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
0
Would love your thoughts, please comment.x