Capitulo 19 • Noé e o Dilúvio (Últimos Capítulos)
Tempo estimado de leitura: 5 minutos
Naquele tempo, após a morte de %Matusalém%, o Senhor disse a Noé:
“Vai tu com a tua casa para a arca, eis que se reúnem para ti todos os animais da terra, as feras do campo e as aves do céu, e todos veem a cercar a arca. E tu, senta-te à porta da arca, e todos os animais, desde as feras do campo às aves do céu, devem subir e colocar-se diante de ti, e, todos entre eles que se agacharem diante de ti, toma-os e entrega-os nas mãos dos teus filhos para que os tragam para a arca, e tudo aquele que permanecer de pé diante de ti, irá embora.”
E Noé trouxe para a arca de todas as criaturas vivas que estavam sobre a terra, de modo que não foi nenhuma faltou das que trouxe Noé na arca. Dois e dois vieram a Noé na arca, mas dos animais limpos e aves limpas, ele trouxe sete casais, como Deus lhe havia ordenado. E todos os animais, e as feras e aves, ainda estavam lá, e eles cercaram a arca em todos os lugares, e que a chuva não caiu até que se cumpriram sete dias.
E, naquele dia, o Senhor fez com que toda a terra tremesse, o sol se escureceu, e os fundamentos do mundo se enfureceram, e toda a terra foi movida violentamente, e os relâmpagos e os trovões rugiram, e todas as fontes na terra foram divididas, como jamais tinham visto os habitantes antes, e Deus fez este ato poderoso a fim de aterrorizar os filhos dos homens, para que não houvesse mais o mal sobre a terra. E ainda assim, os filhos dos homens não se arrependeram dos seus maus caminhos, e eles aumentaram a ira do Senhor naquele tempo, e nem inclinaram seus corações para tudo isso.
E, ao fim de sete dias, no ano 600 da vida de Noé, as águas do dilúvio vieram sobre a terra. E toda a humanidade morreu sobrando apenas Noé e sua família. Naquele tempo, no vigésimo sétimo dia do segundo mês, a terra estava seca, mas Noé e seus filhos, e aqueles que estavam com ele, não saíram da arca até que o Senhor ordenou a eles. E quando eles saíram da arca depois de muito tempo, o Senhor disse:
"Sede fecundos e encham a terra; tornem-se fortes e multipliquem-se abundantemente na terra.”
E Noé assim o fez. E Deus fez uma aliança com Noé e sua família de que não mais traria o dilúvio sobre a humanidade. E estes são os nomes dos filhos de Noé: Jafé, Cam e Shem, e eles geraram filhos depois do dilúvio, porque haviam tomado esposas antes do dilúvio. E a esposa de Noé e dos filhos de Noé cuidaram da arca e dos animais.
*****
Ah, como é bom. Uma história com um final feliz. Todos merecem ser felizes, até mesmo aqueles que praticam o mal, Deus não se agrada de quem comete maldade, mas ao menos ele dá um final feliz àqueles que se arrependem verdadeiramente. Mas quem disse que a história acaba aqui? Deixe-me folhear os papiros, ainda faltam dez capítulos para terminar A Longa Vida de %Matusalém%. E vou explicar o porquê. Mas não agora.
*******
Estes são os filhos de Jafé: Gomer, Magogue, Madai, Javã, Tubal, Meseque e Tiras, sete filhos no total. E estes são os filhos de Cam: Cuxe, Mitzraim, Pute e Canaã, quatro filhos, E estes são os filhos de Shem: Elão, Assur, Arfaxade, Lude e Arã. E deles vieram toda a humanidade.
**********
— Mãe — chamou Rasueja. A arca era grande, mas somente os filhos de Shem viviam ali pois os filhos de Jafé estavam guerreando contra os filhos de Cam. As guerras eram terríveis e muitas eram as vítimas. Os descendentes de Jafé pareciam não ter nenhum pudor pelos descendentes de Cam. O mundo precisava de um herói ou uma heroína. — Me conta mais sobre as palavras de Deus a %Matusalém% antes de morrer — pediu.
É aqui que a história alça voo.
**********
A terra precisava de um recomeço. Todos sabiam. E vou explicar por que tudo tem a ver com Verônica. Desde que %Matusalém% morreu, foi dado um tempo para que a humanidade não se corrompesse. Foi dado um tempo para que se arrependessem. Mas eles não se arrependeram. Então do nascimento do casamento entre Shushan, a filha de Jafé, e Elam, o filho de Shem, nasceu ela. Veronica. Também nasceu sua irmã Rasueja. Mas é de Verônica que falaremos. Veronica era uma criança muito amada pelos pais e desde cedo tinha a mesma fé de seu antepassado %Matusalém% e seu bisavô Noé. Noé ainda era vivo quando Veronica nasceu. E esta é a história de Verônica. Ela era uma mulher divertida, mas justa. Ela era uma líder natural dentre as irmãs e tinha um jeito único de saber como expressar sua fé. Eu até simpatizo com ela. Verônica era uma mulher guerreira...
*******
ALGUM TEMPO
— Verônica, vamos — chamou Rasueja. — Papai nos chama.
— Deixa eu brincar um pouco com as flores, Rasu — pediu Verônica educadamente.
— Está bem, mas não demore — disse Rasueja.
************
A história de Verônica começa a ser contada a partir de agora...