Capitulo 18 • O Tribruto de %Nâmus% e %Matusalém%
Tempo estimado de leitura: 8 minutos
Deixa eu ver onde parei. Ah sim, hahaha. Parei na parte da história de Lemech de como as coisas se tornaram complicadas para ele quando ele teve que escolher entre a fé e os dilemas da vida. Mas antes de voltar a ele, vamos recapitular. Teve o nascimento de %Enoque%. Filho de Jared ou Yared e Baltsea, ele realmente andou com Deus, mas como é andar com Deus? Será que ele literalmente andou com Deus? Eu não sei, você sabe? %Enoque% era bom, ele era um profeta de Deus que buscava aplainar os caminhos de Deus. Ele andou com Deus. Mas andar com Deus não deve ser a coisa mais natural do mundo, sendo o mundo tão imperfeito assim. Então vamos imaginar. Ele literalmente andou com Deus buscando estar em seu caminho, toda sua vida. E ele teve uma esposa, cujo nome não falarei por enquanto. E não é que eles tiveram dois filhos, o nome do mais velho era %Nâmus% o nome do segundo, %Matusalém%. E não é que apesar de tudo eles se davam bem?
%Matusalém% em sua infância tinha suas artes, e meio que não era tão bom em mostrar o quão bom irmão era. Ele era bom, ele era um homem cujo caminho era reto. Mas ele não mostrou isso de início. Sobrou para o coitado do %Nâmus% e da sua esposa %Mahmah%. Aliás, que nome esse o dela. Mas parece que as pessoas antigas chamavam as pessoas assim. A história de %Mahmah% é complicada, mas antes de falarmos de %Mahmah%, não podemos esquecer de mencionar %Baraka% que encontrou em Samual o marido perfeito, o pai para sua filha Ashmua. E quem diria, %Baraka% seria feliz ao lado de Samual. Mas voltamos a %Mahmah%.
%Mahmah% era uma das irmãs de %Matusalém%, aquela que se parecia com %Nâmus%. %Mahmah% decidiu sair do acampamento onde viviam pois buscava novas aventuras, longe do lugar onde só havia cobranças. Ela pensou que ser liberal daria certo. Certa estava ela. Mas ali ela se tornou uma deusa, mas sem se esquecer do seu nome ela decidiu continuar se chamando %Mahmah%. Ela começou a aprender magia obscura com os deuses, se tornando como os anjos caídos. Mas como o Deus de Adão tinha planos para ela, fez com que %Nâmus% a achasse. Mas e quanto a %Nâmus%? Por que ele não voltou para casa? Às vezes o coração pode ser traiçoeiro.
— Vê essa cidade? Aqui tudo pode ser seu — disse %Mahmah% a %Nâmus%. — Desfrute como desfrutei.
E %Nâmus% desfrutou. Ele se rendeu a prazeres que normalmente não se era para desfrutar. Eu sei, eu sei, desfrutar não é pecado nem proibido, mas as pessoas daquela cidade nem eram só pessoas, eram anjos caídos. Claro que havia pessoas ali. Mas também havia anjos caídos. Eles deviam ser bonitos, não acham? Sempre disseram que os anjos caídos eram belos. Uala. Devem ser de tirar o fôlego.
"O homem faz o caminho, mas é Deus quem traça os planos" — Você precisa se divertir mais, %Nâmus%, a cidade está aqui para isso — disse Astoroth pegando nas mãos de %Nâmus%.
— Eu sei, mas... — começou %Nâmus%.
*******
— Até quando vai ficar se divertindo com as pessoas da cidade, %Mahmah%? — perguntou %Nâmus%.
— Você fazia isso, por que eu não posso? — perguntou %Mahmah% de braços cruzados.
— Porque é errado, agora eu sei — disse %Nâmus%.
— Sabe, mas fez! Agora é minha vez.
— Não é justo! Você me apresentou eles — protestou %Nâmus%.
***********
— Pai, por que a mãe é assim? — perguntou a pequena Haykel ao pai %Nâmus%.
— Nós somos uma família complicada, mas um dia você entenderá, Haykel — prometeu %Nâmus%. — O que importa é que você seja feliz e saiba que sempre terá a mim.
— Eu queria a mamãe também — disse Haykel.
— Um dia ela vai voltar para nós, Haykel — prometeu o pai.
— Espero que sim — disse Haykel.
*********
E %Nâmus% criou Haykel de forma muito bem cuidada. Mas sabem como são as pessoas, suscetíveis ao erro. E esta é a história da mulher de Lemech, Ashmua. Ashmua era uma garota alegre e divertida, que via nos deuses a saída. Mesmo %Baraka% tendo uma boa união com Samual, Ashmua sentia curiosidade pelos deuses. E ela levou Haykel pelo seu mau caminho. Mas Haykel se tornou mais imoral na prática. Porque Ashmua se arrependeu verdadeiramente, buscando o criador, mas Haykel não, mas isso é história para outro momento.
— Tem certeza de que deseja se casar comigo, Lemech? — perguntou Ashmua. — Eu só sou uma pessoa com muitos erros...
— Você é a mulher certa para mim, Ashmua — disse Lemech. — Você sabe disso. Eu também não andei retamente nos caminhos de Deus. Mas podemos resolver isso juntos.
Está bem, os dois eram perfeitos um para o outro. Isso rendeu bons momentos ao casal. Não foi à toa que eles tiveram Noé. Ah, Noé, o homem mais justo e reto. Como será que funciona na prática? Vamos descobrir.
— Cresça forte e saudável, Noé — disse Ashmua aninhando o bebê em seus braços.
E, após o decurso de muitos anos, no ano 480 da vida de Noé, quando todos os homens que seguiram o Senhor tinham morrido e apenas %Matusalém% restava, falou Deus a Noé e a %Matusalém%, dizendo:
“Falai, e anunciai aos filhos dos homens, dizendo: Assim diz o Senhor, arrependam-se de seus maus caminhos e abandonem as suas obras, e o Senhor arrepender-se-á do mal que ele declarou a fazer contra vocês, de modo que não aconteça. Pois assim diz o Senhor: Eis que eu irei dar um período de 120 anos para se arrependerem e abandonarem seus maus caminhos, então, eu também afastarei o mal que falei contra vós, e não acontecerá.”
E morreu %Nâmus% no ano 482 da vida de Noé e todos os seus anos foram 889 e morreu. E morreu também %Mahmah% a esposa de %Nâmus%. E morreu também a esposa de Noé e este tomou Haykel por mulher. E assim nasceram os filhos de Noé.
*******
E Noé e %Matusalém% falaram todas as palavras do Senhor para os filhos dos homens, dia após dia, constantemente falando com eles. Mas os filhos dos homens não deram ouvidos a eles, nem inclinaram os seus ouvidos às suas palavras, e foram de dura cerviz.
E o Senhor concedeu-lhes um período de 120 anos, dizendo que se eles se arrependessem, então Deus se arrependeria do mal, de modo a não destruir a terra. E Lemech, pai de Noé, morreu naqueles dias, mas na verdade ele não andava com todo seu coração nos caminhos de seu pai, e ele morreu. E todos os filhos dos homens que conheciam o Senhor morreram nesse ano diante do Senhor antes de trazer o mal sobre eles, de modo a não contemplarem o mal que Deus traria sobre os seus irmãos e parentes, como Ele tinha tão declarado que faria.
Nesse tempo, o Senhor disse a Noé e %Matusalém%, ide adiante e proclamai aos filhos dos homens todas as palavras que eu falei para você nesses dias, porventura, para ver se se convertem de seus maus caminhos, e eu, então, arrepender-me-ei do mal e não o executarei. Mas os filhos dos homens não deram ouvidos, nem sequer eles se inclinaram às suas declarações. E Deus anunciou que viria o dilúvio. Então Noé levou as três filhas de Eliaquim, filho de %Matusalém%, como esposas para seus filhos, como o Senhor ordenara a Noé. E foi o tempo em que %Matusalém%, filho de Enoch, morreu, com 960 anos de idade. E %Matusalém% morrera de forma santa. Existem lendas de que quando o dilúvio estava se aproximando, a água encharcando o mundo, %Matusalém% pegou uma fruta silvestre e morreu, saboreando a fruta. Mas a fruta não estava envenenada, apenas era a fruta que comeu Adão e assim terminaram os dias de %Matusalém%, pois Deus não queria que ele participasse do mal que os filhos dos homens causaram.