Posted by on 21/11/2017

A colocação pronominal no Português tem uma variação grande, e é por isso que revisar as regrinhas é bom para saber como escrever melhor e de uma forma que sua frase não fique confusa! É importante relevar que na língua falada, não se corrige rigorosamente os casos incorretos de colocação pronominal, mas não se pode deixar esses vícios alcançarem sua escrita, ainda mais quando algumas normas devem ser lembradas.

Temos três tipos de colocação do pronome: antes do verbo (PRÓclise), no meio do verbo (MESÓclise) e após o verbo (ÊNclise). Tratarei principalmente da primeira e da última, já que o uso da mesóclise tem caído muito, tanto no português falado quanto no escrito.

1. Próclise

Como foi dito, a próclise é a colocação do pronome oblíquo antes do verbo. Há alguns casos especiais que te ajudam a lembrar quando deve usá-la.

O pronome vem sempre antes do verbo em:

orações iniciadas por palavras interrogativas (quem/ qual/ quanto/ quando…) ou que exprimem desejo.
– casos que há presença de palavras que atraem o pronome para antes do verbo. Essas palavras sendo aquelas de sentido negativo (não, nunca, jamais), advérbios (agora, imediatamente, ontem), conjunções que introduzem uma oração subordinada (que), pronomes relativos, indefinidos e/ou demonstrativos (que, poucos, alguém, disso, daquilo).

Exemplos:

1. Quem te procurava já foi embora.
2. Que Deus o ajude.
3. Não me lembre disso!
4. Jamais a leve neste lugar de novo.
5. Agora se negam a depor.
6. Ontem os encontrei chorando.
7. Eu já sabia que se interessariam por isso.
8. Os meninos que se ouvira falar nunca mais apareceram.
9. Alguém me ajude!
10. Daquilo as acusaram, sem provas.

IMPORTANTE: na fala coloquial, é muito comum começarmos frases com o pronome antes do verbo, por exemplo “Me disseram…”, “Me dá…”, “Se cuide”, “Os esperei…”. No entanto, isso é um uso incorreto (de acordo com a norma) e não deve ser realizado na escrita. Não se pode iniciar uma frase com o pronome oblíquo! Em todos esses casos, deve-se realizar a ênclise, que vemos a seguir.

2. Ênclise

A ênclise ocorre quando o pronome é colocado depois do verbo. Normalmente, quando não é possível fazer nem a próclise, nem a mesóclise. Ela é mais relacionada com os tempos verbais e o próprio verbo do que com palavras específicas. Os casos de ênclise são:

– quando o verbo estiver no imperativo afirmativo (aquietem-se, ouçam-na, escute-me), no infinitivo impessoal (machucar-te, afastar-se), no gerúndio (fazendo-se, ouvindo-a, amassando-o).
– quando houver pausa antes do verbo.
– quando o verbo iniciar a frase, como foi dito anteriormente.

IMPORTANTE: Caso o tempo verbal esteja na negativa, acontecerá a próclise, por conta da palavra de valor negativo que “puxa” o pronome.

Exemplos:

1. Quando eu avisar, aquietem-se, por favor!
2. A professora está falando: ouçam-na.
3. Não era minha intenção machucar-te.
4. Tenha certeza de avisar-me sobre o ocorrido.
5. Eu não acredito que ela fica fazendo-se de desentendida.
6. Enquanto estava ouvindo-a, preparava o almoço.
7. Se as coisas melhorarem, vou-me amanhã mesmo.
8. Encontre-o amanhã cedo e resolva isso.

3. Mesóclise

O único caso em que a mesóclise ocorre no português é quando o verbo está no futuro do presente (acontecerá, viverá, moverá…) ou futuro do pretérito (aconteceria, viveria, moveria…), sem que haja a presença das palavras mencionadas que exigem a próclise.

Exemplos

1. Mover-se-á caso esteja com fome.
2. Viver-se-ia melhor sem estes eletrônicos todos.

Há vários exemplos online e exercícios, caso queira praticar. Algumas frases realmente não soam bem quando você erra o pronome, e pode parecer uma coisa tão pequena, mas faz muita diferença! Ficar de olhos nas palavras que está usando e o tempo verbal é uma boa, e caso tenha dúvidas sobre esses tópicos, não deixe de pedir uma coluna específica sobre isso, ou confira se alguma já não foi feita!

Coluna por Annelise Stengel

CAMPANHA: VAMOS DAR TRABALHO ÀS BETAS!
ENVIE SUA HISTÓRIA PARA NÓS! CLIQUE AQUI.

[WWW] O Game das Leitoras está de volta!
[WWW] Adote/doe uma ideia!
[WWW] Vagas abertas! Inscreva-se!
[WWW] Peça sua capa/crítica/trailer!

Posted in: Colunas

Comments

Be the first to comment.

Leave a Reply

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*