Home

Atualizações
Colunas
Críticas

Projetos

Adote Uma Ideia
Leitor Criativo
Quiz Criativo
Songfics

Informativo

Destaques
Vagas abertas
Torne-se VIP

VOCÊ SABIA? As atualizações são anunciadas diariamente pelo nosso twitter. Siga o perfil para saber quais histórias foram atualizadas!

⥃ CONFIRA ATUALIZAÇÕES PASSADAS

Histórias Vip
  1. Garota S, por Natashia Kitamura
    | Outros, Restritas, Finalizada
  2. 7 Heavens, por Betiza
    | K-pop, BTS, Restrita, Andamento
  3. Ghost Feelings, por Sial
    | K-pop, BTS, Andamento
  4. Desapaixonar, por Betiza
    | Atores, Adam Dimarco, Restrita, Andamento
  5. Prada, Vogue e a Torre N, por M-Hobi
    | K-Pop, NCT, Andamento

O que são Songfics?
|| terça-feira 31 de outubro de 2017 às 07:11 - 1 comentário
|| Arquivado em: Colunas

Quando entramos no Admirável Mundo Novo das Fanfics, nos deparamos com uma terminologia própria das fictions. Há diversos estilos de gêneros que permeiam esse universo, mas a que vamos nos ater agora são as songfictions.

Se levarmos em conta a palavra em si, ela é a junção entre SONG + FIC, duas palavras inglesas, que significam música e ficção respectivamente (FIC é a sigla para fiction, algo que vocês já estão carecas de saber).

Uma songfic é uma história fictícia baseada em uma música. Tal base deve provir de uma canção que contenha letra; não que seja impossível escrever algo com apenas um instrumental, mas é infinitamente mais difícil.

Como se faz uma songfic?

Primeiro de tudo é necessário escolher a música que será usada. Recomendo aos autores a usar aquelas que contam uma história, pois facilita a formação das personalidades dos personagens, ambientações e sentimentos, no entanto, aquelas que cantam mais sobre emoções dão mais liberdade criativa aos escritores.

Eu, particularmente, acredito que os dois são bastante desafiadores e caberá ao autor escolher o que melhor encaixa para ele.

Quando nos deparamos com uma música que é fácil de identificar a personalidade do eu-lírico, recomendo para que o desafio seja criar o protagonista mais fiel possível a letra original. Claro que há exceções de algumas cenas ou características, as quais não podem caber em toda a sua trama, mas é interessante tentar encaixá-las. Escrever com uma aba aberta do lado com a música ou escutando-a ajuda bastante.

Na hora de colocar a letra na história e abordar a música há alguns ou outros impasses e diferentes formas de resolver isso. Na coluna Encaixando a música converso um pouco mais sobre isso.

Muitas vezes a canção fala sobre um momento específico e não conta como os personagens chegaram naquela cena ou o que acontecerá depois. Daí, cabe ao autor soltar sua imaginação e criar uma hipótese verossímil o suficiente para prender a atenção do leitor.

PROJETO SONGFICS

O Projeto Songfics é um projeto já tradicional do Espaço Criativo, sendo ele muito mais antigo que o próprio site (o mesmo existe desde o falecido All Time Fics). Como escritora devo ter participado mais de cinco vezes e indico muito aos autores a estar juntando a nós nessa! Nele,você irá mandar uma música para uma songfic e esperará o sorteio para saber com qual você vai escrever a sua.

Por exemplo: eu enviei a música Holy Dove de Civil Twilight e alguém terá que escrever uma songfic baseado nela; mais tarde recebi o e-mail que dizia minha canção sorteada: Run da Amanda Cook. Então, terei um prazo para cumprir, escrever uma songfic baseada nela e enviá-la para o site.

Simples, não?

Espero que tenham gostado da coluna e se sintam motivados a participar da o Projeto Songfics.

Comentem e indiquem temas para os próximos posts!

Até breve.

Coluna por Maraíza Santos





0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
1 Comentário
Oldest
Newest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Nancy
Nancy
2 anos atrás

Eu tenho uma songfic baseada na história da música La vi en Paris, de Ray Acevedo, Eu a vi em Paris e está no Wattpad.

1
0
Would love your thoughts, please comment.x