Posted by on 18/11/2016

Ovelhas Negras {Outros, Não-interativa, Andamento}

Nota: (4,3 / 5)

ASPECTOS POSITIVOS: Um ponto bastante positivo que me agradou logo de cara foi a sinopse. É difícil encontrar sinopses que possam ser lidas com a expectativa de estar para se ler um livro. Achei bastante interessante a obra ser original e também ansiosa para saber como o tema seria abordado.
Este, o tema, é outro ponto que achei muito positivo para a história. É sempre comum as autoras escreverem sobre as queridas da família ou então as rebeldes demais. Mas poucas intitulam a pessoa como “ovelha negra”, algo que ouvimos com mais frequência de nossos pais. O título da história, inclusive, me pareceu surreal, porque não imaginava essa relação, caso a sinopse não fosse tão objetiva. Muito bom, porque me fez lembrar que existe esse sentido de interpretação.
Sendo uma história original, achei fantástico a autora ter optado por mostrar seu dreamcast. Antes, costumava não curtir muito, mas com a febre de necessidade dos leitores em ver um dreamcast – mesmo não imaginando os mesmos personagens -, me obriguei a adaptar à moda, de modo que agora me sinto muito bem quando vejo o dreamcast à disposição; isso, inclusive, ajuda melhor o leitor, quando o autor decide pular a criação das características físicas dos personagens para que o leitor não imagine alguém muito longe do que ele imaginou, como é o caso de Ovelhas Negras.
Gostei bastante da criação dos personagens. Os adolescentes prodígios são sempre difíceis de serem criados, pois muitas vezes parecem infantis demais – crianças fazendo besteira – ou adultos demais – adultos sendo crianças; a narração criou personagens que, ao mesmo tempo que agem como adultos, sofrem as consequências de jovens e sentem todos os sentimentos que pessoas dessa idade costumam sentir. Foi um ponto importante para a história, que não tem a vantagem de ser narrada na primeira pessoa, facilitando para o autor expressar o que seu personagem está passando. A amizade de Lola e Juno é muito interessante. Duas amigas que não são mais amigas, mas ainda são amigas. Isso acontece várias vezes nessa idade. Além disso, as situações pelas quais Felipe e Lola passam, juntos ou separados… não darei spoiler, mas são bem divertidas!
Por fim, abordando a análise do português, a escrita é encantadora e madura. A junção de todos os fatores positivos, mais a escrita, pode resultar, sem dúvida, em um original muito bem elaborado. Não sou uma leitora assídua de narrações na terceira pessoa, mas quando curto, costumo ser bastante exigente, já que não é fácil agradar. A autora possui uma qualidade muito boa com esse tipo de narrativa, sendo uma das principais características que dá qualidade ao seu enredo.

ASPECTOS NEGATIVOS E COMO MELHORÁ-LAS: O uso da vírgula foi utilizado de maneira errônea várias vezes. Mesmo que a autora, como disse nos pontos positivos, tenha uma noção muito boa de português, a pontuação deixa um pouco a desejar, precisando de mais atenção com relação às regras relacionadas ao uso. A acentuação também foi um erro que vi com certa frequência, então seria legal se a autora também desse atenção à elas – principalmente crase e agudo que permanece na nova lei ortográfica. Existem bastantes tutoriais na internet, que explicam bem essas regras.
Sempre vejo como um ponto negativo, histórias que demoram mais de um mês para serem atualizadas. Sei que muitas vezes o autor não tem saída, está com coisas até o pescoço para fazer; ainda assim, não custa nada deixar um comentário dizendo que a atualização demorará ou pedir para sua beta colocar a história em hiatos, para que novos leitores ou os atuais não se desgastem esperando por uma atualização que demorará a vir. A história nesse mês (novembro) completa 6 meses sem atualizar, o que é muito tempo para quem está esperando. Essa demora faz com que o autor perca leitores, o que é desfavorável tanto para ele, quanto para nós, que esquecemos de uma história tão legal.

DICA: Autora, achei sua história incrível! Porém, é necessário que você dê mais atenção às atualizações dela. 6 meses é muito tempo.
A-do-rei o enredo e vi muito potencial em tudo! Acho que você deveria investir mais na história e, quem sabe, arriscar enviar para alguma editora que busca novos talentos, pois você decididamente tem bastante (talento)!
Espero que considere os pontos negativos e continue realizando os positivos, pois estou ansiosíssima para saber o que acontecerá no próximo capítulo. Você parou em um momento muito crucial!

– Crítica por: Jess Manis

O site possui a permissão do autor em elaborar postar todas as críticas divulgadas em nosso domínio.
Leia outras críticas aqui.

Posted in: Críticas
Tags:

Comments

Be the first to comment.

Leave a Reply

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*