Home

Atualizações
Colunas
Críticas

Projetos

Adote Uma Ideia
Leitor Criativo
Quiz Criativo
Songfics

Informativo

Destaques
Vagas abertas
Torne-se VIP

VOCÊ SABIA? As atualizações são anunciadas diariamente pelo nosso twitter. Siga o perfil para saber quais histórias foram atualizadas!

⥃ CONFIRA ATUALIZAÇÕES PASSADAS

Histórias Vip
  1. Garota S, por Natashia Kitamura
    | Outros, Restritas, Finalizada
  2. 7 Heavens, por Betiza
    | K-pop, BTS, Restrita, Andamento
  3. Ghost Feelings, por Sial
    | K-pop, BTS, Andamento
  4. Desapaixonar, por Betiza
    | Atores, Adam Dimarco, Restrita, Andamento
  5. Prada, Vogue e a Torre N, por M-Hobi
    | K-Pop, NCT, Andamento

Shortfic/Longfic, o 8 e 80
|| terça-feira 20 de setembro de 2016 às 12:10 - 3 comentários
|| Arquivado em: Colunas

Você sabe aonde acaba o limite de uma shortfic e começa a entrar uma longfic? E escrever nesses diferentes tamanhos de história, sabe? É sobre isso que essa coluna se trata.

Estava tudo bem até você finalmente decidir que vai mandar sua história para o site e se depara com a seguinte pergunta:

shortficoulongfic

Tá, mas qual é a real diferença das duas, como decidir em qual opção colocar?

Vamos ao significado das duas:

Shortfic: Uma história mais curta com o desenvolvimento rápido.
Longfic: Uma história mais extensa que tem um desenvolvimento mais longo.

Até aí você provavelmente já sabia né? Mas quantas páginas pode ter uma shortfic? Quantos capítulos?

Quantas páginas deve ter uma shortfic é um tanto quanto pessoal de cada um. Até porque qual a definição de pequeno/curto para você?

Alguns acham que uma shortfic tem até 15 páginas, outros 8/10 páginas. Então podemos dizer que a partir de 16 páginas temos uma longfic.

E quantos capítulos podem? Quando vamos mandando atualização aos poucos sem ter realmente a quantidade de páginas exatas é sempre bom você fazer um rascunho do que ainda pretende contar na história e ver ali por cima mesmo quantas páginas você ainda escreverá. Mais de 10/15 páginas? Longfic. Menos de 15/10 páginas? Shortfic.
Também considero história com menos de 5 capítulos uma shortfic. Concordam comigo?
Porque se a história tem menos de 5 capítulos independente da quantidade de páginas o desenvolvimento provavelmente é curto também.

10/15 páginas? Eu preciso decidir entre os dois? São 5 páginas a mais, é muita coisa.
Na verdade você pode ficar entre dos dois, 12/13 páginas.

E claro, é sempre bom lembrar que se acaso após você ler essa coluna e perceber que errou na sua escolha ou até mesmo enviou a história antes de finalizar e acabou tomando um rumo diferente para sua história deixando-a mais extensa ou até mesmo mais curta, você ainda pode contatar sua beta e pedir para mudar a sua história de longfic para shortfic ou de shortfic para longfic. Então relaxe, que a decisão não é definitiva! Você poderá mudar a qualquer momento.

Recapitulando aqui caso ainda tenha ficado um pouco confuso:

Antes de escolher entre shortfic e longfic faça as seguintes perguntas: Minha história tem ou vai ter menos que 5 capítulo independente da quantidade de páginas? Se sim, Shortfic. Se não, Longfic.
Minha história tem mais que 10 ou 15 páginas independente da quantidade de capítulos? Se sim, Longfic. Se não, Shortfic.

Já esclarecidas as diferenças de cada um, vamos ao desenvolvimento.

Como desenvolver uma história em poucas páginas, poucos capítulos. Shortfics! Primeiramente vamos ter em mente que não dá para ser uma história cheia de conflitos e nem de muitos personagens principais. Mas e se eu tiver apenas uma ideia assim? Tire apenas o bruto da sua ideia. Apenas os conflitos essências e que você poderá finalizar, apenas os personagens e cenas de extrema importância.

O que dizer das primeiras 3 páginas que podem mudar totalmente o rumo da história? Você se empolga totalmente com a história e começa a planejar mais outras 22 páginas ou desamina a ponto de deixar a história abandonada por aí.
Por isso foco e persistência. O programado é no máximo 10/15 páginas e é assim que vai ser.

É muito comum shortfic relatarem apenas uma cena e não uma história completa, então fica aí uma dica para não se alongar muito. Uma cena fofinha do casal ou uma cena totalmente perturbadora e assustadora.

Extrapolou nas páginas? Análise todas as cenas e pequenos detalhes da história, depois se questione o que é realmente essencial. Aquela descrição toda que a personagem dá de como foi sua manhã não poderia ser resumida em umas meias dúzias de palavras? Detalhes demais e shortfics não são uma boa combinação. Até porque muitas vezes a história é realmente muito rica em detalhes e não acaba sobrando muito espaço para o desenvolvimento que é o mais essencial.

Agora vamos para as Longfics.

Você está se perguntando se é realmente necessário explicar como desenvolver uma história que não tem nenhum limite de páginas que possam segurar a imaginação, mas excessos também são um ponto negativo.

Sua história será bem longa? Daquelas que daria até pra fazer uma novela de 10 meses? Pois bem, cuidado com a enrolação a cerca da resolução de apenas um problema. Diferente das shortfics as longfics tanto podem quanto devem, dependendo do tamanho da história, haver vários conflitos e personagens.
Porque não há motivos para fazer 150 capítulos entorno de um só conflito, entorno de apenas 2 personagem. Fica cansativo para ler e até mesmo para escrever.
Então eu não posso escrever uma história com 150 capítulos e 1.000 páginas? Pode sim, se quiser até mais do que isso. Mas vamos lembrar que por mais que o conflito principal da história só vá se resolver no final, precisa ter outros conflitos de até mesmo de outros personagens para que ela flua bem e não se torne cansativa para quem ler.

Talvez a coluna tenha ficado um tanto quanto longa? Talvez, mas que ao menos tenham entendido o que quis passar.

Coluna por Thaís M.





0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
3 Comentários
Oldest
Newest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Lyra M.
Lyra M.
7 anos atrás

Meu Deus, como eu precisava dessa coluna AHAUHAUAHUHU
Tenho MUITA dificuldade para classificar minhas histórias entre Long e Short, até porque sempre acabo me empolgando muito escrevendo (quem nunca, né?), e normalmente finalizo bem naquele limite difícil de identificar (ainda é short? já virou long? dá pra desenvolver mais ou é melhor parar por aqui?). Vou me atentar mais a essas dicas, e agradeço muito pela coluna maravilhosa <3

Samara Carvalho
Samara Carvalho
7 anos atrás

Nem precisa dizer que me ajudou muito né? Ou precisa? *Risos*
Sempre tive duvidas de quantas paginas era uma shortfic, mas nunca cheguei a pesquisar muito sabe? Então esse post esclareceu varias coisas para mim, também esclareceu alguns erros que eu tinha com as longfics, eu chegava a escrever quatro ou cinco capitulos com o mesmo conflito.

Então obrigado de novo por esclarecer esses pequenos detalhes para mim.

Maria Posanske
Maria Posanske
7 anos atrás

Gente, que coluna mais legal! Achei muito boa essa explicação de Shortfic e Longfic, porque eu sempre acabo me perdendo com fulano dizendo que tal jeito é Short e ciclano diz que é Long. Eu pensava que apenas histórias com um capítulo único eram Short, mas é, tava enganada. Enfim, muito obrigada pela explicação, agora vou saber direitinho como classificar e desenvolver as histórias! ^-^

3
0
Would love your thoughts, please comment.x