Posted by on 30/08/2016

Como autora eu aprendi aos poucos como colocar a vírgula no lugar certo e quão crucial ela pode ser em um texto. Eu poderia me limitar a copiar e colar as regras de outro site, entretanto, eu não sou professora de português e plágio é crime. Assumindo que vocês tenham um conhecimento prévio de vírgula, vamos a algumas dicas que podem ajudar muito ao escrever e revisar de sua história.

– Vocativo.

Essa é uma dificuldade antiga e infelizmente muitos autores não lembram para quê serve o vocativo. Ele aparece nos diálogos e geralmente no final da frase. O vocativo é o jeito que a pessoa que fala chama a que está conversando e não está sintaticamente ligado ao resto da frase. Ficou confuso? Veja os exemplos.

Exemplo: “Ana, você devia fazer isso.” “Amiga, que absurdo!”

Ana é o vocativo na primeira e deve ter vírgula logo depois do nome; assim como amiga é o vocativo da frase seguinte. Se os mesmos estivessem no final da frase seriam:

“Você devia fazer isso, Ana.” “Que absurdo, amiga!”

Não confunda com o sujeito da frase. Se o substantivo está ligado com um verbo, a vírgula não pode existir. Ex.: “Donna é a que devia fazê-lo.”

Sei que minha explicação ficou bem vaga, por isso indico o site Só Português que explica tudo direitinho.

– Explicação merece um agrado.

Quando há alguma explicação que interrompe a frase a vírgula também atua. Por exemplo:

“Daniel é a cara de seu pai, o meu chefe e vocalista da banda, e se sentia bastante agitado naquela manhã.”

Na oração acima a frase entre vírgulas explica quem é o pai de Daniel e não atingi diretamente o significado do trecho, apenas lhe dá mais informações sobre certo personagem do trama. Nessa situação as vírgulas devem ser colocadas antes e depois da afirmativa.

– A arte de ler.

Há aqueles momentos que não fazemos ideia onde colocar a vírgula e não há regra da Língua Portuguesa que ajude, entretanto, o parágrafo parece grande demais para não haver nenhuma pontuação além do ponto. O que fazer nessas situações?
A antiga técnica que aprendi com minha primeira professora de português foi a de ler em voz alta. Quando lemos em voz alta, automaticamente adicionamos as pontuações necessárias e intervalos entre uma respiração e outra. Para pessoas como eu que odeiam revisar um capítulo inteiro de uma vez (Minha beta que o diga!) dá uma lida em cada parágrafo para adicionar as vírgulas, além de ajudar na pontuação, nos dá uma chance de achar mais facilmente pequenos erros ortográficos que costumam se esconder durante a revisão.

É claro que essa técnica não é 100% eficaz e pode falhar, já que cada pessoa fala de um jeito diferente, entretanto, poderá ser útil em determinadas situações.

Mesmo sendo dicas limitadas, espero ter ajudado as autoras que tem dificuldades com a vírgula. Pesquisar e dá uma estudada para complementar o assunto é uma ótima opção também! Até a próxima.

Coluna por Maraíza.

Gostaria que nossa equipe abordasse algum tema de seu interesse? Envie sua sugestão! Clique aqui.

Posted in: Colunas

Comments

  1. Juu
    24/10/2016

    Leave a Reply

    Melhor coluna ever! Sempre tive muuuitas dificuldades com vírgula! Vou usar essas dicas até no vestibular!
    Arrasou, Maraíza!

  2. Alana
    24/10/2016

    Leave a Reply

    Em minha escola esses dias, o professor de português estava explicando um assunto e escreveu no quadro “Bom dia gente!” como uma frase de exemplo, e quando eu disse a ele que precisava usar virgula, ele negou e respondeu que quando você fala “Bom dia gente” não há pausa alguma. Insisti mais um pouco, mas ele nem deu ouvidos o suficiente e voltou a explicar.
    Agradeço imensamente pela ajuda e vou tratar rapidamente de mostrar a ele essa coluna, haha <3

    • Maraiza
      28/10/2016

      Leave a Reply

      Caraca, que situação! Ahahaaha Mas talvez ele tenha se esquecido desse detalhe, normal. Eu mesmo esqueço sempre. 🙈🙈🙈

  3. Lívia
    17/10/2016

    Leave a Reply

    Meu Deus, que maravilha é essa. Me ajudou bastante
    Eu faço muitos textos e sempre me confundo na hora de colocar a vírgula, mas a partir de hoje…
    Obrigada linda, arrasou.

  4. Lívia
    17/10/2016

    Leave a Reply

    MEU DEUS que maravilha é essa. Sério, me

  5. Samara Carvalho
    17/10/2016

    Leave a Reply

    Ajudou muito sabe? (Sabia não né?) *Risos*
    Então eu nem me lembrava do vocativo, e das virgulas eu sempre tinha alguma duvida, então eu estou praticando bastante este metodo para melhorar muito (Coloca muito nisso).

  6. Paola
    12/10/2016

    Leave a Reply

    AMEI!!! Essa coluna me ajudou muito, já que eu escrevo e tenho dúvidas na hora de colocar, se devo ou não colocar. Muito obrigada, continuem assim!

  7. Maria Paula Midoes
    10/10/2016

    Leave a Reply

    Nossa, amei a coluna♡♡♡
    NÃO DEIXEM ESSA COLUNA MORRER, PELO AMO DE DEUS!!!
    Parabéns, Maraiza, você arrasa sempre

Leave a Reply

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*