Posted by on 02/08/2016

Sabe aquela hora em que você chega no meio da história e pensa: “O que eu faço com tanto personagem agora?” Bem, com elencos maiores, tecer a história de cada um deles pode ser bem complicado, então porque não pensarmos em formas bem mais práticas de contar nossa história?

Primeiro, se você quiser mesmo manter o elenco grande (considero isso mais do que seis personagens) é bom tentar fazê-los parecer mesmo um grupo de amigos, não apenas personagens jogados no meio do texto.

Gosto de lembrar que o ideal é cada personagem ter uma utilidade na história e que é importante ter entre eles uma diferença maior do que só um ou dois traços de personalidade. Se você sentir que tem personagens demais e quer fazê-los parecer realistas, você pode:

• Misturar dois personagens em um só. Veja, pessoas são complexas e nós somos mais do que uma coisa só. Ninguém é só gentil, só egoísta ou só sarcástico. Se dois personagens estão fazendo a mesma coisa, porque não uni-los? De graça, você ganha um novo personagem que vai ser interessante e realista.

• Usar diversos pontos de vista, fazendo todos eles importantes para a história.

• Caso o personagem não possa deixar de existir e você queira evitar cenas desnecessárias, você pode cogitar diminuir a presença desse personagem X ao longo da história, tornando-o um personagem secundário.
Agora, algumas vezes você não pode simplesmente deixar o personagem de lado. Apesar disso, um elenco grande não é algo negativo, mas você precisa criar uma ligação entre o leitor e todos esses personagens. Algumas dicas:

• Para criar uma dinâmica mais legal e uma relação entre as personagens mais interessante, é legal tentar interagir personagens que não são esperados. Exemplo: A e B são inseparáveis, mas o quão interessante seria se, para resolver um problema, A tivesse que trabalhar com C e a personagem B com D?

• Dê um motivo para eles estarem juntos. Talvez B e D tenham medo de filmes de terror e por isso tenham ficado em casa quando os outros foram ao cinema. Ou A e D são vegetarianos e por isso foram juntos a um restaurante enquanto os outros correram para o McDonald’s. Pense nas suas amizades com as pessoas e lembre-se de dar aos personagens coisas para compartilhar, mostrando a ligação entre eles.

• Continue escrevendo. Com o tempo você vai conhecer cada vez melhor os seus personagens até que seu domínio sobre suas personalidades será total!

Bem, essas são umas dicas que eu coloco em prática quando preciso trabalhar com um elenco maior. Se você estiver em dúvida se tem ou não muitos personagens, aconselho pensar em algumas coisas:

• Os sub-plots do elenco juntos já são maiores do que a trama principal.
• Você tem dificuldade em acompanhar o desenvolvimento e a trama dos personagens.
• Você consegue unir dois personagens ou eliminar algum sem perder muito da história.
• Você se sente sem espaço para contar a história de todo mundo.

Pensando nisso, você pode descobrir se realmente precisa de tantos personagens e então, com as dicas que eu dei acima, trabalhar na melhor forma de adaptar suas ideias à realidade da sua história. Não se esqueça de sempre colocar em primeiro lugar a individualidade das personagens e que o equilíbrio e a paixão pelo que você faz são a chave de tudo!

Coluna por Gabi

Posted in: Colunas

Comments

  1. Luíza Bastos
    15/10/2016

    Leave a Reply

    Essa coluna ficou no ponto certo, perfeita. Pois algo que eu mais gostaria de lembrar às autoras é que sempre se pode unir 2 ou 3 personagens em um só, porque do contrário fica parecendo novela da Globo, uma é só boazinha, outro gosta de ajudar todo mundo, outra é só invejosa, outro é só estressadinho, e ninguém é nada além de um estereótipo. Então é o caso de juntar uns e eliminar outros personagens, porque muitas vezes a autora só pôs o/a personagem ali para preencher um espaço (que nem cabia) e acaba saturando, porque você se esquece quem é fulano(a) e tem que voltar alguns capítulos pra lembrar que é colega do vizinho da avó, mas que surgiu do nada e não tem destino na fic.
    Muito boa a coluna, de verdade! Adoro a parte de construção de personagens, é uma das melhores para mim. ^-^

  2. Maraíza
    11/10/2016

    Leave a Reply

    Minha fanfic tem 10 personagens ~principais~, então, imagina o quanto essa coluna me ajudou? Muito obrigada pelas dicas e parabéns pela coluna! Ficou demais!

Leave a Reply

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*