Home

Atualizações
Colunas
Críticas

Projetos

Adote Uma Ideia
Leitor Criativo
Quiz Criativo
Songfics

Informativo

Destaques
Vagas abertas
Torne-se VIP

VOCÊ SABIA? As atualizações são anunciadas diariamente pelo nosso twitter. Siga o perfil para saber quais histórias foram atualizadas!

⥃ CONFIRA ATUALIZAÇÕES PASSADAS

Histórias Vip
  1. Garota S, por Natashia Kitamura
    | Outros, Restritas, Finalizada
  2. 7 Heavens, por Betiza
    | K-pop, BTS, Restrita, Andamento
  3. Ghost Feelings, por Sial
    | K-pop, BTS, Andamento
  4. Desapaixonar, por Betiza
    | Atores, Adam Dimarco, Restrita, Andamento
  5. Prada, Vogue e a Torre N, por M-Hobi
    | K-Pop, NCT, Andamento

Descrição x Diálogo
|| terça-feira 26 de julho de 2016 às 18:43 - Comentários
|| Arquivado em: Colunas

Para mim escrever é como um esporte. Infelizmente, ele não emagrece, mas é necessário concentração e total atenção durante a sua prática, assim como habilidade. Vamos aprendendo as técnicas aos poucos – tanto sozinho como com ajuda externa. Há sempre um esquema e a forma tática que você quer usar em cada capítulo: não importa se usa roteiro ou não, o autor sempre tem na cabeça como deseja começar ou terminar cada parte da sua história. Entretanto, o que fazer quando nesse jogo há dois competidores que deveriam estar unidos e não disputando?

Estou falando do Diálogo e a Descrição, senhoras e senhores, um dos campos minados mais perigosos que o joguinho do Windows, entretanto, tão fácil de estourar uma bomba quanto.

Está bem, acho que esgotei minha cota de metáforas por hoje. Vamos logo ao que interessa?

Vale a pena descrever?

Uma das escolhas que podem decidir a fluidez de um texto é se devemos ou não descrever determinados lugares ou pessoas. Por exemplo: uma secretária que aparece na história uma vez apenas. Uma simples menção da cor de seus cabelos, de sua postura e expressão ou/e a cor dos olhos pode satisfazer o leitor. Para quê se esforçar tanto para mostrar algo que não terá muito peso na história?

Diálogos não são auto suficientes.

Diálogo serve apenas para mostrar uma troca de informações entre dois personagens, mas não explica mudança de cenário ou expressão de uma pessoa diante as notícias expostas. Ler algo que falta diversas vezes de explicar o que está acontecendo ao redor é desconfortável e às vezes penoso.

Descrições que substituem diálogos.

Por vezes uma “descrição” pode substituir um diálogo desnecessário. “Ele despediu-se.” pode substituir “ – Tchau! – Ele disse.” Entretanto, não é regra. É apenas uma dica para quando você achar que há travessões demais em sua história.

Diálogos que substituem descrições.

Da mesma forma acontece com as descrições. Se a situação foi toda explicada em um diálogo não há necessidade de ser reforçado na descrição que o personagem narrador está fazendo. Não faça sua história ser demasiadamente repetitiva.

No entanto eis a maior dica que deixo: atenção, dedicação e treino. Mantenha sempre a atenção para não errar em coisas bobas, dedicação para ler a fim de melhorar a escrita e, é claro, treino. Aliás, descrição e diálogo não devem ser inimigos e sim aliados; nenhum deles pode cobrir o outro, afinal, como diz minha mãe, tudo de mais não presta.

Coluna por Maraíza Santos





0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
0
Would love your thoughts, please comment.x