Plastic {Outros, Finalizada}

jan. 29, 2018 by

Plastic, por Magic {Outros, Finalizada}

Nota: (3 / 5)

RAZÕES PARA LER: A sinopse é bem curtinha, composta de apenas uma frase, mas que cumpre seu papel e nos faz a introdução da história.
Plastic é uma história curtinha, de leitura rápida e fluida, não tem muito a apresentar, mas acaba cumprindo seu papel com o que nos traz. São poucas perguntas interativas, que não cansam e nem nos dá trabalho em responder.
Os personagens principais (mãe e filha) são o suficientemente construídos para o que a história pede e não vi a necessidade de aprofundamento destes.
A gramática da autora é muito boa e não encontrei nenhum erro que chamasse a atenção.

O QUE PODE MELHORAR: O tema que a autora trata é legal e poderia ser uma história 5 estremas se fosse mais desenvolvido e não ficasse só no que a música da songfic traz e, apesar de ser uma shortfic, daria para ser menos superficial.
Em alguns momentos as falas ficaram misturadas com a narração e achei um pouco confuso, seria mais legal se pontuasse mais o que é o quê.
Não é um ponto tão critico, mas as cenas mudavam muito rápido de um acontecimento para o outro, o que deu a impressão de uma história cheia de flashes que não conseguimos nos situar em nenhum deles. Se você gosta desse estilo de cena, autora, acho que funcionam melhor se forem um pouco mais elaboradas!
Não contei na nota, mas acho importante citar para autora conversar com a beta para ser arrumado: no último parágrafo, não foi colocado a interatividade no que acredito ser o nome da personagem com que a autora escreveu – Megan. É bom corrigir porque rola uma confusão quando chegamos a esse parágrafo por conta do nome.

DICA: Magic, achei muito legal o tema que você trabalhou e se fosse uma história um pouquinho mais elaborada, ficaria show! Por isso não tenha medo de colocar um pouco mais de descrição na história e não se atrelar tanto a música. Ela pode (e deve!) servir de base para a sua ideia, mas lembre-se de expandir um pouco o que você está passando para os leitores, tenho certeza que eles vão gostar bastante, você tem muito potencial!

SUGESTÃO DE COLUNA: Não conte, Mostre!
Caramba, Isso Daria Uma Ótima História
Descrição x Diálogo

– Crítica por: Tina H.

O site possui a permissão do autor em elaborar postar todas as críticas divulgadas em nosso domínio.
Leia outras críticas aqui.

Secret Potion {Little Mix, Não-Interativa, Finalizada}

jan. 26, 2018 by

Secret Potion, por Gabriela D. P. {Little Mix, Não-Interativa, Finalizada}

Nota: (3,5 / 5)

ESTA CRÍTICA CONTÉM SPOILER!

RAZÕES PARA LER: Secret Potion é uma história interessante, além de ser uma representação perfeita da música que serviu de inspiração. Gostei bastante da forma que o tema da canção foi apresentado, a magia ligada à hereditariedade. Em poucas palavras, foi uma narrativa extremamente divertida de ler, que aborda diversos clichês diferentes de uma forma cômica e envolvente.

O QUE PODE MELHORAR: Pude perceber alguns erros bem comuns como o uso inadequado da vírgula e a repetição/omissão de palavras, que deixou algumas frases um pouco incoerentes. Em relação ao enredo, acredito que foram deixadas inúmeras lacunas. Muita coisa acontece em um curto período de tempo, prejudicando a continuidade da história, além da falta de esclarecimentos que expliquem as ações improváveis da protagonista (também vale mencionar o repetino desaparecimento de Nicole). A sinopse também deixou a desejar, uma vez que ela apresenta um plot twist que ocorreu somente ao final da história, de forma muito rápida.

MENSAGEM: Gabriela, invista nessa história! Achei o enredo interessantíssimo e gostaria muito de ver uma continuação. Apenas trabalhe um pouco mais na parte gramatical e no preenchimento dos furos na narrativa que com certeza teremos um ótimo resultado!

SUGESTÃO DE COLUNA: Dicas de Ortografia – A vírgula de cada dia
Não conte, Mostre!
Plot Twist 101
Descrição x Diálogo

– Crítica por: Sofia C.

O site possui a permissão do autor em elaborar postar todas as críticas divulgadas em nosso domínio.
Leia outras críticas aqui.

Minha Musa {Original, Restrita, Finalizada}

jan. 22, 2018 by

Minha Musa, por Sâmela Ferpisou {Original, Restrita, Finalizada}

Nota: (4,9 / 5)

RAZÕES PARA LER: A construção da sinopse da história está excelente, achei que ficou bem parecida com sinopse de livros, ao mesmo tempo em que instiga a curiosidade sobre a história no leitor, assim como uma boa sinopse deve fazer.
Desde o começo da trama até seu fim a autora investe bastante na identificação dos personagens por parte do leitor, o que dá super certo, afinal quem nunca passou por uma decepção amorosa na vida, né? Quem nunca teve seu crush? Quem nunca sentiu medo de se envolver? Os sentimentos colocados na história são reais e isso contribui muito com Minha Musa.
No começo, achei a escrita bem humorada e com umas tiradas muito boas, mas no decorrer dos capítulos ela toma uma proporção mais séria, o que não é mau, acaba sendo o que a história pede, então considero como mais um ponto positivo!
Outra coisa que gostaria de listar aqui é que a autora trabalha o relacionamento entre os principais e não achei que ficou uma coisa apressada ou forçada em nenhum momento. A história em si é grande, mas senti que se não fosse para o Projeto Songfics, ela poderia ser facilmente transformada em uma Longfic de vários capítulos! A autora fez um ótimo trabalho ao deixar a história mais enxuta e não senti nada faltando ou lacunas na trama, mas leria sobre o relacionamento entre os principais por vários capítulos se fosse o caso.
As cenas são muito bem escritas e detalhadas na medida em que gosto, sem pesar a mão. Também adorei como a autora encaixa a música inspiração da história em alguns momentos e depois como podemos reconhecê-la com sutileza na construção da trama em sua totalidade.
As lições e pensamentos sobre o amor e a vida que estão ao longo da história são muito pertinentes e ainda nos deixa com aquele sentimento de “poxa, é mesmo!” que nos é familiar em grandes obras literárias ou cinematográficas.
A última razão para ler que deixo aqui é que o personagem principal é a personificação da fofura e estou apaixonada por ele! Ahahahahah

O QUE PODE MELHORAR: Fora uns errinhos de gramática aqui e ali beeem às vezes e do tipo que pode ser facilmente corrigido com uma revisãozinha mais atenta, não encontrei nada que poderia ser colocado aqui.

MENSAGEM: Sâmela, conheço seu trabalho não é de hoje e posso afirmar que você tem muuuito talento, mas ainda conseguiu me surpreender com Minha Musa! A história tem uma delicadeza particular e é leve, mesmo que seja sobre um tema pesado. Amei ter lido essa história e você está de parabéns. Pode ter certeza que não vejo a hora de ler mais trabalhos seus!

SUGESTÃO DE COLUNA: N/A

– Crítica por: Tina H.

O site possui a permissão do autor em elaborar postar todas as críticas divulgadas em nosso domínio.
Leia outras críticas aqui.